quarta-feira, 28 de março de 2018

Morte do dólar americano? China lança petro-yuan para desafiar o domínio do dólar





Morte do dólar americano? China lança petro-yuan para desafiar o domínio do dólar
Publicado: 26 de março de 2018 09:32


TRADUÇÃO DE:
Death of US dollar? China launches petro-yuan to challenge greenback’s dominance

https://www.rt.com/business/422314-petro-yuan-futures-dollar-death/


Os futuros de petróleo bruto altamente esperados, com garantia do yuan, foram lançados em Xangai. A China é o maior consumidor de petróleo do mundo, com os olhos nos benchmarks rivais Brent e WTI, além da moeda norte-americana.

A negociação dos novos contratos futuros de petróleo para liquidação em setembro começou na Bolsa Internacional de Energia de Xangai a 440,20 iuanes (US $ 69,70) por barril, informa o jornal chinês South China Morning Post. Cerca de 18.540 lotes foram vendidos e comprados até o momento.

O tão esperado passo evocou um aumento nos preços globais do petróleo com o Brent Crude subindo para US $ 71 o barril pela primeira vez desde 2015. O West Texas Intermediate (WTI) atingiu o maior nível em três anos a US $ 66,55 por barril, antes de recuando para $ 65,53.

Especialistas consideram os contratos chineses dominados pelo yuan tão históricos pois os novos futuros simbolizam a primeira vez que os investidores estrangeiros podem acessar um mercado chinês de commodities. O lançamento encerra anos de retrocessos e atrasos desde a primeira tentativa do país de listar os títulos em 1993.

Ao mesmo tempo, o lançamento do petróleo em yuan é visto como um golpe para o dólar americano que vem se enfraquecendo nos últimos meses. O dólar dos EUA é a moeda de liquidação predominante para contratos futuros de petróleo. Na segunda-feira, o dólar caiu para ppnto mais baixo, de 16 meses,  contra o iene, mas permaneceu estável contra uma cesta de seis principais moedas

As autoridades chinesas teriam acelerado o lançamento em meio a crescentes importações de petróleo bruto. No ano passado, o país ultrapassou os EUA como o maior importador de petróleo do mundo. Assim, os contratos podem não apenas ajudar a obter algum controle sobre os preços das principais referências internacionais, mas também promover o uso da moeda chinesa no comércio global.

O dólar vai se enfraquecer, assim que outras nações tiverem uma alternativa real e confiável, Ann Lee, professora adjunta de Economia e Finanças da Universidade de Nova York e autora do livro "O que os EUA podem aprender com a China", disse à RT.

“É mais uma mudança de jogo para os EUA. Assim que outros países tiverem uma alternativa real e confiável ao dólar americano, eles podem despejar dólares e mudar para o yuan, o que pode desencadear uma crise do dólar. Se isso acontecer, não só haverá inflação das tarifas, mas também da inundação de dólares ”, disse Lee.

terça-feira, 6 de março de 2018

#Baterias #Solar - Novidades da semana [20180306] - Assim como estabelecemos a WEB de Dados estamos estabelecendo a "WEB da Energia"?

#Baterias #Solar - Novidades da semana [20180306]

AES Energy Storage venceu a Tesla em uma concorrência - baterias na zona leste da capital paulista


Grendene implanta maior usina solar de autoconsumo do Brasil em Sobral (CE)

O grupo calçadista Grendene está em vias de se tornar um case no uso de energia solar no Brasil.
A empresa está concluindo a implantação da maior usina de geração de energia solar fotovoltaica de autoconsumo do país, no seu complexo industrial em Sobral (CE) .

Com obra gerenciada pela QSI Engenharia Elétrica, o parque solar é composto por 3.500 painéis solares cobrindo uma área de 7 mil metros quadrados.

A usina terá capacidade de 1.710 MWh por ano e vai gerar energia para as oito fábricas da Grendene na cidade.

Segundo a QSI, a previsão é de que com energia solar as fábricas deixem de emitir 140 toneladas de gás carbônico por ano, o equivalente ao plantio de aproximadamente 6.200 árvores de espécie nativa.


Brasil: Painéis Solares Orgânicos e Flexíveis - Sunew

"Reportagem de hoje no O Globo sobre um belo caso de inovação e empreendedorismo no Brasil. O BNDES apoiou desde a pesquisa e desenvolvimento dos painéis fotovoltaicos orgânicos até a capitalização da empresa para dar continuidade aos investimentos e levar o produto ao mercado. "
Carlos Azen - Gerente no BNDES


Startup mineira lança tinta que gera energia solar

(...) Intitulada OPV (abreviação de “organic photovoltaic” ou “fotovoltaica orgânica”), a tinta é de produção simples e barata, segundo os desenvolvedores, que farão a sua primeira aplicação comercial no futuro prédio da Totvs, empresa que é a sexta maior do mundo no desenvolvimento de sistemas de gestão e que está construindo sua edificação na região norte de São Paulo (SP).
(...)Montadoras são público-alvo (...) Fiat já firmou parceria com a Sunew para efetuar testes com a OPV.


Energy Storage Europe  -  pv magazin - publicação especial de armazenamento de energia

Em cooperação com a exposição Energy Storage Europe , que será realizada em Düsseldorf, Alemanha, de 13 a 15 de março, a pv magazin e preparou uma publicação especial de armazenamento de energia. " (...)
"A edição especial de 30 páginas aborda essas questões e mostra a luz sobre as partes sombreadas do setor de armazenamento."




Evidências da semana para:

______________________
CUSTO, E NÃO CLIMA, ESTÁ FORÇANDO A TRANSIÇÃO PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS.

______________________
Assim como estabelecemos a WEB de Dados estamos estabelecendo a "WEB da Energia"? A Quarta Revolução Industrial engloba a Terceira (Rifkin)? 
 


CONHEÇA OUTRAS INICIATIVAS EM:
DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.