segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

GM: gasolina => elétricos autônomos Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) Era Abundância: TRANSIÇÃO com ou sem "Idade Média"?

Imagens em detalhes (Clique para ampliar):







  


GM vai cancelar modelos e cortar produção e empregos na América do Norte

DETROIT/WASHINGTON (Reuters) - A General Motors anunciou nesta segunda-feira que vai cortar a produção de modelos com vendas fracas e demitir pessoal na América do Norte, diante de um mercado estagnado para sedãs movidos a gasolina, em uma reestruturação que vai levar mais investimento para veículos elétricos e autônomos.

O anúncio marca a maior reestruturação da maior montadora de veículos da América do Norte desde que foi resgatada pelo governo dos Estados Unidos uma década atrás.

O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou os riscos políticos que a GM enfrenta, ao exigir que a montadora encontre um novo veículo para construir em Ohio e revelar que disse à presidente-executiva da GM, Mary Barra, estar insatisfeito com a decisão da montadora de cortar a produção numa fábrica em Ohio. Ohio será um Estado-chave na campanha presidencial de 2020.

"Nós não gostamos", disse Trump. "Este país fez muito pela General Motors, é melhor voltarem para lá." 

["É a economia, estupido." vale mais do que nunca...]

Fábricas norte-americanas sinalizaram possível cortes de quase 15 mil empregos se necessário para se manterem fortes à medida que investem em novas tecnologias e novos negócios, como os serviços de robô-táxi.

[Retaliação: tarifas aço importado?]

As pressões de custo sobre a GM e outras montadoras aumentaram. A companhia disse que as tarifas sobre o aço importado, impostas no começo do ano pelo governo Trump, custaram 1 bilhão de dólares.

As ações da GM provocaram a ira de figuras políticas de ambos os lados da fronteira entre EUA e Canadá, e dos principais sindicatos norte-americanos.
(...)
A GM planeja interromper a produção no próximo ano em três fábricas: a de carros de passeio em Ohio; o complexo Detroit-Hamtramck em Detroit; e o complexo de montagem de Oshawa, Ontário, perto de Toronto.

Também vai parar vários modelos montados nessas fábricas, incluindo o Chevrolet Cruze, o híbrido Chevrolet Volt, o Cadillac CT6 e o Buick LaCrosse. 

O carro compacto Cruze será descontinuado no mercado dos EUA em 2019.

As fábricas em Baltimore, Maryland, e a de Michigan correm risco de fechamento. 

A empresa disse que também fechará duas fábricas fora da América do Norte, mas não detalhou.
(...)

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Vida Digital CBN - Pedro Doria
Carros autônomos do Google vão entrar em operação nos EUA

O serviço vai funcionar como um aplicativo de carona, e vai entrar em operação até o final do ano na cidade de Phoenix, no Arizona. A empresa Waymo, do Google, vai contar com 100% de carros plenamente autônomos, ou seja, sem motorista. Alguns modelos de veículos vão contar com 'chaperones', pessoas que ficarão de frente para o volante e poderão assumir em caso de emergência. A ideia também é deixar os usuários mais confortáveis em ocupar o veículo.

DURAÇÃO: 00:08:52

- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Ford monta um novo de negócio de carros autônomos em Miami

A empreitada, embora ainda pequena, é uma abordagem única da empresa na corrida dos carros autônomos e tem expectativa de lançamento para 2021


- - - - - - - - - - - - - - - - - -
PARECE QUE ADIANTAREMOS (antes de 2030...)

DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba
A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.

==>>> Infográficos e Legenda, Português, do vídeo 

#CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica


 - - - - - - - - - - - - - - - - - -  
Elon Musk: +20anos   TerCarro = TerCavalos
Elon Musk: "Em 20 anos, andar de automóvel será tão antiquado como ir ao trabalho à cavalo"


- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) 

___________________
Era Abundância: TRANSIÇÃO com ou sem "Idade Média"?

A Implosão da Excessiva Concentração de Poder e Riquezas [1]  da Última Fase da Era Industrial (PAX Industrial):

- provocará Conflitos, Inseguranças e Sofrimentos similares à Transição da Era Agrícola para a Abundância (relativa) da era Industrial?       

OU

- aprenderemos a lição (aquela que "sabemos de cor, só nos resta aprender") e Construiremos - com Empatia e Racionalidade - uma Transição com Minimização de Conflitos, Inseguranças e Sofrimentos?

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

[WEB da Energia]: Armazenamentos, Eólica, Solar, Veículos Autônomos Elétricos, Mobilidade Como Um Serviço (Não Propriedade Individual), etc.


[WEB da Energia]:
Armazenamentos, Eólica, Solar, Veículos Autônomos Elétricos, Mobilidade Como Um Serviço (Não Propriedade Individual), etc.

= Disrupção Limpa em Energia e Transporte (Tony Seba: até 2030)


"O Futuro Está Muito Mais Rápido Do Que Você Pensa"
Peter Diamandis, Co-Founder & Chairman, Singularity University
O co-fundador da SU, Peter Diamandis, nos ajuda a entender o futuro abundante que ele vê, alavancando o raciocínio "tiro à lua" e com prêmios, para resolver alguns dos nossos maiores desafios. 



Ver ainda:


"Não será como anteriormente, quando cocheiros se tornaram motoristas, porque se não houver reciclagem adequada e em tempo hábil, a comparação infelizmente será com os cavalos, estes sim, que saíram totalmente do mercado. #artificialintelligence"
- Cezar Taurion - Head & Partner Digital Transformation at KICK Ventures/Presidente i2a2 (Instituto de Inteligência Artificial Aplicada)

 ________________    
VW: meta de 30% de veículos elétricos até 2030, está se tornando realidade na VW. Baterias para produzir 50 milhões de carros elétricos adquiridas pela Volkswagen   
A Volkswagen está a apostar forte no mercado dos carros elétricos, e a melhor prova disso foi a recente aquisição de baterias suficientes para fabricar 50 milhões de carros elétricos.

________________    
O Salão do Automóvel 2018 está sendo marcado pelo lançamento e confirmação de chegada de diversos carros elétricos, sendo que as estrelas principais foram aquelas que já saíram na frente com preços definidos, pré-venda e até comercialização imediata, 

________________ 
Até 2025, a Volkswagen estará produzindo um milhão de carros elétricos por ano. (...) a partir de 2025, a condução totalmente automatizada irá disparar o próximo avanço revolucionário. (...) 

________________ 
Elon Musk: Em 20 anos Ter Carro=Ter Cavalos Elon Musk: "Em 20 anos, andar de automóvel será tão antiquado como ir ao trabalho à cavalo"  

________________  
Banco Mundial   Where Sun Meets Water ('Quando o Sol Encontra a Água')
"a capacidade de energia solar flutuante está crescendo exponencialmente" - um fato confirmado pelos números; Especificamente, no final de 2014, a capacidade solar global flutuante atingiu apenas 10 megawatts (MW), mas a partir de setembro de 2018, esse número aumentou mais de 100 vezes, para 1,1 GW.  

________________
MRV Engenharia + Renault, Salão do Automóvel de São Paulo: compartilhamento de carro elétrico em seus empreendimentos, o MRV SIM (Sustentabilidade, Inovação e Mobilidade). 

________________ 
Ambev e Volkswagen completam primeira fase de testes de caminhão elétrico em São Paulo
Projeto conjunto das companhias terá 1,6 mil veículos elétricos na frota parceira da cervejaria até 2023
13.11.2018 | BRUNNA CASTRO | BRUNNA CASTRO

(,,,) O nível de consumo de energia obtido nos testes foi de 1 kWh/km. Com um caminhão rodando nessa fase de testes, foram economizados 200 litros de diesel. Além disso, houve uma redução de emissão de 0,7 tonelada de CO² no período.

A primeira etapa de testes foi realizada com a transportadora Fadel – que continuará envolvida nas fases seguintes do projeto pelos próximos 12 meses, segundo o diretor da Ambev. A cervejaria conta hoje com 25 transportadoras que operam dedicadas à empresa. 

"Temos 5 mil caminhões de distribuição urbana operando", afirma Gaia. O cronograma de 1,6 mil caminhões elétricos até 2023 representará, portanto, a renovação da frota desse conjunto de transportadoras. Dessa forma, cerca de 35% da frota que atende a cervejaria será composta por veículos elétricos. (...)


https://epocanegocios.globo.com/amp/Empresa/noticia/2018/11/ambev-e-volkswagen-completam-primeira-fase-de-testes-de-caminhao-eletrico-em-sao-paulo.html

________________ 
"Por que querem impedir o crescimento da energia #solar #fotovoltaica?


A energia solar fotovoltaica começa a incomodar grandes grupos econômicos, tradicionais e conservadores no setor elétrico.

Um forte lobby, encampado por entidades que representam as distribuidoras, tem pressionado autoridades para alterar importantes regulamentações que dinamizaram o mercado. Em especial, a bem-sucedida compensação de créditos de energia elétrica para sistemas de microgeração e minigeração distribuída tem sido alvo de pesadas investidas.

O motivo é financeiro: ao empoderar os consumidores, tornando-os produtores ativos de sua própria energia renovável e mais independentes, a geração distribuída solar fotovoltaica ameaça as receitas e lucros de distribuidoras que não se adaptarem à nova realidade do mercado. 



___________________________  


Cientistas criam combustível térmico #solar que #armazena energia durante 18 anos. A energia solar é um tipo de energia verde que continua a ser muito explorada a nível mundial. Não importa se é renovável ou abundante, mas a verdade é que armazenar a energia solar de forma eficiente a longo prazo, ainda é bastante dispendioso.

Talvez seja um grande impeditivo para a sua adoção em larga escala, mas um grupo de cientistas suecos acredita ter descoberto uma solução que permite armazenar a energia solar em estado líquido durante 18 anos.
___________________________  
O Sol fornece anualmente, para a atmosfera terrestre, 1,5 x 1.018 kWh de energia . Trata-se de um valor considerável, correspondendo a 10,000 vezes o consumo mundial de energia neste período.

Este fato vem indicar que, além de ser responsável pela manutenção da vida na Terra, a radiação #solar constitui-se numa inesgotável fonte energética, havendo um enorme potencial de utilização por meio de sistemas de captação e conversão em outra forma de energia (térmica, elétrica, etc.).  

___________________________
*ePOWER, seja bem-vinda*!!! Pensar “fora da caixa” é o nosso DNA, por isso nasce essa nova empresa para esse novo setor elétrico que tem se modernizado a cada dia. Se queremos ser grandes precisamos nos juntar aos maiores, por isso a união a Capitale Energia!! Projeto Brasil 25-25, vamos em frente!! #epower #pactoenergia #projetobrasil2525 #renovandoaenergiadofuturo #capitaleenergia
Rodrigo Ferreira F. Pedroso  
CEO na Pacto Energia S.A

[Trechos da imagem:] ", a nova empresa vai buscar interessados em contratos de fornecimento de energia.
Ao encontrar clientes, ela construirá as usinas já com a garantia de que terão a sua produção vendida"

"Energia solar tem menores exigências de licenciamento, o que permite uma certa agilidade na construção."
"Os empreendedores dão como certo que haverá uma *expansão do mercado livre*, com a possibilidade de que mais consumidores poderão escolher de quem comprar energia nos próximos anos"


_____________________________
*Eólica* = *Itaipu* =  *24 milhões casas*....

Capacidade instalada de energia eólica encosta na de Itaipu
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o montante gerado pelas eólicas já é equivalente ao consumo médio de cerca de 24 milhões de residências por mês

_____________________________
*Parques eólicos e solares podem levar chuva e vegetação ao Saara*, diz estudo [*Podem contribuir para Fim da Indústria da Seca, no Nordeste*?]


_____________________________  
Holandeses desenvolvem central eólica offshore com drones ... objetivo de diminuir o custo de construção de parques eólicos em cerca de 40% até 2020


O vento é um recurso abundante na Holanda e o país está repleto de hélices para produzir energia eólica, sendo conhecido pelos moinhos de vento. O governo holandês está a esforçar-se em obter energia verde e também propôs diminuir a utilização de gás nas cozinhas até 2050. 

___________________________
*O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco (MDB-RJ), afirmou que o modelo calcado nas usinas hidrelétricas está encerrado no país*.  

_A retomada da construção de hidrelétricas, inclusive na região da Amazônia_, é uma das _principais pautas da equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro_ (PSL), _para o setor elétrico_.

