segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

GM: gasolina => elétricos autônomos Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) Era Abundância: TRANSIÇÃO com ou sem "Idade Média"?

Imagens em detalhes (Clique para ampliar):







  


GM vai cancelar modelos e cortar produção e empregos na América do Norte

DETROIT/WASHINGTON (Reuters) - A General Motors anunciou nesta segunda-feira que vai cortar a produção de modelos com vendas fracas e demitir pessoal na América do Norte, diante de um mercado estagnado para sedãs movidos a gasolina, em uma reestruturação que vai levar mais investimento para veículos elétricos e autônomos.

O anúncio marca a maior reestruturação da maior montadora de veículos da América do Norte desde que foi resgatada pelo governo dos Estados Unidos uma década atrás.

O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou os riscos políticos que a GM enfrenta, ao exigir que a montadora encontre um novo veículo para construir em Ohio e revelar que disse à presidente-executiva da GM, Mary Barra, estar insatisfeito com a decisão da montadora de cortar a produção numa fábrica em Ohio. Ohio será um Estado-chave na campanha presidencial de 2020.

"Nós não gostamos", disse Trump. "Este país fez muito pela General Motors, é melhor voltarem para lá." 

["É a economia, estupido." vale mais do que nunca...]

Fábricas norte-americanas sinalizaram possível cortes de quase 15 mil empregos se necessário para se manterem fortes à medida que investem em novas tecnologias e novos negócios, como os serviços de robô-táxi.

[Retaliação: tarifas aço importado?]

As pressões de custo sobre a GM e outras montadoras aumentaram. A companhia disse que as tarifas sobre o aço importado, impostas no começo do ano pelo governo Trump, custaram 1 bilhão de dólares.

As ações da GM provocaram a ira de figuras políticas de ambos os lados da fronteira entre EUA e Canadá, e dos principais sindicatos norte-americanos.
(...)
A GM planeja interromper a produção no próximo ano em três fábricas: a de carros de passeio em Ohio; o complexo Detroit-Hamtramck em Detroit; e o complexo de montagem de Oshawa, Ontário, perto de Toronto.

Também vai parar vários modelos montados nessas fábricas, incluindo o Chevrolet Cruze, o híbrido Chevrolet Volt, o Cadillac CT6 e o Buick LaCrosse. 

O carro compacto Cruze será descontinuado no mercado dos EUA em 2019.

As fábricas em Baltimore, Maryland, e a de Michigan correm risco de fechamento. 

A empresa disse que também fechará duas fábricas fora da América do Norte, mas não detalhou.
(...)

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Vida Digital CBN - Pedro Doria
Carros autônomos do Google vão entrar em operação nos EUA

O serviço vai funcionar como um aplicativo de carona, e vai entrar em operação até o final do ano na cidade de Phoenix, no Arizona. A empresa Waymo, do Google, vai contar com 100% de carros plenamente autônomos, ou seja, sem motorista. Alguns modelos de veículos vão contar com 'chaperones', pessoas que ficarão de frente para o volante e poderão assumir em caso de emergência. A ideia também é deixar os usuários mais confortáveis em ocupar o veículo.

DURAÇÃO: 00:08:52

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ford monta um novo de negócio de carros autônomos em Miami

A empreitada, embora ainda pequena, é uma abordagem única da empresa na corrida dos carros autônomos e tem expectativa de lançamento para 2021


- - - - - - - - - - - - - - - - - -
PARECE QUE ADIANTAREMOS (antes de 2030...)

DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba
A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.

==>>> Infográficos e Legenda, Português, do vídeo 

#CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica


 - - - - - - - - - - - - - - - - - -  
Elon Musk: +20anos   TerCarro = TerCavalos
Elon Musk: "Em 20 anos, andar de automóvel será tão antiquado como ir ao trabalho à cavalo"


- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) 

___________________
Era Abundância: TRANSIÇÃO com ou sem "Idade Média"?

A Implosão da Excessiva Concentração de Poder e Riquezas [1]  da Última Fase da Era Industrial (PAX Industrial):

- provocará Conflitos, Inseguranças e Sofrimentos similares à Transição da Era Agrícola para a Abundância (relativa) da era Industrial?       

