Legenda em Português do vídeo Tony Seba_Clean Disruption - Energy & Transportation
(28 de janeiro de 2018, 19:10:14)
0:00:03
Eu quero debater o futuro da energia
0:00:07
e transporte e quando digo futuro,
0:00:10
eu não quero dizer cinquenta anos a partir de agora. Eu quero dizer
0:00:12
cinco anos a partir de agora, mas antes que eu o
0:00:17
faça, eu quero levá-los ao passado.
0:00:20
Esta é a cidade de Nova York, é o desfile de 1900.
0:00:25
Usamos cavalos por milhares de anos como
0:00:29
nosso principal meio de transporte, nós
0:00:32
seres humanos. Existe um carro nesta
0:00:37
foto. Alguém pode ver o carro na
0:00:40
foto?
0:00:42
Ok, não tenho a noite toda. Ali, existe
0:00:46
um carro, na Parada da Páscoa, em Nova York,
0:00:49
em 1913. Anos depois, alguém pode ver
0:00:53
o cavalo na foto? 13 anos depois,
0:00:59
Nova York passou a ter um cavalo - um para
0:01:04
tantos carros que o cavalo nem aparece.
0:01:07
Um cavalo!
0:01:08
Isso é chamado de uma disrupção, uma disrupção
0:01:13
tecnológica. E esse é o meu trabalho. Deixe-me
0:01:17
levá-lo até 1985, quando - sim, exatamente - quando
0:01:26
a maior empresa de telecomunicações, um
0:01:30
monopólio planetário, a AT&T, tinha essa coisa
0:01:35
chamada telefone celular e eles contrataram a
0:01:38
McKinsey para que fizessem, essencialmente, uma
0:01:41
previsão de qual seria a adoção
0:01:44
dessa coisa, chamada telefone celular, em
0:01:46
15 anos. Então, no ano 2000, quantos
0:01:50
assinantes teremos, nos Estados
0:01:53
Unidos? Então, McKinsey foi e fez
0:01:56
seja lá o que fizeram, em troca de
0:01:58
cinco milhões de dólares. E vieram
0:02:02
de volta e essa foi a resposta:
0:02:04
900.000 até o ano 2000. O número real
0:02:07
foi de cento e nove milhões!
0:02:11
Isso não é um pequeno erro.
0:02:13
Esse é um fator de 120
0:02:17
vezes! Então, quando você vê a
0:02:21
projeção do que será, você sabe, da
0:02:23
Agência Internacional de Energia e assim por diante,
0:02:26
e assim por diante
0:02:26
pense sobre isso. Que o que os principais
0:02:29
analistas ('mainstream') estão tentando vender é você
0:02:33
sofrendo disrupção, como AT&T; não só, você sabe, seu
0:02:37
negócio de linhas fixas ruiu, mas também
0:02:40
afetou algumas das maiores
0:02:45
oportunidades legais de mercado, do século XXI!
0:02:49
Se você apenas olhar para a lista das top 15
0:02:52
empresas, de Internet e Celular,
0:02:55
essencialmente, temos 2,4
0:02:57
trilhões de dólares, em avaliação de mercado e,
0:03:00
por isso, falhando em perceber nossa disrupção, o seu
0:03:03
negócio desaparece e, ainda, você
0:03:06
não participa das novas oportunidades
0:03:09
oferecidas pela nova disrupção. E temos que,
0:03:13
geralmente, os especialistas, os insiders, são pessoas
0:03:17
muito inteligentes que, usualmente, descartam isso:
0:03:21
quais são as oportunidades disruptivas que você
0:03:24
conhece. Por que alguém, quero dizer, dez anos antes,
0:03:27
por que alguém compraria o iPhone
0:03:30
quando poderiam comprar a certeza da
0:03:33
Nokia, quero dizer, então, compreendam:
0:03:36
então você sabe que essas pessoas muito inteligentes,
0:03:39
a internet, não vão fazer uma grande parte,
0:03:41
não vão lidar com o que é parte do meu trabalho. E
0:03:46
uma e outra vez - e novamente - eu deveria mesmo
0:03:49
ter falado sobre a Kodak. Saibam, eu quero apenas dizer, a
0:03:53
alguns de vocês, que não sabem, o que é certo:
0:03:54
o ano 2000 foi um ano recorde em
0:04:00
registro mundial de fotos, em todo o mundo!
0:04:03
Recorde em receita registrada, em lucro, em número de
0:04:06
fotos impressas! E, 12 anos depois,
0:04:12
estavam em falência, anos depois! E se
0:04:14
alguém se levantasse, lá em 2000, e
0:04:16
dissesse que essa coisa, chamada de câmera
0:04:19
digital que, por sinal, a Kodak inventou,
0:04:22
sim, então não é como se eles não soubessem
0:04:24
o que estava por vir,
0:04:25
certo? Então é uma outra disrupção. Então meu
0:04:30
trabalho, de várias maneiras, na última década,
0:04:33
tem sido para responder a esta pergunta:
0:04:36
Por que as pessoas inteligentes, em inteligentes
0:04:39
organizações consistentemente falham em
0:04:43
antecipar e, mais ainda, em liderar as disrupções
0:04:45
de mercado? Então desenvolvi uma estrutura de referência
0:04:50
para entender a disrupção tecnológica.
0:04:54
Existem muitas maneiras de provocar disrupções. Eu
0:04:57
poderia falar sobre isso por uma hora. Eu vou
0:04:59
apenas ilustrar a vocês algumas coisas e
0:05:01
então vou mergulhar em energia e
0:05:04
transporte. Algumas das mais
0:05:07
importantes coisas a serem consideradas são as
0:05:09
curvas de custo de tecnologia, então, se você olhar para
0:05:12
Silicon Valley, o Vale do Silício, ele é construído
0:05:15
sobre isso: a Lei de Moore. A lei de Moore
0:05:19
diz que em uma base de um dólar, o
0:05:23
poder computacional duplicou, sempre, a cada dois
0:05:27
anos, por décadas! Então ele se aprimora em uma
0:05:31
taxa de algo como 41%, ao ano, com o
0:05:34
mesmo dólar! Certo, assim quando você olha para isto,
0:05:37
durante 20 anos, essencialmente, temos este
0:05:40
IPhone, de US$600 com o poder de computação que
0:05:44
em um computador, de há 20 anos, custaria
0:05:47
US$600.000! E 40 anos atrás, o mesmo
0:05:50
poder computacional custaria Seiscentos Milhões
0:05:52
de dólares! Há sessenta anos atrás,
0:05:56
o mesmo computador custaria Seiscentos Bilhões
0:05:57
de dólares! Então este é o
0:06:00
poder dos clusters de tecnologia, certo?
0:06:03
Especialmente quando melhoram
0:06:06
exponencialmente. Em energia, temos
0:06:09
várias curvas de custo para tecnologias
0:06:12
que, essencialmente, todas são tão boas quanto.
0:06:16
Eu vou mostrar a vocês que elas possibilitam disrupções
0:06:18
em energia e transportes. Uma delas
0:06:20
são baterias de ions de lítio, às quais
0:06:24
retornarei em seguida. A
0:06:27
outra sendo células solares fotovoltaícas,
0:06:29
que melhoraram drasticamente desde,
0:06:31
pelo menos, 1970. Agora, um conceito importante
0:06:37
é a convergência tecnológica.
0:06:39
Então, uma tecnologia única, veja, por si só,
0:06:42
não são elas que causaram
0:06:45
disrupções. Essencialmente ocorrem quando você tem
0:06:48
várias tecnologias que, basicamente, convergem
0:06:52
e podem possibilitar uma base operacional,
0:06:58
financeiramente viável, que pode
0:07:02
habilitar certas funcionalidades que não foram
0:07:04
possíveis antes. Assim, para o
0:07:07
smartphone, o ano foi 2007 que foi
0:07:11
o ano em que computação, tecnologia digitais
0:07:13
de imagem e touchscreen,
0:07:15
baterias de ions de lítio e assim por diante, tornaram
0:07:18
possível para alguém criar um
0:07:21
smartphone. Ocorreu terem sido
0:07:23
Google e Apple que criaram o Android
0:07:27
e o iPhone, mas poderia ter sido
0:07:30
qualquer outro. Poderia ter sido a Nokia,
0:07:33
por exemplo, ou Motorola. Qualquer um, realmente, e
0:07:37
então o conceito de convergência tecnológica
0:07:39
é muito importante. É quando várias inovações,
0:07:42
de tecnologias e modelos comerciais,
0:07:44
convergem em um ponto no tempo
0:07:47
para habilitar certas funcionalidades ou
0:07:50
certos custos. A outra coisa importante
0:07:54
é o conceito de que as tecnologias são
0:07:56
adotadas seguindo uma Curva-S, então, novamente, quando você
0:08:00
olha o que as projeções do 'mainstream' dizem sobre
0:08:03
EVs (Veículos Elétricos), ou Energia Solar - e similares - você vê
0:08:06
uma projeção linear. Nenhuma tecnologia e
0:08:10
nenhuma tecnologia de sucesso destacável, na história,
0:08:13
até onde eu conheço, foi
0:08:15
adotada de forma linear. Sempre foram
0:08:20
adotadas como uma Curva-S, uma vez que você atinge o
0:08:23
ponto de inflexão, essencialmente. Então este é o
0:08:27
exemplo da TV a cores, essencialmente
0:08:30
se moveu de lado por um longo tempo e,
0:08:33
então, quando atinge esse ponto de inflexão
0:08:35
perturba o mercado existente e obtém
0:08:38
o domínio. Cresce exponencialmente, super
0:08:41
exponencialmente, semanas, meses, em
0:08:43
alguns anos. E é assim que a estrutura
0:08:45
está ocorrendo, porque as pessoas olham para
0:08:48
a curva na parte linear, e é apenas uns 2%
0:08:50
do mercado e, em seguida, BOOM! É 80% do
0:08:53
mercado em um instante. E isso é devido
0:08:55
àquela convergência tecnológica que faz
0:08:58
ser possível que os empreendedores criem
0:09:01
novos produtos e serviços! Agora, a
0:09:03
coisa interessante sobre Curvas-S não é
0:09:07
só que são exponenciais, mas elas
0:09:10
estão ficando ainda mais acentuadas, o que significa que
0:09:14
as disrupções estão acontecendo ainda mais
0:09:16
rapidamente! Então, se você olhar para a virada dos
0:09:18
anos 1900, as curvas eram longas, então
0:09:23
demoraria décadas para os produtos
0:09:26
serem adotado pelo mercado. E olhem para elas
0:09:28
agora, acontece em anos. Quero dizer, em alguns
0:09:32
casos, em meses, então o exponencial está,
0:09:36
realmente, ficando ainda mais exponencial,
0:09:38
em nossos dias! E isso é por causa da
0:09:40
internet, por sermos uma sociedade mais global
0:09:43
e assim por diante. Uma coisa importante em
0:09:48
disrupção é a inovação de modelos de negócios.