“A fonte hídrica não dá mais a segurança que deu no passado, que justificou todos os investimentos vultosos. Ela é tão dependente da natureza como outras fontes, que o setor hídrico acha que são fontes menores, porque dependem da natureza. Eles não se olham no espelho e veem que eles também já dependem da natureza”, afirmou o ministro. (...)

“Se o Brasil não tivesse tido a maior crise econômica de sua história, teríamos tido um apagão”, afirmou o ministro.  (...)



=============== 
DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes. 

==>>> Infográficos e Legenda, Português, do vídeo

#CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica
===============   

_____________________________
#*DELOITTE Reimaginando sua Organização para um Futuro Digital* - _Tudo mudará em 15 anos_ - *Você e sua Organização Estarão Prontos*?

_____________________________
*Yellow* = [*Provedor de Serviço de Transporte*]. Pode ser um dos Componentes (+Serviços Públicos (Onibus, Metro, etc.) + Taxis + UBER + ...) de #MobilidadeComoUmServiço (#MaaS)   [1]

_____________________________
*Mobilidade como serviço*
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) descreve uma mudança de propriedade pessoal de meios de transporte para soluções de mobilidade  que são consumidos como um serviço. 

domingo, 11 de novembro de 2018

Esta start-up criou a primeira fazenda na América operada inteiramente por robôs @WORK


https://www.cnbc.com/video/2018/10/02/iron-ox-created-the-first-farm-run-entirely-by-robots.html

TRADUÇÃO DE:

This start-up created the first farm in America run entirely by robots 



A Startup Iron Ox criou uma fazenda totalmente autônoma em San Carlos, Califórnia. A fazenda interna hidropônica conta com dois robôs para plantar, cuidar e colher os produtos.

Um dos robôs tem 1.000 libras e mais ou menos o tamanho de um carro. Ele pega as bandejas de plantas e as transporta pela estufa. Uma segunda máquina, um braço robótico, é responsável por todas as tarefas de manipulação, como semear e transplantar.

                               Katie Brigham, CNBC
Os robôs da Iron Ox usam aprendizado de máquina e IA
 para detectar pragas e doenças. Eles podem remover 
plantas infectadas antes que o problema se espalhe.

Quando uma bandeja de plantas amadurece, o robô móvel a transporta para a área de processamento. Aqui, o braço robótico move as plantas bebês de bandejas densamente compactadas para recipientes com mais espaço. Isso otimiza a eficiência do espaço, porque durante todo o seu ciclo de vida, as plantas recebem apenas o espaço de que necessitam.

O co-fundador e CEO Brandon Alexander afirmou que a Iron Ox é o equivalente a 30 acres de cultivo ao ar livre em apenas um único acre em sua fazenda robótica. A empresa quer construir mais pequenas fazendas perto de centros urbanos, o que produz mais frescor na chegada.

"Neste momento, os produtos frescos não são tão frescos. Eles estão viajando em média 2.000 milhas da fazenda até a mercearia, o que significa que muitas pessoas estão comendo alface ou morangos de uma semana", explicou Alexander.

Os robôs da Iron Ox também usam aprendizado de máquina e AI para detectar pragas e doenças. Eles podem remover plantas infectadas antes que o problema se espalhe.

"Portanto, não é só que os robôs podem mover as plantas ao redor e muito, é também que eles podem ajudá-lo a evitar que uma planta vá mal", explicou o co-fundador e CTO Jon Binney.

A Iron Ox não é a única fazenda interna financiada com capital de risco (venture-backed). Outros, como Bowery e Plenty, também pretendem usar a mais recente tecnologia para produzir culturas de forma sustentável perto das cidades.

No entanto, a Iron Ox é a primeira a automatizar totalmente o processo de crescimento e a projetar completamente seu sistema em torno das capacidades do robô.

                                Katie Brigham, CNBC
Atualmente, a Iron Ox está cultivando folhas verdes e ervas,
 mas planeja expandir para outras culturas, como tomates.

"Então, uma das grandes coisas sobre os robôs é que eles realmente não ficam cansados e eles não se importam com quantas horas que trabalham. E, desde que eles tenham 'suco' nas baterias, eles podem continuar" Binney disse.

