Clique na Imagem: Ampliar
Custo Geração Energia por Fonte?
No Brasil, a eletricidade é produzida por diversas fontes, e saber o custo de produção de cada uma delas é importante, sobretudo, para as indústrias que pretendem investir em uma fonte própria de geração de energia elétrica.
Porém, nos últimos anos, a discussão acerca da sustentabilidade e o estudo de novas práticas de produção que causem menor impacto à natureza ganharam a atenção também de grande parte da população.
Práticas simples para economizar energia em casa, por exemplo, fazem parte das estratégias adotadas para repensar os hábitos de consumo e, assim, proteger a natureza.
Segundo pesquisas recentes, até 2025, o país terá que produzir cerca de 200 terawatts-hora (TWh) de eletricidade, o que significa quase um terço a mais comparado a produção atual.
Se no país a maior parte da energia produzida provém de hidrelétrica, reflita sobre a seguinte pergunta: você conseguiria imaginar quanto custaria, em reais, construir uma hidrelétrica? E os custos com a produção de energia a partir dela?
Continue lendo e entenda melhor sobre os custos de geração de energia por fonte.
Clique na Imagem: Ampliar
Clique na Imagem: Ampliar
Clique na Imagem: Ampliar
Clique na Imagem: Ampliar
Clique na Imagem: Ampliar
Clique na Imagem: Ampliar
Amigos da Corte ?!:
Governo avalia leilão para substituir térmicas a óleo no Nordeste por usinas a gás
2 DE AGOSTO DE 2018
Começa processo de substituição de térmicas a óleo por gás natural
30/08/2019
Substituição pelo ?! gás natural e pelo carvão ?! é a tônica em processo iniciado pelo governo
@ https://clickpetroleoegas.com.br/comeca-processo-de-substituicao-de-termicas-a-oleo-por-gas-natural/
Clique na Imagem: Ampliar
VER TAMBÉM:
#TaxarOSolNao #GovernoIndustrial C.Q.D. "É a Economia, Estúpido". E não a Ideologia / Partido Político no 'Puder'.. Trata-se de qual Lobby tem mais Influência nas Burocracias Estatais
DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.
Belo Monte quer usina térmica para suprir baixa geração
[Belo Monte: parte de Projeto dos Militares (Hidroelétricas na Amazônia), implantado pelos Governos Petistas (Lobby [1] não tem Ideologia ou Partido...)]
Depois de *gastar R$ 40 bilhões para erguer a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, um projeto que desde o início teve a sua viabilidade financeira questionada por causa da forte oscilação do nível de água do Rio Xingu*, a concessionária *Norte Energia, dona da hidrelétrica*, quer agora autorização para *construir usinas térmicas - mais caras e poluentes - nos arredores da hidrelétrica, para complementar sua geração de energia*.
(...)
Norte Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), ou seja, uma empresa que tem como único objetivo construir e explorar a hidrelétrica de Belo Monte, pelo prazo de 35 anos. *Seus sócios são a estatal Eletrobrás, que detém 49,98% da operação, os fundos de pensão Petros, da Petrobrás, e Funcef, da Caixa (com 20%, no total), e as empresas Neoenergia, Vale, Sinobras, Light, Cemig e JMalucelli. Juntas, elas querem agora mudar sua própria natureza para investir em outros empreendimentos.*
*A justificativa central da concessionária é que a sua barragem principal, estrutura que responde por mais de 98% da capacidade de geração - são 11 mil megawatts, contra apenas 233 MW da barragem complementar -, tem de ficar completamente desligada por um período de cerca de cinco meses, todos os anos, por causa da baixa vazão do Rio Xingu*.
A seca no Xingu se concentra nos meses de julho a novembro.
Com pouca água correndo, as máquinas são desligadas, sob o risco de entrarem em pane.
*Não é por acaso que, apesar dos 11.233 MW de potência, Belo Monte entrega, efetivamente, uma média de 4.571 MW por ano.*
(...)
@ https://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/12/2019/belo-monte-quer-termica-para-suprir-baixa-geracao
NOTAS:
[1] lobby
/'lɑbi/
substantivo masculino
1.
ARQUITETURA
amplo salão ou vestíbulo na entrada de um hotel, teatro ou de qualquer prédio extenso.
2.
POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA)
atividade de pressão de um grupo organizado (de interesse, de propaganda etc.) sobre políticos e poderes públicos, que visa exercer sobre estes qualquer influência ao seu alcance, mas sem buscar o controle formal do governo; campanha, lobismo.
"a preservação da Amazônia deve-se, em parte, ao l. de ecologistas"
Nenhum comentário:
Postar um comentário