0:09:50
Em modelos de negócios, a inovação é
0:09:53
tão perturbadora como na tecnologia, todos os
0:09:56
dias. Então uma pequena empresa chamada UBER,
0:10:00
que nem existia há 10 anos -
0:10:03
na verdade eles começaram em 2009 e hoje
0:10:08
suas reservas são mais altas do que as de toda
0:10:11
a indústria de táxi, na América! OK? 8 anos, 8
0:10:17
anos! Então, quem vai lhe dizer
0:10:19
que disrupções em transporte
0:10:22
não podem acontecer em 10 anos? Vamos
0:10:25
olhar para a UBER, para o que eles fizeram em menos
0:10:28
do que 10 anos. E eles estão apenas
0:10:29
começado
0:10:30
Eles estão dobrando todo ano, é
0:10:32
inacreditável! Então eles são uma inovação de
0:10:37
modelo de negócio que foi habilitada por duas
0:10:42
coisas: a nuvem e os smartphones.
0:10:46
Essencialmente eles aproveitaram essa
0:10:48
convergência e mediaram o
0:10:50
mercado muito ineficiente de
0:10:53
táxis. O mesmo ocorreu com o Airbnb que é uma
0:10:56
inovação em modelos de negócios: é, na verdade,
0:10:59
um modelo comercial antigo, eles fazem corretagem e
0:11:02
nós mudamos de corretores por centenas de
0:11:03
anos, mas não neste mercado.
0:11:06
De modo que o modelo de negócios foi habilitado novamente
0:11:10
por uma convergência de tecnologias que
0:11:11
tornou possível a alguém fazer isso.
0:11:14
Então os modelos de negócios são tão disruptivos quanto
0:11:17
a tecnologia. É assim que eu tenho esse quadro
0:11:20
que criei, que você sabe, incluíu
0:11:23
pedaços e peças de muitos pensamentos de
0:11:25
líderes e assim por diante. E, essencialmente, eu
0:11:30
escrevi este livro, chamado Clean Disruption.
0:11:32
E isso foi há três anos e,
0:11:35
essencialmente, é sobre isso que vou
0:11:37
falar. Sobre hoje e seguindo o trabalho que
0:11:39
eu fiz. O que está lá é que
0:11:42
são quatro, cinco tecnologias
0:11:45
mais inovação em modelos de negócios que, nos
0:11:48
próximos 13 anos ou mais vão
0:11:52
provocar a disrupção de toda a energia e o transporte
0:11:54
como os conhecemos. E isso vai acontecer
0:11:56
por razões puramente econômicas, essencialmente.
0:12:00
Então me acompanhem por algumas dessas
0:12:02
tecnologias: baterias de ions de lítio -
0:12:05
as baterias melhoraram cerca de 14%,
0:12:07
ao ano, de cerca de 95 até cerca de 2010. 14%,
0:12:11
que é a curva de custo e, em seguida,
0:12:14
surgiram duas novas indústrias e isso foi o
0:12:16
o que eles usaram para celulares e
0:12:18
laptops e assim por diante. E então, duas indústrias,
0:12:22
de trilhões de dólares, Automóveis e Energia, vieram
0:12:24
para o íon de lítio e adivinhe o que
0:12:26
aconteceu a seguir?
0:12:27
As acelerou! Assim, nos próximos poucos
0:12:30
anos, elas foram aceleradas, para 16%, de
0:12:32
2010 a 2014. E ao longo dos últimos seis
0:12:38
anos, agora, até onde conhecemos, existem
0:12:41
cerca de 12 mega fábricas de baterias de ions de lítio,
0:12:45
enormes, que, você sabe, ouvimos falar sobre
0:12:48
as Giga Fábricas Tesla, elas são
0:12:51
cerca de 12, em todo o mundo, e
0:12:54
isso significa que quanto mais investimentos, mais
0:12:57
P&D; mais escala e adivinhe o que aconteceu?
0:13:01
A curva de custo, para íons de lítio, de
0:13:03
2010 a 2016, foi de 20% ao ano. Então o custo
0:13:09
foi abaixo de US$ 1.000, a cerca de US$ 200!
0:13:12
Insano! E ainda está acelerando...
0:13:15
Então ainda podemos...
0:13:18
Então eu vou mostrar-lhes como isso pode ser
0:13:20
disruptivo.
0:13:21
Então, Dyson, joga os dados certos.. E faz limpadores
0:13:26
à vácuo, certo?
0:13:27
Eles compraram uma empresa de baterias de ions de litio, de
0:13:31
Detroit. E eles vão investir um
0:13:34
bilhões de libras em baterias. E eles estão
0:13:39
entrando no mercado de veículos elétricos!
0:13:41
O que Dyson fez, amigo, olá, registre.
0:13:46
Significa que em Ottawa - não é uma carta
0:13:48
difícil - construir algo como uma disrupção
0:13:51
limpa, certo? Dyson, e desculpem, não posso
0:13:54
resistir, yeah.
0:13:56
Então eu vou te dizer por que Dyson, e qualquer
0:14:01
garoto do colegial, na verdade, podem construir um
0:14:03
veículo elétrico! Eu vou te dizer, em um
0:14:06
minuto. Então, apenas a curva de custo das baterias,
0:14:09
descendo exponencialmente, você pode mapear
0:14:12
nos próximos anos, assumindo
0:14:14
que vai continuar a essa taxa,
0:14:17
quais mercados podem sofrer disrupção. Então, novamente,
0:14:21
a convergência, para diferentes mercados,
0:14:22
acontece em tempos diferentes. Portanto, o armazenamento
0:14:27
por exemplo, no setor de utilidades - na rede [grid]
0:14:29
de energia - a rede é essencialmente um
0:14:32
sistema just-in-time, então cada vez que nós
0:14:34
ligamos algo, você sabe, quando acionamos um interruptor,
0:14:36
o sistema elétrico tem que gerar mais energia.
0:14:39
E no verão, especialmente, você sabe, quando
0:14:42
usamos ar condicionado e, em algum lugar, é
0:14:44
muito longe daqui, certo, há muito
0:14:46
sol brilhando. Essencialmente é um sistema
0:14:50
just-in-time, onde geramos energia, basicamente,
0:14:54
microssegundos antes ou depois da demanda.
0:14:59
O que isso significa é que é uma indústria
0:15:02
muito ineficiente. É construída para o
0:15:05
pico de consumo. Então, se você olhar para Canaries, em
0:15:08
Nova York, cerca de um terço de seus
0:15:10
ativos de geração são usados menos de 6%
0:15:13
ao ano, seis por cento, então alguns
0:15:18
são usados algumas horas a cada ano.
0:15:20
Essa é uma maneira muito cara de produzir
0:15:23
energia e, você sabe, agora, nós temos
0:15:28
a opção de armazenamento
0:15:30
- essencialmente competindo com esse pico.
0:15:32
Essencialmente quando precisávamos desse
0:15:34
pico de verão, e você vê em meu livro,
0:15:37
em 6% da utilização, é uma
0:15:40
disrupção à espera de acontecer. E, de fato,
0:15:43
está começando a acontecer e até mesmo
0:15:45
CEOs de energia convencional estão dizendo que,
0:15:47
à partir de 2020, talvez, nunca mais haja outro pico.
