Imagens em detalhes (Clique para ampliar):
GM vai cancelar modelos e cortar produção e empregos na América do Norte
DETROIT/WASHINGTON (Reuters) - A General Motors anunciou nesta segunda-feira que vai cortar a produção de modelos com vendas fracas e demitir pessoal na América do Norte, diante de um mercado estagnado para sedãs movidos a gasolina, em uma reestruturação que vai levar mais investimento para veículos elétricos e autônomos.
O anúncio marca a maior reestruturação da maior montadora de veículos da América do Norte desde que foi resgatada pelo governo dos Estados Unidos uma década atrás.
O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou os riscos políticos que a GM enfrenta, ao exigir que a montadora encontre um novo veículo para construir em Ohio e revelar que disse à presidente-executiva da GM, Mary Barra, estar insatisfeito com a decisão da montadora de cortar a produção numa fábrica em Ohio. Ohio será um Estado-chave na campanha presidencial de 2020.
"Nós não gostamos", disse Trump. "Este país fez muito pela General Motors, é melhor voltarem para lá."
["É a economia, estupido." vale mais do que nunca...]
Fábricas norte-americanas sinalizaram possível cortes de quase 15 mil empregos se necessário para se manterem fortes à medida que investem em novas tecnologias e novos negócios, como os serviços de robô-táxi.
[Retaliação: tarifas aço importado?]
As pressões de custo sobre a GM e outras montadoras aumentaram. A companhia disse que as tarifas sobre o aço importado, impostas no começo do ano pelo governo Trump, custaram 1 bilhão de dólares.
As ações da GM provocaram a ira de figuras políticas de ambos os lados da fronteira entre EUA e Canadá, e dos principais sindicatos norte-americanos.
(...)
A GM planeja interromper a produção no próximo ano em três fábricas: a de carros de passeio em Ohio; o complexo Detroit-Hamtramck em Detroit; e o complexo de montagem de Oshawa, Ontário, perto de Toronto.
Também vai parar vários modelos montados nessas fábricas, incluindo o Chevrolet Cruze, o híbrido Chevrolet Volt, o Cadillac CT6 e o Buick LaCrosse.
O carro compacto Cruze será descontinuado no mercado dos EUA em 2019.
As fábricas em Baltimore, Maryland, e a de Michigan correm risco de fechamento.
A empresa disse que também fechará duas fábricas fora da América do Norte, mas não detalhou.
(...)
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Vida Digital CBN - Pedro Doria
Carros autônomos do Google vão entrar em operação nos EUA
O serviço vai funcionar como um aplicativo de carona, e vai entrar em operação até o final do ano na cidade de Phoenix, no Arizona. A empresa Waymo, do Google, vai contar com 100% de carros plenamente autônomos, ou seja, sem motorista. Alguns modelos de veículos vão contar com 'chaperones', pessoas que ficarão de frente para o volante e poderão assumir em caso de emergência. A ideia também é deixar os usuários mais confortáveis em ocupar o veículo.
DURAÇÃO: 00:08:52
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ford monta um novo de negócio de carros autônomos em Miami
A empreitada, embora ainda pequena, é uma abordagem única da empresa na corrida dos carros autônomos e tem expectativa de lançamento para 2021
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
PARECE QUE ADIANTAREMOS (antes de 2030...)
DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba -
A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.
==>>> Infográficos e Legenda, Português, do vídeo
#CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Elon Musk: +20anos TerCarro = TerCavalos
Elon Musk: "Em 20 anos, andar de automóvel será tão antiquado como ir ao trabalho à cavalo"
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS)
___________________
Era Abundância: TRANSIÇÃO com ou sem "Idade Média"?
A Implosão da Excessiva Concentração de Poder e Riquezas [1] da Última Fase da Era Industrial (PAX Industrial):
- provocará Conflitos, Inseguranças e Sofrimentos similares à Transição da Era Agrícola para a Abundância (relativa) da era Industrial?
OU
- aprenderemos a lição (aquela que "sabemos de cor, só nos resta aprender") e Construiremos - com Empatia e Racionalidade - uma Transição com Minimização de Conflitos, Inseguranças e Sofrimentos?