OU

- aprenderemos a lição (aquela que "sabemos de cor, só nos resta aprender") e Construiremos - com Empatia e Racionalidade - uma Transição com Minimização de Conflitos, Inseguranças e Sofrimentos?

10 comentários:

  1. STARTUPS QUE FARÃO VOCÊ DESISTIR TER UM CARRO
    Cada vez mais pessoas consideram usar serviços, que normalmente funcionam a partir de um smartphone, ao invés de ter um carro próprio
    Por Karin Salomão access_time 2 dez 2018, 06h00

    O setor da mobilidade urbana está mudando rapidamente em várias frentes, com bicicletas e patinetes compartilhados, aplicativos de carona e que conectam motoristas e usuários. Os carros passam a maior parte do tempo parados na garagem e seguro e manutenção custam caro

    Cada vez pessoas mais consideram usar outros tipos de serviços, que normalmente funcionam a partir de um smartphone. As transformações, que confrontam o modelo tradicional de possuir um carro, ameaçam companhias gigantes e multinacionais, como montadoras e locadoras de veículos.

    “A verdade é que a tendência de carros compartilhados está aqui para ficar e, combinada com outras tendências, como carros elétricos, autônomos e conectividade crescente, estão ajudando a transformar a indústria automotiva”, escreveu o Itaú BBA em relatório sobre o assunto.

    O mercado brasileiro *ainda* é pequeno em comparação aos mais desenvolvidos. Há mais de 7 milhões de usuários de carros compartilhados pelo mundo, enquanto no Brasil apenas 87 mil usuários usam os serviços, apenas 1,2% do total, segundo relatório do banco. (...)

    https://exame.abril.com.br/pme/as-startups-que-vao-fazer-voce-desistir-de-ter-o-seu-carro/

    ResponderExcluir
  2. AUDI VAI INVESTIR 14 BILHÕES DE EUROS EM CARROS ELÉTRICOS E AUTÔNOMOS
    Montante será alocado até 2023. Plano da montadora é investir um total de 40 bilhões de euros nos próximos anos.
    (...)
    "Esta rodada de planejamento traz uma mensagem clara: estamos assumindo uma abordagem muito sistemática sobre mobilidade elétrica e vamos nos focar nisso muito mais no futuro", disse o presidente interino do conselho de administração da Audi, Bram Schot.

    "Estamos consistentemente priorizando nossos recursos para produtos e serviços orientados ao futuro que sejam altamente atrativos e relevantes para o mercado."

    https://g1.globo.com/carros/noticia/2018/12/04/audi-vai-investir-14-bilhoes-de-euros-em-carros-eletricos-e-autonomos.ghtml

    ResponderExcluir
  3. CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS DA VW ENTRARÃO NO LUGAR DOS [A COMBUSTÃO], EM 2026
    Além da Volvo, agora a maior marca alemã, junto com Audi e Porsche, desenvolvem novas baterias, plataformas e sistemas que visam eficiência

    Constantemente o setor automotivo passa por reformulações, entre elas, a substituição dos motores a combustão pelos elétricos. E agora surge a notícia de que o chefe de estratégia da Volkswagen, Michael Jost, afirmou à agência Reuters que a principal marca alemã vai desenvolver a sua última geração de veículos não eletrificados.

    Ou seja, a partir de 2026, somente carros elétricos e híbridos sairão das fábricas da matriz. No Brasil, não deveremos esperar que isso aconteça já na próxima década.

