domingo, 18 de janeiro de 2015

3 questões que possivelmente sintetizam a fragilidade da Economia de Mercado Capitalista, e que impossibilitariam este modelo de prosseguir indefinidamente. Você concorda com elas?


 [Clique na imagem para ampliá-la]

Três Questões: O que você propõe?

[Neste vídeo] Peter Joseph apresenta três questões que possivelmente representam a  fragilidade da Economia de Mercado Capitalista, e que impossibilitariam este modelo de prosseguir indefinidamente. Você concorda com elas? Se discorda, responda com outra solução ou argumento (após ter visto todo o vídeo e consultado as referências).
Este exercício de pensamento é destinado tanto para o cidadão comum, preocupado com os problemas globais como para aqueles que ainda estão confusos sobre ou mesmo em oposição ao Movimento Zeitgeist.
Vou colocar três questões básicas aqui [no vídeo e transcrição as respostas e referências de Peter Joseph]. Se você discordar de minhas respostas ou talvez até mesmo da própria premissa das questões, encorajo-o a responder com outra solução ou argumento.  Se optar por fazer isso, certifique-se de ter visto as fontes listadas aqui e mantenha o foco. De novo: isto é sobre as três perguntas, apenas.
(1) Dado que a economia de mercado requer consumo a fim de manter demanda para emprego humano e promover crescimento econômico, existe um incentivo estrutural para reduzir o uso de recursos, a perda de biodiversidade, a emissão global de poluição e contribuir para a crescente necessidade de melhorar a sustentabilidade ecológica no mundo atualmente?
(2) Em um sistema econômico em que as empresas procuram limitar seus custos de produção a fim de maximizar lucros e permanecer competitivas contra outros produtoresqual é o incentivo estrutural existentepara manter os seres humanos empregados, no despertar de uma condição tecnológica emergente, onde a maioria dos trabalhos podem ser realizados de forma mais barata e eficaz através da automação?
(3) Em um sistema econômico que, inerentementegera estratificação de classes e a desigualdade em geral, como os efeitos da “violência estrutural” (um fenômeno, observado por pesquisadores de saúde pública, que mata mais de 18 milhões por ano, gerando uma vasta gama de malefícios tanto sistêmicos, como distúrbios comportamentais, emocionais e físicospodem ser minimizados ou até mesmo removidos?
Veja a seguir o vídeo e a transcrição do mesmo:


 E, a propósito, se você é uma daquelas pessoas que diz que não temos um livre mercado hoje, que temos coerção estatal e capitalismo de compadrio, por favor, assista a minha palestra “Origens e Adaptações Parte II” da Universidade de Toronto, 2014, assim como a minha Palestra em Berlim “Cálculo Econômico em uma LN/EBR” em 2013 onde eu contesto esse absurdo especificamente. Temos apenas um livre mercado puro, no sentido exato desses termos ou seja, a liberdade de concorrência e restrição da liberdade dos outros, no processo.
[LN/EBR = Leis Naturais / Economia Baseada em Recursos]

Um comentário:

  1. Claudio. Você questiona os conflitos estruturais do plano do vir a ser (mundo visível de Platão) identificando seus efeitos nefastos sobre a população, tomando como referência valores que pertencem a um âmbito superior (ao vir a ser).Não cabe, portanto, pedir soluções no plano do vir a ser.

    ResponderExcluir