0:15:51
Nos EUA, a rede é construída, geralmente,
0:15:54
baseada em gás natural e então, já
0:15:56
agora, quero dizer, não será 2020. Se você
0:15:59
olhar o que aconteceu na Califórnia, no último
0:16:02
ano, a 'toada' do vazamento de gás natural. E, assim,
0:16:04
a Comissão de Serviços Públicos, da
0:16:08
California, ordenou que a Southern California
0:16:10
Edison colocasse baterias, essencialmente
0:16:14
para o pico de energia. E a Tesla as construiu em 88
0:16:19
dias, ok? 88 dias! Tente com uma
0:16:25
central nuclear ou com uma planta movida
0:16:27
a carvão! 88 dias! Então a disrupção dos
0:16:30
que dependem de picos de consumo já começou.
0:16:32
Essencialmente isso está causando disrupção do que
0:16:35
de outra forma teria sido venda de gás natural
0:16:37
para os picos, na Califórnia. Agora, não é apenas
0:16:41
nesse nível. Inovação em modelos de negócios,
0:16:43
como eu disse, também são disruptivas.
0:16:46
Como empresas que estão fornecendo armazenamento como
0:16:49
um serviço às empresas, então as empresas,
0:16:53
baseado na demanda de New York, Connecticut
0:16:56
cobram uma taxa por Kw, em uma base,
0:16:59
por Kw, de até 50% do custo de
0:17:04
energia, não o que você consome, mas evitando
0:17:06
custos. O que essas empresas estão
0:17:08
fazendo é, basicamente, dizer:
0:17:10
tenha baterias Alpharetta, 'atrás do espelho' e,
0:17:13
essencialmente, vou cobrar de você se eu poupar
0:17:16
dinheiro, se você economizar dinheiro. Eu quero uma conversa
0:17:20
sobre 50%. Sobre a inovação do modelo de negócios, certo?
0:17:21
Então essencialmente eles estão indo para
0:17:24
os 7-Eleven [a maior cadeia de lojas em todas as categorias]
0:17:26
e aos hotéis, de todo o mundo, e dizendo que a produção é
0:17:28
armazenada 'atrás do espelho', para que possamos
0:17:31
armazenar quando a energia é barata e depois você
0:17:35
pode usá-la quando ela é cara. E eles
0:17:38
dizem que isso reduz as contas de serviços públicos de 10
0:17:41
a 50%
0:17:42
Agora, isso não é eficiência. Quero dizer: essas
0:17:45
empresas estão usando o mesmo número de
0:17:47
Kw, mas eles os estão usando de uma
0:17:50
maneira diferente. Ao armazená-lo
0:17:53
para usar mais tarde. Então fiz alguns cálculos,
0:17:57
na curva de custo das baterias, e lá por
0:18:02
2020, ou algo assim, vai custar, para o consumidor médio
0:18:07
americano, cerca de um dólar por dia!
0:18:09
Na verdade está melhorando para, basicamente,
0:18:13
armazenar 24 horas de eletricidade por 1 dólar ao
0:18:17
dia, o que dá 30 dólares, por mês! Agora,
0:18:21
você não precisa armazenar um dia inteiro, você
0:18:24
não precisa armazenar 24 horas para causar disrupção
0:18:26
do atual sistema elétrico. Tudo que você precisa armazenar
0:18:29
são 4 a 6 horas, está certo? Porque
0:18:32
esse é o pico de consumo, que é a parte mais
0:18:34
rentável de uma grande quantidade de fornecedores de energia.
0:18:37
O pico, são 4 horas, essencialmente.
0:18:41
Vai custar 20 centavos de dólar, por dia.
0:18:44
E isso é para em torno de 2020!
0:18:48
Boom! Disrupção, OK? E as pessoas o
0:18:52
farão, porque será do
0:18:53
seu melhor interesse econômico egoísta.
0:18:55
Eles vão colocar armazenamento porque
0:18:58
vão economizar dinheiro, OK? E
0:19:03
é por isso que você vê ilhas inteiras indo para
0:19:07
energia solar, em meses, porque o custo do
0:19:11
energia solar + armazenamento já é mais barato
0:19:14
do que a geração a diesel, que é o que
0:19:17
alimenta a maioria das ilhas. Energia solar + armazenamento
0:19:20
já é mais barato. Por isso você
0:19:22
vê, e você continuará a ver,
0:19:25
muitas ilhas fazendo isso. Penso que 100%! Não estamos
0:19:27
falando de 2050. Você está falando agora! Porque
0:19:30
já é mais barato! Então as baterias estão
0:19:34
tornando-se tão baratas que será, essencialmente,
0:19:36
por razões econômicas, que todos,
0:19:39
casas, shoppings, espaços de estacionamento, edifícios
0:19:44
vão ter armazenamento. E eles vão
0:19:46
ter armazenamento porque faz sentido.
0:19:47
Assim como temos armazenamento de dados. Imagine um
0:19:49
computador sem armazenamento de dados
0:19:52
bem, o armazenamento de energia será similar
0:19:54
ao que o armazenamento de dados é para
0:19:56
o computador.
0:19:56
O armazenamento de energia também será
0:19:58
saudável.
0:19:59
Agora, o que as baterias estão habilitando é
0:20:04
uma outra disrupção, que é a disrupção do
0:20:06
veículo elétrico.
0:20:08
Então, primeiro, perguntemos: é o veículo elétrico
0:20:11
disruptivo? Sim ele é limpo e
0:20:14
tudo isso, mas é disruptivo? Bem, Tesla
0:20:19
foi declarado o melhor carro de todos os tempos!
0:20:22
Produziu o melhor carro, não o melhor veículo elétrico
0:20:26
já feito. E Consumer Reports lhes deu
0:20:29
uma classificação de 103, em 100, certo, não estou
0:20:35
inventando.
0:20:35
Essa é a Consumer Reports, certo? Isso é,
0:20:37
há um filme com esse 11, certo? E
0:20:40
não é 10, é 11 (em 10), basicamente, estava fora
0:20:43
dos gráficos e isso é o que os veículos
0:20:45
elétricos são. Mas, é claro, quem pode
0:20:47
pagar um veículo elétrico? Não eu.
0:20:50
Na verdade eu não tenho um carro já há
0:20:53
10 anos. Não tenho um carro..
0:20:58
Obrigado. Agora eu fiz isso por razões econômicas,
0:21:02
por egoísmo, sim. Quero dizer, possuir um
0:21:05
carro. Eu voltarei para o porquê disso.
0:21:08
Não é a verdade , mas eu fiz os cálculos
0:21:12
e não faz sentido possuir um carro. Então o EV é
0:21:15
disruptivo então deixe-me levar você
0:21:19
através de alguns fatos, algumas coisas. E eu
0:21:21
tenho algo como o automóvel com
0:21:25
motor de combustão interna é de 17 a 21%
0:21:28
eficiente, portanto, essencialmente 80
0:21:31
por cento da gasolina ou do diesel,
0:21:33
do tanque, sobe na fumaça,
0:21:35
literalmente! Ou calor! 80% de resíduos!
0:21:39
E o veículo elétrico é cerca de 95%
0:21:44
eficiente, portanto, cerca de 95%
0:21:47
da energia da bateria é realmente
0:21:50
transformada em energia utilizável! Isso é cinco
0:21:52
vezes, hoje! Tem sido, há muito tempo,
0:21:54
um caso para a disrupção ter ocorrido.
0:21:57
Mas isso é disruptivo quando você combina
0:21:59
com o fato de que os elétrons são
0:22:02
mais baratos de transmitir, para distribuir, do que
0:22:06
os átomos, certo? Então a eletricidade é mais barata
0:22:09
do que a gasolina ou diesel que precisamos comprar.
0:22:12
Essas duas coisas que você viu é que,
0:22:14
para cobrar em uma base por milha, é
0:22:18
cerca de 10 vezes mais barato! Então, basicamente, eu
0:22:22
constato que os automóveis com motor de
0:22:24
combustão interna custam 10x mais. Toda vez que você vê um
0:22:28
fator 10x, com base no custo, você pode ver uma disrupção.
0:22:31
Então este é o seu carro, e você não tem um
0:22:35
um veículo elétrico, o automóvel com
0:22:38
motor de combustão interna tem 2000 ou
0:22:41
mais partes móveis, 2000. Eu digo que
0:22:45
o Veículo Elétrico tem 20 - deixe eu repetir - 20. 20
0:22:52
são cem vezes menos peças. E
0:22:58
o motor de combustão interna é 100
0:23:00
vezes mais.
0:23:01
O que significa que alguém que possui um EV
0:23:03
sabe que a manutenção é, você sabe,
0:23:06
digamos 10 vezes mais barata, para não
0:23:09
não dizer grátis, porque muitas empresas de EV
0:23:12
estão oferecendo manutenção gratuita.
0:23:13
Por que? Porque eles podem. Sim. você sabe
0:23:16
basicamente, quando você conversa com as pessoas, e
0:23:19
eu falei com muitas delas, que têm
0:23:21
usado seus Veículos Elétricos por centenas de
0:23:23
milhares de milhas, e eles me contam isso:
0:23:25
o seu maior custo é, basicamente, pneus
0:23:28
Esse é o nosso maior custo de manutenção,
0:23:30
pneus, tente isso com o seu MCI... E
0:23:36
a outra coisa que é disruptora, que
0:23:38
não se fala a respeito, é que
0:23:41
o Veículo Elétrico pode durar cerca de quinhentas
0:23:43
mil milhas. Agora, em média, nós
0:23:46
guiamos cerca de 10 mil milhas por ano.
0:23:50
Dez mil X Quinhentos mil.
0:23:52
Você precisa de 50 anos, você sabe, para se aproveitar
0:23:56
disto. E quem usa o mesmo carro por 50
0:23:59
anos? A menos que você esteja em Cuba ou
0:24:01
algo assim. Você não vai aproveitar, certo?
0:24:03
Então, você sabe, isso é algo sobre EVs
0:24:07
que é subestimado e, na verdade, Tesla
0:24:11
e outros estão construindo versões de um milhão de milhas,
0:24:14
hoje. 1 milhão de milhas
0:24:18
dirigindo o mesmo carro? Isso faz algum
0:24:20
sentido? Bem, voltarei a isso e
0:24:22
porque faz.
0:24:23
Mas, se ainda tivéssemos o modelo
0:24:29
de propriedade individual, que temos hoje, onde
0:24:31
todos nós possuímos nossos carros e fosse
0:24:35
uma disrupção um-para-um, essencialmente,
0:24:37
tivéssemos EVs competindo com
0:24:40
veículos de MCI, este é mais caro, veja você,
0:24:43
em 2014. Comparei este maior custo com
0:24:46
o que eu sabia sobre as baterias de ions de lítio
0:24:49
e assim por diante... E o que se constata, essencialmente,
0:24:52
é que para os de vinte, dezessete ou dezoito,
0:24:55
o mercado, deveríamos, essencialmente, lançar
0:25:00
vários veículos elétricos com alcance de
0:25:04
200 milhas, pelo menos, porque é isso que eu
0:25:06
percebi ser o mínimo necessário, para
0:25:08
o consumidor médio. Por 35 a
0:25:11
40 mil dólares, sem subsídio.
0:25:13
E é isso que eu previ, 3
0:25:16
anos atrás.
0:25:17
O que as pessoas me disseram sobre essa
0:25:20
previsão?
0:25:20
Você está insano. Agora o que está para
0:25:23
acontecer, suponho, o que aconteceu, então, deixe-me...
0:25:25
deixe-me dizer o que aconteceu. Mas o que
0:25:27
isto diz, essencialmente, que mesmo o
0:25:31
o carro americano médio custa
0:25:35
33 mil dólares para compra,
0:25:37
preço do anúncio. 33, então, se você
0:25:41
vai comparar um EV de 33,000 contra
0:25:45
um MCI de 33,000. Não é um ser 'sem cérebro', certo?
0:25:49
Porque 90% menos manutenção,
0:25:50
90% menos energia e assim por diante. E
0:25:53
ainda, mais poderoso. Assim,
0:25:55
basicamente, faz total sentido econômico,
0:25:58
para você, comprar um veículo elétrico e
0:26:01
porque a curva está indo ainda mais para baixo
0:26:03
e você vai ter, em 2022, um EV de
0:26:06
200 milhas por $20,000. EVs não subsidiados,
0:26:11
$20,000-200 milhas! Então, essencialmente, o que
0:26:14
isso diz é que, até 2025, quero dizer,
0:26:19
mesmo que eu esteja errado por alguns anos,
0:26:20
em torno de 2025
0:26:21
todos os veículos - transporte ferroviário,
0:26:25
ônibus, tratores, caminhões
0:26:29
e os carros - todos os veículo serão
0:26:34
elétricos.
0:26:35
BOOM sobre todos os novos veículos, agora
0:26:38
Algumas pessoas podem manter seus carros por alguns
0:26:41
anos, mas quando eles forem comprar um novo
0:26:43
não terá sentido econômico comprar
0:26:45
um motor de combustão, mas isso não é
0:26:49
o que vai acontecer. Eu direi a você
0:26:50
o que vai acontecer, em alguns anos. Então o que?
0:26:53
Aconteceu exatamente o que eu previ,
0:26:55
que são EV's de 35 a US$ 40.000 com alcance
0:27:01
de 200 milhas, até 2017-2018. Então a GM acaba de
0:27:06
lançar seu BOLT.
0:27:08
O Tesla Model 3 foi anunciado por US$ 35 mil.
0:27:14
'whoo-hoo-hoo'! Basicamente aqui foram dados
0:27:16
US$ 1.000 para Tesla. Oh meu Deus! Lá vai você
0:27:19
vá, lá vai você. Ah, você e 400.000
0:27:24
outras pessoas! Desculpe, eu só queria... apenas
0:27:31
queria ter certeza de que você estava acordado.
0:27:34
É que voei de Sydney, eu queria
0:27:36
certificae-me de estar acordado... Então se
0:27:40
eles realmente vendem - e no primeiro dia
0:27:43
eles tinham 180 mil pessoas dando $ 1.000 cada -
0:27:48
e isso dá uma idéia da demanda
0:27:51
latente, no mercado! E eles obtiveram
0:27:55
400 milhões de dólares! Este é o
0:27:58
maior evento de crowdfunding na história!
0:27:59
Eles não precisaram de um banco de investimento para
0:28:02
levantar 400 milhões de dólares! Conversemos
0:28:04
sobre outra disrupção. Podemos conversar
0:28:07
sobre esse outro momento.
0:28:09
A maior disrupção e a
0:28:12
maior facilitadora
0:28:13
virá dos veículos autônomos.
0:28:15
Hoje, se você quiser, você pode usar um
0:28:19
táxi auto-dirigindo. Hoje, em Cingapura.
0:28:24
Não é no futuro, digo. A
0:28:28
aprendizagem profunda de máquina, aprendizagem
0:28:30
por inteligência artificial, melhorou,
0:28:32
apenas nos últimos 5 anos, mais do que o
0:28:34
fez em todos os 30 anos anteriores! Quero dizer
0:28:39
que foi o que eu estudei no MIT-Ciência da
0:28:41
Computação, focada em IA e nestes
0:28:45
problemas, nos últimos anos, têm
0:28:46
estado em
0:28:47
pauta. E UBER também anunciou que
0:28:51
eles estão fazendo corridas auto-dirigidas em
0:28:55
Pittsburgh, portanto, basicamente, isso está
0:28:57
acontecendo hoje e toda uma série de
0:29:00
empresas estão fazendo isso hoje. 33
0:29:02
empresas estão investindo bilhões de
0:29:05
dólares. E veja os nomes: essas não
0:29:06
são apenas empresas Statup's, no Vale do
0:29:08
Silício, se tornou 'mainstream'. E eu vou
0:29:10
dizer-lhe porque, em um momento, mas eles estão
0:29:12
investindo fortemente. O novo CEO da Ford veio da
0:29:16
divisão de auto-condução e a primeira
0:29:19
contratação que ele fez veio da
0:29:22
divisão de auto-condução da UBER! Coincidência?
0:29:25
Hummmm... Agora Tesla. Voltemos para
0:29:30
Tesla. Eles dizem, Elon Musk, que no final
0:29:35
deste ano, cada Tesla será capaz de
0:29:39
ir de um estacionamento em San Francisco
0:29:41
para um estacionamento em Nova York sem
0:29:44
controle humano. Neste ano! Estamos falando
0:29:48
sobre 2017, mesmo que esteja fora por um pouco - e
0:29:51
estas coisas estão acontecendo agora...
0:29:53
Hoje é apenas nível 3 que não é
0:29:55
nível 5 ou 4. Que é o que você
0:29:57
precisa para ser totalmente autônomo.
0:30:00
Um computador sobre rodas, você sabe, essencialmente.
0:30:03
São 20 peças móveis sobre rodas. É
0:30:06
um computador. E Tesla diz que
0:30:11
eles terão autonomia de nível 5 -
0:30:13
sem pedais, sem volante, até 2019. 2019!
0:30:21
Agora, isso não é, novamente, no futuro. Por
0:30:24
futuro, agora, estou assumindo 2021, apenas para
0:30:28
o próximo argumento. Mas você sabe que a Tesla pode.
0:30:31
Chegaremos lá em 2019 e outros podem também.
0:30:33
Bem, vamos lá, então isso está
0:30:36
acontecendo muito rapidamente, e o
0:30:39
custo, se você, se você ler na mídia, se
0:30:42
você lê os analistas convencionais, eles
0:30:44
irão dizer-lhe que todos os veículos
0:30:45
autonomos são do tipo caro. E eu vou
0:30:48
lhes mostrar duas das principais tecnologias
0:30:50
que, essencialmente, fazem um veículo
0:30:54
autonomo viável. Então é isso o que um
0:30:56
carro auto-dirigido vê quando usa uma
0:30:59
tecnologia chamada sensor
0:31:01
lidar. Lidar é laser e radar, então
0:31:05
emite, basicamente, pulsos de laser sobre a via. Oh!
0:31:08
Milhões de pulsos de laser, por segundo, que
0:31:12
cobrem 300 a 600
0:31:14
pés, em 360 graus. E eles refletem
0:31:18
de volta e, essencialmente, com o que você tem -
0:31:21
um supercomputador no porta-malas - ele
0:31:23
cria uma visão do mundo
0:31:25
em torno dele, em tempo real. Então é isso que
0:31:28
um veículo autônomo vê. Temos que o
0:31:32
custo dos sensores lidar em 2012, segundo
0:31:36
o Google, era de 70 mil dólares. E, certamente, os
0:31:40
analistas do 'mainstream' disseram que não
0:31:43
iria acontecer, certo?
