quarta-feira, 6 de março de 2013

Venezuela - Morre Hugo Chávez - Fim de que ciclo?

Concordo com esta colocação do Augusto de Franco, no seu perfil do Facebook: "Faleceu. Devemos sentir qualquer morte de um ser humano como uma perda para a humanidade, seja ele quem for."

Mas muito me contrariou as manifestações de ALEGRIA pela morte de Chavez, no Facebook. E o desejo de que outros o sigam logo. Para mim é o exemplo da falência do DIÁLOGO, que, creio, é a principal base da DEMOCRACIA.

Quando precisamos destruir nossos interlocutores (física ou intelectualmente), demonstramos nossa incapacidade de encontrar a síntese, a alternativa mais rica que supere nossas parcialidades de visões - fonte dos conflitos. 



Diz a velha máxima que tudo na vida tem dois caminhos. Já Stephen R. Covey – célebre autor de ‘Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes’, entre outros Best-sellers – afirma que existe um terceiro. E é nele que reside o segredo do sucesso.Em outras palavras, entre a sua vontade e a dos outros, há a sinergia de interesses que [encanta a todos os interlocutores]. “A 3ª Alternativa - Resolvendo Os Problemas Mais Difíceis da Vida”. Esta, afirma Covey, é a melhor forma de solucionar conflitos. Seja você uma crianças de 10 anos ou um poderoso chefe de estado.


http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4269238/a-3-alternativa-resolvendo-os-problemas-mais-dificeis-da-vida



Chavez, em minha opinião, foi o fruto colhido da plantação de décadas de uma 'elite' venezuelana que sempre se sentiu mais confortável na Europa e em Miami do que em Caracas - e menos ainda nas periferias e no interior da Venezuela.

Esta 'elite' elegante, intelectualizada, globalizada usou seu Poder Econômico e de Comunicação para MANIPULAR a 'democracia venezuelana' por décadas, visando apenas seus interesses econômicos. Cegos para o poder da solidariedade e justiça social.

 Muito similar a uma 'elite' que vocifera contra o Bolsa Família no Brasil. Mas sempre que pode, se beneficia das Bolsas BNDES, Miami (manipulação dólar para 'Classe Média'), SELIC, Reservas de Mercados, muito mais caras para o Orçamento da União e muito maiores fontes de Corrupção.

Muito similar também a uma 'elite' financeira que CONSTRUIU a Crise Global (2008-?) levando grandes parcelas das populações do '1o. Mundo' a regredir a condições do '3o. Mundo''

Sou grato - muito - ao Cosmos, à Vida, por termos conhecido a ação de pessoas, no Brasil, que nos mostraram a grande eficácia - inclusive econômica - da Justiça Social e da Solidariedade:

Zilda Arns - Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa 

Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, (Bocaiúva, 3 de novembro de 1935 — Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1997) foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. 

Estes exemplos, dentre tantos outros neste imenso Brasil, nos salvaram de 'colher um Chavez' por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário