sábado, 19 de janeiro de 2013

Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado


O instinto assassino do capitalismo

Dois textos publicados recentemente página da Carta Maior mostram como o capitalismo pode ser cruel. "Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado!", de Eric Toussaint, desmente a ideia de que as dívidas que vêm quebrando países da Europa são públicas:

A dívida bruta dos Estados da zona do euro representava 86% do PIB dos 17 países em 2011. A dívida pública grega representava 162% do PIB grego em 2011. Por seu turno, as dívidas do setor financeiro representam 311% do PIB, ou seja, o dobro. A dívida pública espanhola atingiu 62% do PIB em 2011. No entanto, as dívidas do setor financeiro atingiram 203%, ou seja, o triplo da dívida pública.

Mesmo assim, todos os pacotes de ajuda usando dinheiro público beneficiaram bancos privados endividados.

Enquanto isso, o título da reportagem de Naira Hofmeister fala por si só: “Bancos desalojam 500 famílias espanholas por dia”. Segundo Naira, a “previsão das associações de consumidores é de que até o final de 2012 o número total de desalojamentos forçados ultrapasse os 100 mil”.

É pior do que parece. Por causa da crise, os imóveis ficam vazios, mas os despejados continuam endividados. “Os débitos variam entre 150 e 300 mil euros”, diz a reportagem. O resultado foi um aumento nos suicídios: “Em 40 dias, quatro pessoas”.

Na grande crise de 1929, ficaram famosos os suicídios de empresários e banqueiros falidos. Hoje, ganharam uma bilionária rede de proteção dos governos. Tal como eles, o capitalismo não cometerá suicídio. Cabe aos explorados e oprimidos voltar contra o sistema seu próprio instinto assassino. Manifestações e Greve Geral neles!

Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado

O Banco Central Europeu e a Reserva Federal norte-americana se puseram ao serviço dos grandes bancos privados e não do interesse da população dos países. Quando os bancos foram confrontados com a ameaça de não conseguirem pagar as dívidas, o BCE recomeçou a comprar, em grandes quantidades, títulos de dívida pública grega, portuguesa, irlandesa, italiana e espanhola, para dar liquidez aos bancos. 

Por Eric Toussaint

Carta Maior - Economia - Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado
www.cartamaior.com.br
Este segundo artigo desta série mostra como o Banco Central Europeu e a Reserva Federal norte-americana se puseram ao serviço dos grandes bancos privados e não do interesse da população dos países. Os bancos foram confrontados com a ameaça de não conseguirem pagar as dívidas. Foi então que o BCE rec...

2007-2012: seis anos que abalaram os bancos
O cenário repetiu-se pelo menos trinta vezes na Europa e nos EUA desde 2008: os poderes públicos estiveram sempre (e sistematicamente) ao serviço dos bancos privados, financiando o seu resgate através do endividamento público. Contrariamente ao discurso dominante, a principal ameaça para os bancos não é a suspensão do pagamento da dívida de Estados. Desde 2007, nenhuma das falências bancárias foi causada por essa falta de pagamento. Primeira parte do artigo "Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado!", de Eric Toussaint.
Eric Toussaint - CADTM

Para saber mais:

DOMINGO, 17 DE ABRIL DE 2011
Capitalismo Parasitário - Definição e Estratégias

DOMINGO, 17 DE ABRIL DE 2011
Capitalismo Parasitário - transformar uma enorme maioria de homens, mulheres, velhos e jovens numa RAÇA DEVEDORES

QUINTA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO DE 2011
[SINAPSES] A Jogada do Século - The Big Short - Michael Lewis - descreve a combinação de ganância, falta de ética e incompetência que esteve na origem da maior crise económica e financeira desde a Grande Depressão dos anos 30

QUINTA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO DE 2011
Crash - Uma Breve História da Economia - Da Grécia Antiga ao Século XXI - Como o dinheiro, a falta de dinheiro, a insanidade e a safadeza construíram o mundo mais próspero de todos os tempos. E muito mais, como você nunca leu.

DOMINGO, 4 DE DEZEMBRO DE 2011
[SINAPSES] Bumerangue: aventuras no novo terceiro mundo - Islândia, Grécia, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos: Como cada país enlouqueceu, de uma forma diferente, ao ficar em uma sala escura com uma montanha de dinheiro....

DOMINGO, 22 DE JANEIRO DE 2012
[SINAPSES] Como a Economia Cresce e Por Que Ela Quebra - 2011: uma parábola (ilha com 3 pescadores) que explica, em linguagem simples, a ilusão que acometeu sociedades humanas sobre demanda, produção, poupança, juros e preços




Nenhum comentário:

Postar um comentário