0:31:45
Não até 2050 ou algo assim.
0:31:48
O que aconteceu de fato foi que
0:31:51
no ano seguinte custavam 10 mil
0:31:53
dólares. No ano seguinte aquela empresa,
0:31:56
do Vale do Silício o anunciou a US$ 1.000.
0:31:59
Mais leve. Então, de $70K a $1K, em poucos
0:32:04
anos! Mas espere há mais: aquela
0:32:09
mesma empresa anunciou, no ano passad, os lidar
0:32:13
de 250 dólares. E isso são semicondutores.
0:32:17
O que significa que você sabe que não funciona
0:32:19
como o lidar atual. Você o pode focalizar.
0:32:23
É uma tecnologia muito superior, por
0:32:27
250 dólares, mesmo que você use quatro
0:32:29
destes, você ainda está falando sobre
0:32:32
mil dólares. Agora, e sobre o poder
0:32:34
de super computação? Que? Oh, sim! E o
0:32:36
lidar de US$90 está chegando. Do tamanho de um
0:32:40
selo postal, você pode usá-lo com seu
0:32:43
iPhone, eu não sei o que você faria
0:32:45
com isso, mas você pode dizer que você vai.
0:32:48
Logo poderei ser Sirius... Então, sobre
0:32:52
poder de super computação, que é
0:32:54
o que precisamos, basicamente, para estes
0:32:58
veículos, que são computadores sobre rodas, para realmente
0:33:01
acontecerem. Então vou lhes mostrar a curva de custos.
0:33:04
Para poder de super computação: esse foi o
0:33:07
primeiro computador com teraflops do mundo.
0:33:11
Não importa o que é um teraflop, Ah,
0:33:13
você sabe, um geeky dizendo, mas
0:33:15
sim, 1 trilhão de operações de ponto flutuante
0:33:17
por segundo, se quiser.
0:33:19
Saiba que isso custou cerca de 50 milhões
0:33:22
de dólares, no ano 2000, e foi o usado
0:33:25
pela Sandia National Labs para simulações
0:33:27
nucleares e assim por diante. 50 milhões, em 2000
0:33:32
No ano passado, um computador de dois teraflops.
0:33:36
Então, eu disse que esse era o
0:33:40
tamanho? Desta sala, sim. Então era do
0:33:43
tamanho desta sala. Agora, você pode segurar 2
0:33:46
Teraflops em sua mão, por 50 dólares, para
0:33:50
teraflops. Então é assim que está indo
0:33:53
rápido, ou foi. Na mesma empresa,
0:33:56
Nvidia, anunciaram que, no final deste
0:33:59
ano, eles terão o computador, GPU, com os 20
0:34:01
teraflops que você precisa para
0:34:04
operar um carro auto-dirigido! É o que eles
0:34:06
dizem, que você precisa de 20 teraflops. Está chegando
0:34:09
no final deste ano e, além disso,
0:34:12
tem um sistema operacional
0:34:15
para inteligência artificial que você
0:34:18
vai precisar, para esses carros. Assim,
0:34:20
essencialmente, quase qualquer empresário pode
0:34:24
construir um carro auto-dirigido e, em vídeo,
0:34:28
dizem esperar uma melhoria de cerca de Mil vezes.
0:34:32
até 2025! Então, nos próximos
0:34:36
oito anos: mil vezes! O que quer que seja
0:34:38
que você conheça sobre auto-direção, ou outra
0:34:41
funcionalidade de IA, irá melhorar em
0:34:45
cerca de mil vezes! Este é apenas
0:34:47
um trabalho no hardware. A melhoria real, em
0:34:50
inteligência artificial, tem sido no
0:34:52
software. E, você sabe, mil vezes,
0:34:55
nos próximos oito anos. E essas coisas estão
0:34:58
acelerando o processo. De modo que as disrupções
0:35:01
tem o que eu chamo de aceleradores de disrupções.
0:35:03
E o 'Open Source' é um deles. Então, um
0:35:07
empresário, em São Francisco, na verdade
0:35:09
com peças compradas construiu seu próprio carro auto-conduzido,
0:35:12
com US$ 50.000, que ele gastou com
0:35:17
peças, no Alibaba, Amazon e eBay.
0:35:20
Com US$50.000 construiu o seu próprio. Uma pessoa,
0:35:23
engenheiro, em uma garagem, literalmente, em San
0:35:25
Francisco! E ele disse: Oh
0:35:28
O que quero fazer é vender kits, de mil dólares,
0:35:30
para modernizar carros e fazerem,
0:35:33
por si próprios e, então, essencialmente,
0:35:36
ele decidiu que iria abrir o código.
0:35:39
Então, agora, qualquer um, em qualquer lugar, Inglaterra, Índia
0:35:43
China, Alemanha, qualquer lugar, Quênia, pode
0:35:46
baixar o software, gratuitamente, para fazer
0:35:49
carros auto-conduzidos. BOOM, certo?
0:35:52
E então, com algumas centenas de dólares para a
0:35:54
GPU, algumas centenas de dólares para o
0:35:56
sensor e você está no negócio. Você estar no
0:35:58
negócio significa, essencialmente, que com um
0:36:00
investimento de 2 mil dólares poderia fazer
0:36:03
seu carro autônomo
0:36:04
Agora , então, por que isso é
0:36:08
disruptivo? Sim, seremos capazes de não
0:36:11
dirigir. E você conhece o Twitter ou o que
0:36:14
quiser que seja, Facebook ou
0:36:16
Instagram. Ou qualquer coisa - não, não enquanto está
0:36:19
dirigindo - porque não vai haver um
0:36:21
volante! Mas isso é realmente
0:36:22
disruptivo, você sabe. Deixe-me dizer-lhe
0:36:26
sobre meu último trabalho que
0:36:30
saiu há cerca de quatro semanas.
0:36:31
É chamado Disrupção, então, basicamente, eu
0:36:34
cliquei duas vezes em Clean Disruption...
0:36:37
Comecei um grupo de reflexão, há cerca de um ano,
0:36:39
focado em disrupção e nosso primeiro
0:36:43
relatório é sobre a disrupção dos
0:36:46
Transportes e a chamamos de Transporte
0:36:48
Como Um Serviço e isso é o que está para
0:36:50
acontecer: nós usamos nossos carros, nós pagamos - o significado
0:36:53
de nós é a família americana média - algo como
0:36:56
US$ 10.000 por ano para possuir um carro. Dez mil
0:37:00
dólares por ano e, no entanto, só o usamos
0:37:03
4% do tempo, quatro por cento do
0:37:06
tempo. E 96% do tempo fica estacionado
0:37:08
e, de fato, o espaço de estacionamento,
0:37:12
geralmente, é mais caro do que
0:37:15
seu carro, OK? Ele é subsidiado pela
0:37:18
sociedade, mas é claro que você sabe que
0:37:20
4% de uso de um ativo
0:37:23
é uma disrupção à espera de
0:37:27
acontecer...
0:37:27
Então, o que é a disrupção? A convergência
0:37:31
de três coisas: veículos elétricos,
0:37:36
lembre-se de que EV´s tem alcance de 500.000. Bem, como
0:37:41
proprietários individuais não podemos realmente tirar
0:37:43
vantagem desses veículos. Então temos os veículos
0:37:46
elétricos auto-conduzidos e.. pronto!
0:37:50
Então imagine-se sobre, ou de carona, em um EV,
0:37:53
sem um motorista, então quando isso acontece,
0:37:57
essencialmente, a utilização de ativos de veículos
0:37:59
vai - foco outra vez para dizer - para
0:38:01
40% do tempo. Que é um melhoramento de 10x!
0:38:03
Onde os carros vão ficar
0:38:06
circulando, tomando-o em casa, indo nele
0:38:08
para o trabalho, sendo usado por outros,
0:38:10
levando-os para o supermercado e assim por diante...
0:38:12
E, em vez de dez mil milhas por
0:38:15
ano, eles estarão rodando
0:38:16
centenas de milhares de milhas por ano.
0:38:18
E é aí que um EV,
0:38:21
que pode durar quinhentos mil e,
0:38:23
em breve, irá durar um milhão de milhas
0:38:26
brilha porque podem durar cinco anos.
0:38:30
O mesmo veículo em que outro automóvel, com
0:38:32
motor de combustão interna, geralmente
0:38:34
dura cento e quarenta mil
0:38:36
milhas. E mesmo que você o empurre, empurre, para
0:38:38
duzentos mil, mesmo assim, 200.000
0:38:40
milhas são menos que um
0:38:43
ano e meio, se você operá-lo como um
0:38:45
veículo autônomo, não pode competir
0:38:48
contra as 500.000 milhas!
0:38:51
Logo, faz todo sentido,
0:38:52
então, quando você compara veículos elétricos autônomos,
0:38:54
e sob demanda, com autônomos de combustão interna.
0:38:57
Neste caso os MCI não podem competir.
0:39:00
Motores de combustão não podem competir...
0:39:03
Então fizemos os cálculos comparando tudo:
0:39:07
permutações de sob demanda versus
0:39:10
propriedade individual, MCI versus EV
0:39:13
e assim por diante. E você sabe,
0:39:15
essencialmente, se uma empresa compete,
0:39:19
dizem: 'Oh, eu serei o UBER,
0:39:21
que você conhece e eu vou
0:39:23
usar o mesmo automóvel, com motor de
0:39:25
combustão interna, eles não podem competir.
