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Buscando sua ajuda - Um Futuro com um Trabalho Mais Humano
Todo mundo parece estar falando sobre a natureza mutável do trabalho. A principal mudança dominando a atenção de todos? Automação, especialmente a automação mais sofisticada habilitada pela IA e aprendizado de máquina. Infelizmente, o futuro do trabalho das conversas, hoje, é inevitavelmente enquadrado como “ganha-perde”, um jogo de soma zero - fábricas sem trabalhadores, veículos sem motorista, o fim dos empregos de colarinho branco “à prova de robôs” - com empresas e trabalhadores lutando uns contra os outros. As empresas ganham implementando tecnologia, para cortar custos e reduzir o número de funcionários, e os trabalhadores perdem quando robôs e aprendizagem de máquina assumem seus empregos.
Acreditamos que esse enquadramento ganha-perde é equivocado. À medida que as empresas continuam a enfrentar pressões de desempenho crescentes, os ganhos de eficiência da automação e de outras tecnologias não proporcionam uma adequada melhoria contínua de desempenho. Continuar concentrando-se principalmente em fazer as coisas de maneira mais rápida e barata não apenas leva a retornos decrescentes, mas também desperdiça a oportunidade de realocar capacidades humanas - a força de trabalho - para se concentrar em atividades que criem novo valor.
No entanto, em um futuro de intensa competição e condições em rápida mudança, encontrar maneiras de criar um novo valor é um imperativo. E os trabalhadores - com seu potencial de curiosidade, criatividade, imaginação, empatia e desenvoltura - são capazes de desenvolver continuamente novas maneiras de criar novos valores. Longe de um futuro sem trabalhadores, vemos os trabalhadores humanos como chave para o sucesso. Nossa hipótese: um futuro sustentável do trabalho será um ganha-ganha, bom para a empresa e bom para o trabalhador, porque tem o potencial de criar muito mais valor no mercado e para o trabalhador. Eu escrevi sobre esta oportunidade e imperativo com Cathy Engelbert aqui [1].
No entanto, para ser claro, não estamos falando sobre funcionários estritamente "re-habilitados" ('re-treinados'), para que possam realizar tarefas rotineiras remanescentes, com eficiência e confiabilidade. Tampouco estamos falando sobre “aumentar” a capacidade do trabalhador, treinando-os sobre como usar os dados e a análise, gerados pela inteligência artificial, para realizar suas tarefas rotineiras restantes com mais eficiência.
Estamos falando em recuar, em um nível fundamental, para redefinir o trabalho de modo a desviar os funcionários das tarefas rotineiras para concentrar seu tempo e esforço na ação sustentável e criativa de solução de problemas e na identificação de oportunidades, de maneira a agregar mais valor às partes interessadas (sejam clientes, fornecedores ou “clientes” internos atendidos por funções de suporte, como TI ou Recursos Humanos). À medida que este trabalho for redefinido, haverá a necessidade de extrair as capacidades mais amplas que todos os seres humanos têm como curiosidade, imaginação e empatia, em vez de se concentrarem em habilidades estritamente definidas.
Nós precisamos da sua ajuda
Libertar esse potencial humano para criar valor vai exigir a redefinição do trabalho que os humanos estão realizando. Assim, à parte da tecnologia, como primeiro passo, estamos procurando alguns bons exemplos de onde uma empresa (ou unidade de negócios ou função) redefiniu, ou está tentando redefinir, o trabalho de sua organização. Especificamente, estamos interessados em casos em que o trabalho rotineiro e estruturado de um grupo foi deliberadamente reconsiderado e transformado em trabalho que explora a criatividade, a curiosidade, a imaginação e a empatia da força de trabalho para criar novos valores para clientes internos ou externos. Novamente, não estamos particularmente preocupados se essa transformação foi precipitada pela nova tecnologia ou não.
Estamos simplesmente procurando histórias de onde o trabalho altamente estruturado foi feito mais fluido e criativo para uma força de trabalho de alguma escala, e ideal para trabalhadores operacionais, em vez daqueles tipicamente considerados "trabalhadores do conhecimento". Estamos particularmente interessados em empresas grandes e tradicionais, em vez de start-ups ou unicórnios de tecnologia. Apenas para torná-lo ainda mais desafiador, gostaríamos especialmente de encontrar exemplos em que essa redefinição de trabalho levaram a uma melhoria de desempenho tangível em termos de valor gerado ou impacto alcançado (não apenas fazendo algo mais rápido ou mais barato).