    ResponderExcluir
  4. #Nissan2019 #elétricos
    Nissan e Infiniti estão se programando para revelar em janeiro, durante o Salão de Detroit, uma nova geração de veículos elétricos. Detalhes sobre a apresentação ainda estão bem guardados, mas tudo indica que ambas as marcas apostarão na estreia de sistemas de propulsão mais modernos e capazes que os empregados hoje em carros como o Leaf, por exemplo. Há chances ainda de serem mostrados inéditos conceitos, com a expectativa de que seja criada uma verdadeira família de carros elétricos aos moldes do que a Volkswagen pretende fazer com a linha I.D.

    Fontes ligadas à marca adiantam ainda que o grande destaque será a estreia de uma nova geração de baterias. Os componentes serão mais finos, ocuparão menos espaço e, de quebra, ainda serão consideravelmente mais eficientes. Novidades no quesito design também devem ser reveladas, certamente no sentido de uma nova linguagem visual.

    A Nissan é uma das fabricantes mais adiantadas do mercado no segmento de elétricos, tendo o Leaf como veículo de propulsão elétrica mais vendido do mundo.

    Fonte: Autoblog
    Motor1.com Brasil: Nissan apresentará nova geração de carros elétricos em Detroit.

    https://motor1.uol.com.br/news/290324/nissan-nova-geracao-eletricos/

    ResponderExcluir
  5. *Resumo do livro:* (Youtube)

    *** Legenda em Português do vídeo Tony Seba: Clean Disruption - Energy & Transportation (‎28‎ de ‎janeiro‎ de ‎2018, ‏‎19:10:14
    (+++ na última imagem: como ++assistir++ com a legenda e ++colaborar++ para sua aprovação))

    #CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica

    DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.

    ==>>> Infográficos e Legenda, Português, do vídeo

    #CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica

    https://reflexeseconmicas.blogspot.com/2018/11/disrupcao-limpa-de-energia-e-transporte.html

    *Elon Musk: +20anos TerCarro=TerCavalos*
    Elon Musk: "Em 20 anos, andar de automóvel será tão antiquado como ir ao trabalho à cavalo"

    http://www.entornode.com/neo/232/30/

    ResponderExcluir
  6. #Toyota=hashtag#elétrico+hashtag#hidrogênio
    Encontrar alternativas sustentáveis para reduzir ao máximo o uso de combustíveis fósseis é uma necessidade rumo a um futuro mais ecológico. No setor automobilístico, algumas fabricantes importantes se destacam por inovar em tecnologias ligadas ao uso de energia elétrica, como é caso da Tesla, BMW e Nissan. Entretanto, a Toyota está investindo em um sistema diferente daquele usado por essas empresas. Exemplo disso, é o seu atual Toyota Mirai, um sedã elétrico movido a células de hidrogênio. (...)
    Uma das principais vantagens desse sistema é que o abastecimento leva apenas 5 minutos. No caso de automóveis elétricos, esse tempo ultrapassa os 30 minutos. Com capacidade máxima cheia — de 4,5 quilos de hidrogênio —, o Mirai consegue rodar até 500 quilômetros.
    (...)
    TecMundo: Toyota Mirai: conheça o carro elétrico movido a células de hidrogênio.

    https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/137124-toyota-mirai-conheca-carro-eletrico-movido-celulas-hidrogenio.htm

    VER TAMBÉM:
    domingo, 25 de março de 2012
    Diagrama / Excertos de idéias (2003) - Rifkin, Jeremy - A Economia do Hidrogênio - A Criação do Web Energética em Escala Mundial e a Redistribuição do Poder na Terra

    http://reflexeseconmicas.blogspot.com/2012/03/diagrama-excertos-de-ideias-2003-rifkin.html?m=1

    ResponderExcluir
  7. #Carros #Autônomos Status:

    Expansão do investimento em veículos autônomos está cada vez mais global
    O mercado automobilístico enfrenta um panorama distinto nas últimas décadas: como se reinventar para continuar viável. Com empresas somando esforços ou sendo compradas por concorrentes, a dinâmica do setor se torna cada vez mais selvagem. Nesse ponto, um dos principais investimentos das áreas de pesquisa tem sido no setor de veículos autônomos, com destaque para o continente europeu e os Estados Unidos.