0:39:28
Porque este é o custo do EV autônomo -
0:39:30
veículo elétrico - e este é o custo de
0:39:33
um MCI. Então eles vão à falência ou
0:39:36
eles vão ter que mudar suas
0:39:38
frotas para serem elétricas. Então, no final, tudo
0:39:41
será elétrico, por causa disso,
0:39:43
por razões puramente econômicas. Então vamos...
0:39:47
Suponha que 2021 é quando teremos
0:39:51
veículos autônomos, a tecnologia. E
0:39:54
eles são aprovados pelos reguladores para
0:39:57
circular em estradas abertas. Não em
0:40:02
todas. Eles poderia ser cuidadosos, você
0:40:05
sabe, nos primeiros dois anos.
0:40:08
No dia em que os veículos autônomos
0:40:11
elétricos forem aprovados, o
0:40:13
custo de transportes, em uma base
0:40:16
por milhas, será dez vezes mais barato,
0:40:20
com o Transporte Como Serviço, Por Demanda, do que
0:40:24
é possuir um carro com motor de combustão.
0:40:27
Dez vezes, agora, todas as vezes. Eu dizia isso.
0:40:33
Este é o meu trabalho: Disrupção, OK? Então eu
0:40:36
tenho olhado as disrupções... todo o caminho
0:40:38
no passado. Oh! Gutenberg, a impressão!
0:40:42
Quando o primeiro livro foi impresso, a primeira Bíblia,
0:40:46
saiu da prensa de Gutenberg, foi
0:40:49
dez vezes mais barato do que um manuscrito!
0:40:53
Bíblia, 10x, cada vez que houve uma
0:40:57
melhoria de 10x - no custo em um mesmo
0:41:00
produto ou serviço - houve
0:41:02
uma disrupção! Toda vez, que eu saiba, em
0:41:06
nenhum outro caso, nenhum caso, um fator 10x
0:41:09
não levou a uma disrupção. Então, um dia,
0:41:12
em 2021,
0:41:13
isso vai acontecer... O que vamos
0:41:16
fazer quando já possuírmos um carro,
0:41:19
então, você sabe, podemos dirigi-lo por um
0:41:21
tempo. Mas se você vai comprar um
0:41:23
carro novo, em 2021, essencialmente aqui está o que
0:41:26
você vai decidir: eu quero
0:41:29
gastar $10 mil por ano, nos próximos cinco
0:41:32
anos, ou então gastar, Oh! $1000 por ano,
0:41:37
durante os próximos cinco anos?
0:41:40
Certo, quero dizer, essencialmente, você não irá
0:41:42
comprar, no período, um carro. E até mesmo
0:41:44
se você estiver dirigindo, seu
0:41:47
carro existente, mesmo se você estiver dirigindo um
0:41:49
carro que seu tio lhe deu, grátis,
0:41:52
grátis, certo? E mesmo que você já o pagou,
0:41:55
será até quatro vezes mais caro,
0:41:58
em uma base por milha, então
0:42:01
um EV,
0:42:02
quatro vezes menos, será como - espere
0:42:04
um segundo - paguei meu carro e você
0:42:06
tem o custo da gasolina, seguro,
0:42:08
manutenção e assim por diante. Então é quatro vezes
0:42:11
mais caro que usar o
0:42:13
Transporte Como Serviço e, a propósito, eu
0:42:15
não preciso dirigir... Então as pessoas dooam
0:42:18
seus carros... Essencialmente, o que estará
0:42:20
ocorrendo é que a indústria dos carros
0:42:23
usados vai entrar em colapso.
0:42:24
Porque ninguém comprará carros novos.
0:42:26
Não faz sentido comprar carros novos
0:42:29
e, na verdade, eu acho que o que estará
0:42:32
ocorrendo será um valor negativo para carros usados -
0:42:34
negativos - não apenas valor de revenda zero, mas
0:42:38
negativo, então você está evoluindo para
0:42:40
ter que pagar para alguém tirar um carro
0:42:42
da sua mão! Mas veja, as empresas
0:42:45
de carros, elas terão que
0:42:46
competir com duas coisas: carros usadas
0:42:49
valendo zero e EV, que são dez vezes mais baratos...
0:42:53
O que você acha que vai acontecer?
0:42:54
Quem vai comprar um carro novo? Este é
0:42:58
o colapso da indústria automobilística, de
0:43:01
automóveis de motor de combustão. BOOM.
0:43:04
Também é sobre o desaparecimento da
0:43:07
Propriedade Individual de Carros. Agora, a cada
0:43:12
tecnologia, como eu disse, bem sucedida e
0:43:14
certamente com uma diferença de 10x no custo
0:43:17
segue um crescimento em Curvas-S, certo? São
0:43:21
adotadas como Curvas-S, então, essencialmente,
0:43:24
o que modelamos foi, assumindo que 2021 é o
0:43:29
ano em que veículos autônomos são
0:43:31
aprovados, pode ser um ano ou dois depois,
0:43:34
mas seja lá como for, será uma
0:43:37
disrupção de dez anos. Assumindo que é
0:43:40
2021, até 2030, essencialmente, 95% de todos
0:43:46
passageiros transportados o serão por
0:43:48
veículos elétricos autônomos. Até 2030, 95%!
0:43:55
BOOM! Lá vai a indústria de motores
0:43:58
com combustão interna! Você sabe, o
0:44:02
modelo individual de propriedade de carros! Então
0:44:05
vamos ter Carros Como Serviço.
0:44:07
Assim como temos Filmes Como Serviço,
0:44:09
Música Como Serviço, Software Como
0:44:13
Serviço e assim por diante.
0:44:14
Então tem ocorrido a disrupção do motor
0:44:17
de combustão interna e a propriedade
0:44:19
indivídual de carros,
0:44:21
então, se você tem carros que estão circulando
0:44:24
cerca de 40% do tempo,
0:44:27
você vai precisar de menos carros, então o que?
0:44:30
Nós modelamos e o que saiu das nossas
0:44:32
simulações é precisamos que a frota
0:44:36
seja 80% menor, é claro.
0:44:39
Vamos ter 80% menos
0:44:41
carros nas vias, sim! E porque
0:44:43
eles vão estar circulando, sim, então você
0:44:49
sabe o que acontece com o espaço de estacionamento? Foi-se!
0:44:51
O que acontece com o seguro de automóveis?
0:44:53
Deus! certo? E toda uma série de outras
0:44:57
coisas sofrem disrupção. Eu calculei
0:44:59
para Los Angeles. E no espaço de estacionamento
0:45:02
que será liberado, em LA, você
0:45:05
pode colocar três cidades. Vamos,
0:45:09
3 cidades! Bem, então eu quero dizer, eles,
0:45:15
LA, vão querer criar a riqueza de
0:45:18
3 São Francisco? Ou eles vão querer um
0:45:21
deserto no meio de Los Angeles? Então,
0:45:25
basicamente, estas são as decisões que
0:45:27
eles terão que
0:45:30
começar a tomar e, todos nós, vamos ter que
0:45:32
começar a o fazer porque vamos ter
0:45:34
muito espaço vazio, que o estacionamento demandava.
0:45:37
Eu disse que vai desmoronar para novos
0:45:39
veículos porque precisaremos menos
0:45:41
de novos veículos e, isso porque o EV
0:45:45
dura mais... Essencialmente, a fabricação,
0:45:48
a nova demanda por novos veículos estará
0:45:50
caindo 70%! Então, precisamos de 80% menos carros,
0:45:53
que duram mais, precisamos de
0:45:56
70% menos carros!
0:45:57
Então, essencialmente, o que isso significa para
0:46:01
o petróleo, aqui está, sem mim, trata-se tudo da
0:46:06
economia. Isso significa que - isso é tudo
0:46:09
sobre a demanda econômica de petróleo - haverá
0:46:11
um pico, em 2020. E, essencialmente, descerá
0:46:15
a cerca de cem milhões de
0:46:17
barris, por dia e vai cair, de novo,
0:46:19
até cerca de 70 milhões de barris/dia, em 2030.
0:46:23
2030! Então vai cair 30%, então,
0:46:26
muitos dos investimentos que estão sendo
0:46:28
feitos, agora, em petróleo, certo, os quais,
0:46:31
bem,
0:46:33
o óleo explosivo porque, em petróleo, no
0:46:37
negócio, tudo o que você precisa, porque ele é tão
0:46:39
elástico, tanto do lado da demanda quanto no
0:46:41
da oferta, essencialmente, uma sobre oferta no mercado
0:46:44
de dois milhões de barris, como nós
0:46:47
aprendemos em 2014, pode provocar a ruptura do
0:46:50
mercado! Aquele crash dos preços ocorrerá
0:46:53
do mesmo modo em 2021, assumindo que os
0:46:55
veículos autônomos serão aprovados 2021. Então
0:46:59
o preço de equilíbrio será de
0:47:02
25 dólares, de modo que qualquer óleo produzido,
0:47:06
que não pode competir com US$25, essencialmente,
0:47:09
é inviável.. Inviável. E ocorrerá que
0:47:13
'encalhará'. Qualquer óleo, que não possa competir
0:47:16
à US$25 não será vendável! BOOM! Certo?