Você tem alguma sugestão de organizações que devemos investigar? Nós adoraríamos ouvi-los. Entre em contato e nos avise (você pode comentar aqui ou enviar uma mensagem) - estamos ansiosos para começar a fazer mergulhos profundos para explorar essa vantagem emergente e precisamos da sua ajuda. Há uma grande oportunidade por aí e queremos inspirar mais executivos a buscar isso.
TRADUÇÃO DE:
Posted by John Hagel III on March 29, 2018 | Permalink
http://edgeperspectives.typepad.com/edge_perspectives/2018/03/seeking-your-help-a-future-for-more-human-work.html
[1] Havard Business Review - Tecnology
Cumprir a Promessa da IA Requer Repensar a Natureza do Próprio Trabalho
by Cathy Engelbert and John Hagel IIIDECEMBER 18, 2017
Em todos os lugares, hoje, as notícias nos confrontam com medos profundamente arraigados de IA e automação. A cobertura muitas vezes se concentra na perda de emprego e agitação social que são visto como prováveis, a seguir.
Esses medos não são infundados: os gerentes de todos os setores têm metas de custo e a tecnologia permite que tarefas de menor valor passem de pessoas para máquinas. O último filme do ano, Hidden Figures (Figuras Ocultas) ilustra vividamente a mudança para outra era, onde os computadores humanos da NASA enfrentaram a substituição.
Mas acreditamos que uma obsessão principalmente pelo potencial da tecnologia para cortar custos é mal orientada. Não por causa das implicações sociais, mas porque achamos ruim para o negócio. De fato, os interesses das empresas e dos trabalhadores estão mais alinhados. A promessa dos avanços de hoje não é apenas eficiência - estão desencadeando a criação e captura de valor em um tempo de crescente pressão por desempenho. Mas isso vai exigir a execução de uma mudança fundamental na natureza do trabalho.
Conforme as máquinas fazem mais do que antes era feito por humanos, empresas e pessoas que prosperarão não serão aqueles que investirem corretamente nas próximas habilidades restritas, mas quem cultivar a capacidade de seus trabalhadores para aprender mais rápido. Isto é verdadeiro tanto para os “trabalhadores do demonstrativo financeiro” como para a 'economia gig' (“Freelance Economy“ ou “Economia sob Demanda”). Conforme a meia-vida das habilidades específicas diminui e as máquinas tornam-se proficientes em tarefas que incluem até a tomada de decisões, então as capacidades fundamentalmente humanas tornam-se mais importantes: empatia, curiosidade, criatividade, imaginação, inteligência emocional e social, liderança e desenvolvimento de outras pessoas.
Ao repensarmos o trabalho, o foco de todos os trabalhadores deixará de ser as tarefas rotineiras. Antes, tipicamente, era reserva de um subconjunto dos trabalhadores inovar e aumentar constantemente o valor para os clientes, ao longo do tempo. No futuro, as organizações que prosperarão serão preenchidas com curiosos aprendizes que tragam propósito ao trabalho, descubram novos conhecimentos, enfrentem desafios inesperados, e são capacitados para [empowered] (e dos quais se espera) fazer muito mais do que executar tarefas.
E assim os líderes focados em otimizar e automatizar tarefas veem apenas metade do cenário. A questão mais compensadora é: como podemos inventar maneiras fundamentalmente mais valiosas de trabalhar?
Sem repensar o trabalho, as empresas enfrentarão uma lacuna de descoberta e criatividade. Otimizado para eficiência em vez de descoberta e experimentação, suas inovações e crescimento irão parar. Fechar essa lacuna não é simplesmente uma questão de programas de treinamento para o conhecimento existente. A necessidade real é de aprender a criar novas conhecimentos no próprio local de trabalho, à medida que os trabalhadores enfrentam cada vez mais situações que nunca vieram à tona antes. Como poderíamos redesenhar nossos ambientes de trabalho para acelerar esse tipo de aprendizagem no trabalho?