    Surge então o questionamento de quanto tempo levará para que seja implementado, em um país tão apaixonado pela direção quanto a terra do Tio Sam, um sistema funcional e ao mesmo tempo fonte de inovação, conforto e, principalmente, economia. Com a possibilidade de eliminar o fator humano da direção, diversas empresas poderão maximizar seu lucro e, de quebra, reduzir os acidentes causados por erros humanos.

    A China obviamente entrou nessa briga e já anunciou que até 2030 pelo menos 10% da sua frota será automatizada. Em 2018, estima-se que 200 milhões de veículos circulem no país oriental.

    Como esse futuro pode estar cada vez mais próximo, alguns testes serão realizados pelos estadunidenses já em 2019 no estado do Arizona, onde 500 famílias foram cadastradas para um programa piloto de veículos autônomos.

    Segundo o consultor da empresa Silicon Valley Mobility, Sven Beiker, 24 cidades dos Estados Unidos possuem modelos piloto de veículos que não precisam de motoristas para serem guiados. Número bem expressivo, se analisarmos que atualmente na China apenas 4 cidades contam com algum teste nesse sentido e o total mundial de métropoles com esses projetos é de 49.

    O principal limitador dessas novas tecnologias tem sido o custo envolvido nos projetos, segundo os levantamentos realizados no setor. Apesar do aumento de recursos, eles ainda são limitados, o que dificulta o desenvolvimento acelerado das tecnologias. Esses e outros indícios, como a entrada de veículos elétricos de vez nas concessionárias, apontam mais uma onda de fortes mudanças para o mercado que deve ficar ainda mais acirrado nas próximas décadas.

    FONTE(S)QUARTZ NEWSGUARDS

    https://www.tecmundo.com.br/mercado/137072-expansao-investimento-veiculos-autonomos-cada-vez-global.htm

    LEMBRO QUE:
    (1) Carro é um Ativo / Bem utilizado 5% do tempo - nos 95% restantes está ocupando espaço, estacionado (garagens, ruas, etc.)

    (2) Carros Autônomos (com ou sem motoristas e acionados por Apps (celulares)) e Elétricos seriam compartilhados por até 10 atuais motoristas, otimizando:
    - custo de posse (compra e manutenção) substituído por acesso
    - espaço de rodagem ( principalmente em grandes centros - alto custo para fazer / manter vias)
    - espaço de estacionamento ( principalmente em grandes centros - tenderia a ZERO - liberando espaços, de alto valor, hoje dedicados à estacionamentos, em residências, áreas comerciais, ruas, etc)

    Grandes Reduções / Eliminação de congestionamentos:
    - Redução de Tempo de Deslocamentos

    Se sem motorista:
    - Ganho do tempo de deslocamento para exercer outras atividades. Por exemplo: usar E-Mail, WhatsApp, etc. sem riscos😉...

    "É a economia, estúpido" -> sempre vence.

    ResponderExcluir
  8. #Carro #Autônomo #Bosch
    A Bosch revelará no Consumer Eletronics Show (CES) 2019, que será celebrado em Las Vegas entre 8 e 11 de janeiro, um ‘shuttle’ autônomo.

    Para o fabricante alemão de componentes automobilísticos é um passo em frente na condução autônoma, sintetizado em um veículo elétrico que, nas palavras da empresa alemã, “oferece um pacote único de ‘hardware’, ‘software’ e serviços de mobilidade para o futuro.”

    http://www.verdesobrerodas.com.br/2018/12/bosch-revelara-veiculo-eletrico-e.html

    ResponderExcluir
  9. Renault Zoe 15 min a R$ 6
    "Renault lança o uso compartilhado do elétrico Zoe; 15 minutos a R$ 6"

    https://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/renault-zoe-uso-compartilhado-do-eletrico/

    ResponderExcluir