0:47:19
Agora, se você olhar para o petróleo sendo produzido,
0:47:22
ele não pode competir. Essencialmente, os de águas profundas:
0:47:26
acabou. O alvorecer dos óleos de xisto é interrompido porque
0:47:32
eles não podem competir com US$25. Então,
0:47:35
essencialmente, o óleo convencional será
0:47:37
o único óleo que pode sobreviver nestas condições
0:47:40
de mercado, porque pode competir à
0:47:42
US$25. Então toda a geopolítica do petróleo
0:47:46
irá mudar e, você sabe, dependendo de
0:47:49
onde você está neste mercado.... Mas,
0:47:51
essencialmente, a disrupção dos preços
0:47:54
acontecerá tão cedo quanto 2021 ou 2022.
0:47:57
E, portanto, todos os ativos, o que
0:48:01
significa, todas as refinarias,
0:48:04
oleodutos e assim por diante, associados aos
0:48:08
óleos caros também serão
0:48:10
inviáveis. Agora, quais seriam?
0:48:12
Oh! Grandes personalizações: foram embora. Mas sobre
0:48:21
quais oleodutos falamos? Quais gasodutos irão
0:48:23
'encalhar'? Alguém? Alguém?
0:48:29
Então, qualquer 'pipeline'... Eu deveria
0:48:34
denominar o que sai do Canadá?
0:48:38
Basicamente acabou, certo? Porque esse óleo
0:48:41
vai desaparecer, irá
0:48:42
'encalhar'. Qualquer coisa de Bakken,
0:48:45
essencialmente, vai ser duto de petróleo 'encalhado'.
0:48:48
E isso irá acontecer nos próximos
0:48:50
5 anos, não em 20! Então se
0:48:53
você está investindo, em uma base de 10 anos, bem
0:48:56
você sabe, verifique se está OK, certo? A última
0:48:59
disrupção sobre a qual eu vou falar
0:49:01
é solar. Solar é apenas uma tecnologia,
0:49:06
como tudo. E o que eu digo,
0:49:08
para mim, estas são tecnologias e, você
0:49:10
sabe, eu passei algum tempo na
0:49:13
Dinamarca, dias atrás. Por qualquer razão
0:49:16
que seja na Dinamarca, em
0:49:20
Copenhague,
0:49:22
agora Copenhague é 3 graus ao sul de
0:49:26
- não, Juneau Alaska, certo? - e esta escola
0:49:30
gera 50% de sua demanda de energia anual
0:49:35
com energia solar, na Dinamarca! Então,
0:49:40
você sabe, a desculpa, é que: 'bem, nós
0:49:42
não temos sol suficiente' ou algo assim.
0:49:44
Não, na verdade.
0:49:47
Há tantas provas,
0:49:50
no verão, o que você está fazendo?
0:49:51
Certo, 50%. Você vê o equipamento solar
0:49:55
aqui? Onde estão? São as
0:50:01
paredes!
0:50:02
São, as paredes, essencialmente. São
0:50:04
integradas. São as paredes
0:50:05
que são coletores solares! O edifício inteiro é uma
0:50:08
planta de energia solar. É linda, não é?
0:50:13
Yeah! Então, você sabe, que não importa se
0:50:16
você está em obras de energia solar no Alasca, ela é
0:50:19
muito barata. Desde os anos 1970, em 1970
0:50:24
era cem dólares, para o que
0:50:26
agora é 30 centavos que é uma melhoria
0:50:30
de 300 vezes, desde lá. O que significa
0:50:32
que diminuiu por cerca de 11,5% a cada
0:50:36
ano, desde 1970, a cada ano!
0:50:39
Essencialmente você conhece a propaganda:
0:50:42
ela não pode continuar a cair rápido.
0:50:44
Adivinhe o que acontece? Continua a diminuir...
0:50:47
Além disso, sem rupturas, isso é
0:50:51
apenas o crescimento do custo da energia solar e
0:50:54
apesar de todos vocês saberem que existe uma
0:50:57
imprensa negativa e tudo isso,
0:50:59
a base instalada Solar duplicou
0:51:03
a cada dois anos desde o ano 2000, isso
0:51:05
é em uma base global, que é, basicamente, um
0:51:10
crescimento composto de 40% ao ano!
0:51:13
Dobrou a cada 2 anos desde o ano
0:51:16
2000! Agora, solar era, sobre todas as fontes,
0:51:19
1,5% da geração. Então lembre-se
0:51:21
aquele nada, 1 automóvel de motor de
0:51:24
combustão interna, no meio daquela rua,
0:51:26
em Nova York, é cerca de 1%!
0:51:29
Agora, se continuar a duplicar, e
0:51:31
está dobrando a cada 2 anos, por quanto tempo,
0:51:34
quantos anos até a energia solar ser 100%
0:51:37
da geração mundial de
0:51:40
energia? Vamos fazer os cálculos. Então, o que é
0:51:42
1,5% dobrará, a cada dois, dois
0:51:45
anos! 3%, 6%
0:51:48
12%, 24%, 48%, 96%! 6 duplicações! Por favor
0:51:55
diga que eu estou errado, por alguns anos. 7 duplicações,
0:51:58
isso é 14 anos. Então, essencialmente, até 2030
0:52:02
ou pouco mais, solar, se continuar crescendo
0:52:05
assim e, lembre-se das Curvas-S,
0:52:07
exponenciais, será 100%
0:52:10
da geração mundial de energia!
0:52:13
Certo
0:52:14
pode realmente fazê-lo, quero dizer, você pode fazer
0:52:16
qualquer coisa em uma planilha, mas vamos deixar
0:52:18
você saber, vamos ver os fatores econômicos.
0:52:21
Vamos calcular as tendências em energia
0:52:24
convencional versus solar. Tudo de energia
0:52:28
convencional, notem, de gás, carvão e assim por diante,
0:52:31
tem subido cerca de 6 até 16 vezes,
0:52:34
desde 1976! Até 16 vezes de aumento, enquanto
0:52:39
a solar caiu praticamente 300 vezes, certo?
0:52:42
Então, quando você compara isso, desde 1970,
0:52:45
a solar melhorou cerca de 5.000 vezes
0:52:50
versus petróleo e gás natural.
0:52:53
Cerca de 1.800 vezes
0:52:55
versus carvão e novamente eu disse solar
0:52:58
é uma tecnologia. Ela vai continuar caindo.
0:53:00
Você sabe que, estivemos falamos sobre essa
0:53:04
coisa chamada Paridade de Rede, certo? E 'God
0:53:07
Parity'? É o ponto em que a energia solar,
0:53:09
no telhado, tem a mesma taxa ou,
0:53:12
ainda, é mais barata do que seria a
0:53:16
do sistema centralizado. E, você sabe o que é importante.
0:53:19
De acordo com o Deutsche Bank, até o final
0:53:21
deste ano, 2017, solar será a principal, a
0:53:26
menor paridade de rede em 80% dos mercados
0:53:28
globais! O que não é ruim para uma indústria
0:53:31
em crise, certo? Em 80% do mercado mundial
0:53:34
solar será igual ou inferior à taxa do sistema centralizado.
0:53:39
Então, é apenas uma questão de economia. Vai
0:53:42
acontecer, certo? E o que muitas
0:53:44
pessoas não estão falando é que
0:53:47
as empresas estão indo para energia solar porque
0:53:50
faz sentido econômico. De acordo com PwC,
0:53:53
69% das empresas estão ativamente
0:53:57
buscando a solar, porque é mais barata.
0:54:02
Isso não significa que eles vão
0:54:04
comprar agora mas, pelo menos, está em
0:54:06
consideração em empresas como
0:54:09
a Apple - está indo a 2%. E o Facebook e,
0:54:11
você sabe, Amazon, IKEA e assim por diante.
0:54:13
Porque faz sentido econômico.
0:54:15
Porque quando você é a Apple e você tem
0:54:18
Data Center's, seu maior custo, em um Data
0:54:21
Center, é o que? A energia. E alguém pode dizer
0:54:24
que eles vão te dar a mesma
0:54:26
taxa, a mesma taxa, por 25 anos!
0:54:30
Nada positivo para a Apple ter 1%
0:54:33
solar. Faz todo o sentido e
0:54:36
até mesmo, você sabe, esse é Mandalay Bay
0:54:38
Casino que, essencialmente, colocou energia solar
0:54:41
em todo o seu telhado, que gera 25%
0:54:44
de sua energia e eles querem
0:54:46
sair da rede, quero dizer, eles querem,
0:54:49
basicamente, comprar no mercado aberto porque
0:54:51
eles, como vocês, sabem que podemos comprar energia solar,
0:54:53
hoje, que é mais barato, você sabe,
0:54:55
do que estamos pagando à rede. E assim,
0:54:58
por causa disso, porque estamos na paridade
0:55:00
de rede, em tantos mercados, a Curva-S
0:55:03
pode realmente acelerar. Pode ir
0:55:05
além dos 40%!