Há uma tensão genuína aqui. Os executivos de hoje devem fazer escolhas inteligentes enquanto Automação e Inteligência Artificial criam eficiências massivas. Nossa própria organização usa Automação de Processos Robótica e auxilia clientes com isso, e estamos muito conscientes das opções para substituir o trabalho por capital (atualmente barato).
As empresas que navegarão bem nessa tensão serão as que focam todos em como criar mais valor para os clientes e para o negócio. Máquinas podem projetar primorosamente para especificações, mas no futuro previsível, a melhor maneira de diferenciar e crescer a receita é combinando tecnologia com engenhosidade humana, empatia e criatividade.
Ao encararmos o trabalho do futuro, como passamos do "aqui" para o "lá"? Pequenos movimentos, inteligentemente feitos, podem colocar grandes coisas em movimento:
- Envolva os funcionários como colaboradores essenciais à medida que você explora como e onde o trabalho é feito. Milhões de pessoas hoje já estão comprometendo bilhões de horas, gratuitamente, através de locais distantes, para co-criar produtos e serviços que lhes interessam. Por quê eles não fariam o mesmo para o seu próprio futuro? Para que isso seja bem sucedido, os líderes tem que realmente acreditar nisso. Redesenhar com sucesso o trabalho do futuro - quem, onde e como do que é feito - só pode acontecer se você realmente vê o talento como um ingrediente essencial na vantagem competitiva, não apenas como um custo.
- Crie uma experiência de trabalho inteira que acelere a melhoria de desempenho. Isso vai muito além de pedir aos trabalhadores suas ideias. Escolha um único trabalho da linha de frente do ambiente, que é fundamental para o desempenho, e desafie os trabalhadores de lá com um objetivo intencional ou pergunta. Usando uma abordagem sistemática, crie o espaço para que façam experimentação. Acompanhe as principais métricas de desempenho, particularmente aquelas relacionadas ao valor entregue, em vez de apenas o custo da entrega e interaja conforme você aprende.
- Repense suas conversas sobre eficiência. Escusado será dizer que as empresas precisam ser inteligentes com seu dinheiro; nós decididamente não estamos defendendo decisões financeiras desperdiçadoras ou imprudentes. Como Tom Friedman já disse, se uma máquina pode fazer isso, uma máquina vai fazer isso, e não faz sentido lutar contra. Mas focar excessivamente em redução de custos é insustentável. Quantas empresas fizeram cortes para crescer sem sustentar pelo menos uma dose igual de inovação? Então, use as conversas sobre eficiência para conduzir discussões estratégicas sobre qualidade, reputação e valor para o cliente. Qualquer CFO analisará várias maneiras de reinvestir Capital Financeiro. Por que não faríamos o mesmo com o Capital Humano?
Capturar a enorme oportunidade dos avanços de hoje não será simples. Mas vamos tornar mais penoso para nós mesmos se continuarmos obcecados com a eficiência escalável.
A maior questão de negócios, econômica e de políticas públicas é que devemos repensar o trabalho e ajudar as pessoas a cultivar as capacidades necessárias para ter sucesso neste novo tipo de trabalho. Até que os empregadores possam ajudar as pessoas a fortalecer a agilidade e a paixão, continuaremos a ter uma lacuna de descoberta e seremos vítimas da armadilha da eficiência.
Para voltar a Hidden Figures (Figuras Ocultas), se você viu o filme, você sabe que o real desafio não era computacional, mas de imaginação. É por isso que somos otimista sobre o futuro. Empresas e trabalhadores precisam da mesma coisa: ambientes onde os seres humanos se envolvem em trabalho mais gratificante e inventivo que extrai mais do seu potencial, aumentado pela tecnologia que realize tarefas rotineiras. Nesse futuro, as recompensas serão significativas para ambos, para as empresas e para seus trabalhadores.
Cathy Engelbert is CEO of Deloitte US.
John Hagel III is Founder and Chairman of the Deloitte Center for the Edge, a research center based in Silicon Valley. A long-time resident of Silicon Valley, he is also a compulsive writer, having written 7 books. His latest, with John Seely Brown and Lang Davison, is The Power of Pull: How Small Moves, Smartly Made, Can Set Big Things in Motion.
TRADUÇÃO DE:
Fulfilling the Promise of AI Requires Rethinking the Nature of Work Itself
https://hbr.org/2017/12/fulfilling-the-promise-of-ai-requires-rethinking-the-nature-of-work-itself