0:55:09
Eu estou visitando um novo termo, OK? Eu chamo de
0:55:13
Parceria com Deus, não muito bom... Agora, o que é isso,
0:55:16
essencialmente? Quando o custo da energia solar,
0:55:21
no seu telhado, sem subsídio, cai abaixo
0:55:24
do custo da transmissão. Então pense,
0:55:27
esse custo de transmissão, que é
0:55:29
em qualquer lugar de sete a doze centavos,
0:55:32
mais ou menos. Qualquer coisa gerada centralmente,
0:55:35
certo, chame-a nuclear, você nomeia o que quer que seja,
0:55:39
qualquer coisa, mesmo que eles possam gerar a custo
0:55:41
zero, o que não é possível, mas se eles
0:55:45
forem para o CERN, para a Suíça, e eles trouxerem
0:55:48
essa 'partícula de deus' e eles forem capazes de
0:55:50
gerar energia a custo zero, quando você adiciona a isso 7
0:55:54
a 12 centavos, para transmissão, você ainda
0:55:58
não vai poder competir com
0:56:00
a auto-geração! Aí faz sentido
0:56:02
aquilo que eu chamo de Parceria com Deus, naquele
0:56:05
ponto e isso é, apenas: (geração solar) mais
0:56:08
(armazenamento solar) e, até 2020, em
0:56:11
lugares como o Colorado, você será capaz de
0:56:15
gerar energia solar, sem subsídio, a 4
0:56:17
centavos, quatro centavos, no telhado!
0:56:22
BOOM! Da geração centralizada. Acabou! Será
0:56:25
obsoleta porque haverá
0:56:28
muita geração, em casas, em negócios,
0:56:30
nos shoppings, estacionamentos e assim por diante.
0:56:34
E assim por diante. Porque fará
0:56:36
sentido econômico. Porque quando o Sol
0:56:39
brilha - e eu acho que brilha aqui algo como
0:56:42
2.000 horas por ano - essencialmente, não
0:56:45
há forma mais barata de geração de energia
0:56:48
do que o sol no seu telhado, ok? Então,
0:56:51
essencialmente, a extensão da rede, certo?
0:56:55
Qualquer geração centralizada, essencialmente,
0:56:58
não pode competir com a auto geração. E
0:57:00
mesmo quando você adiciona o custo do armazenamento,
0:57:03
que está diminuindo em cerca de 20%,
0:57:05
em 2020, você poderia comprar
0:57:08
armazenamento solar a cerca de sete centavos.
0:57:12
7 centavos! Então solar mais armazenamento será
0:57:15
ainda inferior ao custo de
0:57:18
transmissão! Nesse ponto
0:57:21
todos, em todos os lugares, o farão por
0:57:24
egoísmo, você sabe, quando você tomar a
0:57:26
decisão econômica egoísta, será
0:57:29
instalar solar. E isso vai
0:57:31
acontecer em 2020, isso é, em apenas 3 anos.
0:57:33
E é quando, basicamente, a curva,
0:57:36
a Curva-S realmente acelera. Porque
0:57:38
será quando o interesse econômico
0:57:40
egoista de todos será ter solar. Então cada
0:57:43
casa, empresa, armazém,
0:57:45
fábrica e assim por diante, vai ter energia solar.
0:57:48
Porque será do seu melhor
0:57:49
interesse econômico egoísta.
0:57:52
Agora, o que pode acontecer em cidades que não podem
0:57:55
gerar 100%? Não estou
0:57:58
dizendo que as pessoas vão sair
0:57:59
da rede. A maioria de nós não pode gerar tudo
0:58:02
que precisamos mas, essencialmente, será
0:58:05
uma rede distribuida, como a Internet é.
0:58:07
Será uma Internet de Energia. Uma
0:58:09
Internet de Energia Solar e Internet de
0:58:11
Baterias. O que acontece com os Data Center's,
0:58:14
fundições de alumínio e assim por diante? Bem, nós
0:58:16
ainda precisamos da rede elétrica. O que
0:58:19
acontecerá em qualquer geração em grande escala
0:58:21
é que, essencialmente, estamos caindo abaixo de
0:58:25
quatro centavos por kilowatt-hora, na energia solar,
0:58:28
você sabe. E apenas para lhe dar uma ideia:
0:58:30
solar à cerca de 5,8 centavos é
0:58:34
equivalente a gás à 5, e é
0:58:39
equivalente a óleo a 10 centavos.
0:58:40
Boa sorte se concorrendo com solar, certo? E
0:58:43
ela está em 4,8 centavos agora!
0:58:45
Já estamos abaixo disso,
0:58:47
na verdade. Em Dubai, eles anunciaram solar a
0:58:52
3 centavos. Energia solar a 2,99
0:58:56
centavos! Que é metade dos 5,8, certo?
0:58:59
E em Dubai, em Abu Dhabi, eles
0:59:01
anunciaram 2,4 centavos por
0:59:03
kilowatt hora. 2,4 centavos!
0:59:05
Eu falei com um CEO de utilidades
0:59:08
que acabara de assinar um acordo de 3 centavos.
0:59:10
E ele me perguntou: você acha que eu paguei
0:59:13
demais?
0:59:14
Então não, não, não me escute, em 2009, quando eu
0:59:18
publiquei um livro chamado Trilhões em Energia Solar,
0:59:20
onde eu disse que a energia solar estaria
0:59:23
abaixo de 3,5 centavos em torno de 2020.
0:59:25
E o que as pessoas me disseram? Sim, o que?
0:59:30
Você está 'fumando algo', certo?
0:59:34
Isso foi em 2009 e adivinhe?
0:59:35
Nós já ultrapassamos o que soou
0:59:39
louco em 2009, quando a energia solar estava a 30
0:59:43
centavos! Mas tudo o que era necessário era calcular
0:59:45
a curva de custo, tanto da energia solar, como dos custos
0:59:48
de capital, certo? Assim, a 3 centavos
0:59:52
não há nada que possa competir com
0:59:55
uma rede elétrica solar. A esse custo, nem gás,
0:59:59
nem nada. Nada pode competir com energia solar
1:00:03
em 0,03. Então, considerando o período recente da história,
1:00:07
ocorre que, qualquer novo
1:00:10
investimentos têm que ir para solar. Porque qualquer
1:00:15
outro investimento será
1:00:17
desperdiçado. Qualquer um, em nuclear, em carvão,
1:00:21
em gás natural estará 'encalhado', em qualquer
1:00:24
lugar onde você tem o sol do jeito que
1:00:27
você tem aqui. Não apenas no
1:00:30
deserto e não apenas a energia solar que
1:00:35
algumas pessoas estão dizendo. Oh, e sobre
1:00:38
armazenamento, eu só posso gerar
1:00:40
de dia. E de noite?
1:00:41
Bem, adivinhe o que a Tucson Electric acaba de
1:00:45
anunciar? Armazenamento mais energia solar a
1:00:48
0,045 centavos. 4,5 centavos! Acabou...
1:00:53
Todo o resto indo para solar
1:00:57
distribuída! Pela
1:00:59
economia vai absorver tudo,
1:01:01
porque vai ter sentido econômico.
1:01:04
E isso vai acontecer, na maioria dos
1:01:06
lugares, até 2020! Já
1:01:08
aconteceu em lugares como a Austrália.
1:01:10
A energia solar residencial, na Austrália, está
1:01:14
em 25% dos lares. 25% das casas, na Austrália,
1:01:17
tem energia solar. O equivalente, aqui
1:01:19
seria 20 milhões de casas, hoje. Na
1:01:23
Austrália o custo da transmissão é de 12 centavos.
1:01:27
O da solar é de 7 centavos.
1:01:28
Então o conceito de 'Parceria com Deus' que, novamente,
1:01:30
soou louco há três anos, já está
1:01:33
aqui. Significa que já está
1:01:34
acontecendo e, em alguns mercados ao redor do
1:01:37
mundo e, claro, os Fornecedores para Pico
1:01:40
já estão obsoletos
1:01:41
Você sabe que os Fornecedores para Pico geram a 20, 40 ou
1:01:44
70 centavos. E quando solar mais
1:01:46
armazenamento é 4,5 centavos, você
1:01:50
sabe, que isso é pura economia, certo?
1:01:51
Não faz sentido ter Fornecedores para Pico,
1:01:54
não mais.
1:01:54
Então deixe-me deixar-me encerrar e deixe-me
1:01:58
voltar do futuro. Estamos em 2017 e nós temos
1:02:01
que muitas das tecnologias de que eu estou
1:02:05
lhes falando ainda tem 1 a 2%
1:02:08
do mercado, mundialmente.
1:02:12
Em alguns países, como a Alemanha, é 50%
1:02:15
ou 30%. Na Austrália o uso
1:02:17
residencial é de 25%. Mas, globalmente,
1:02:19
é cerca de 1,5%. Percentagem
1:02:21
que leva os analistas 'mainstream' (principais) a
1:02:23
dizer que não vai acontecer em breve. Mas
1:02:26
as razões economicas já estão aqui.
1:02:29
A economia solar não subsidiada já está
1:02:32
aqui. E isso não é uma transição em
1:02:37
energia. É uma disrupção
1:02:41
tecnologica. E vai acontecer muito,
1:02:43
muito rapidamente. E o ponto de inflexão
1:02:47
será próximo de 2020. E então, será para
1:02:50
ambos: energia e transporte. Obrigado
1:02:54
[Aplausos]
1:03:02
Obrigado
1:03:05
Obrigado