Embora a Iron Ox  produza usando luzes LED, no futuro é possível construir estufas de luz natural para aproveitar a energia grátis do sol. Eventualmente, a empresa pretende tornar seus produtos, não-transgênicos e livres de pesticidas, tão baratos quanto a agricultura tradicional.

Inicialmente, a Iron Ox está apenas cultivando verduras e ervas, embora planeje se expandir para outras culturas, como tomates, nos próximos anos. A empresa planeja começar a vender seus produtos ainda este ano.

Até o momento, a Iron Ox levantou US $ 6 milhões em financiamento de sementes, liderado pela Eniac Ventures.


sábado, 10 de novembro de 2018

O primeiro armazém humanless (sem humanos) do mundo é operado apenas por robôs e é um modelo para o futuro @WORK

Uma correia transportadora dentro do armazém de Xangai, da JD.com


TRADUÇÃO DE:

The world's first humanless warehouse is run only by robots and is a model for the future


O primeiro armazém humanless (sem humanos) do mundo é operado apenas por robôs e é um modelo para o futuro

- Mujin, uma start-up da Universidade de Tóquio, desenvolveu controladores de robô que podem automatizar totalmente armazéns e centros de atendimento.

- Seu cliente, JD.com, tem o que chamam de primeiro armazém de comércio eletrônico totalmente automatizado do mundo, na China, equipado com robôs Mujin.

-A start-up japonesa quer ajudar a automatizar os armazéns nos Estados Unidos.

Em um recente show tecnológico em Tóquio, um grande braço robótico alcançou uma maquete em tamanho real de um contêiner e começou a descarregar caixas dele. Instalado em uma plataforma que se movia para frente e para trás, o robô estava fazendo um trabalho normalmente realizado por trabalhadores de armazém e operadores de empilhadeira. O objetivo da empresa que o está desenvolvendo, Mujin, é a automação total.

O sistema, ainda um protótipo, não funciona perfeitamente - danificou acidentalmente a caixa durante a demonstração - mas será testado em armazéns no Japão este ano.

"Levantar caixas pesadas é provavelmente a tarefa mais trabalhosa na logística de armazéns", disse Rosen Diankov, co-fundador e diretor de tecnologia, americano, de Mujin. "Muitas empresas estão procurando por sistemas de descarga de caminhões e acredito que somos quem está mais próximo da comercialização".

A start-up de Tóquio tem como objetivo ser líder na automação de processos logísticos. Para isso, está construindo controladores de robôs e sistemas de câmeras e integrando-os aos braços de robôs industriais existentes. O principal produto aqui são os controladores - cada um do tamanho de uma pasta, um para planejamento de movimento e outro para visão - que funcionam como um sistema operacional que pode controlar o hardware de qualquer fabricante de robôs. Se um objetivo como agarrar um objeto é inserido, os controladores podem gerar automaticamente movimentos para robôs, eliminando a necessidade tradicional de "ensinar" os robôs manualmente. O resultado, segundo a empresa, é maior produtividade para os usuários.

Simplificando, a tecnologia - baseada em planejamento de movimento e visão computacional - torna os robôs industriais capazes de ações autônomas e inteligentes.

Mujin chamou a atenção quando demonstrou a transformação em um armazém operado pelo gigantesco e-commerce chinês JD.com. A instalação de 40.000 m² em Xangai iniciou suas operações em junho. Ele foi equipado com 20 robôs industriais que coletam, transferem e embalam pacotes usando engradados em correias transportadoras, bem como sistemas de câmeras e controladores de robô Mujin. Outros robôs transportavam mercadorias para o carregamento de docas e caminhões.

____________________________
Robôs vão tomar o nosso trabalho?
12:20 ET ET qui, 22 fev 2018
Elon Musk diz que os robôs serão capazes de fazer tudo melhor que os humanos. Então, isso significa que a futura força de trabalho será totalmente automatizada? Elizabeth Schulze da CNBC explica.

____________________________

A Amazon também investiu pesadamente na automação de seus centros de atendimento, comprando a empresa de robôs Kiva Systems, com sede em Massachussets, por US $ 775 milhões em 2012, mas a JD.com classificou sua instalação como o primeiro armazém de comércio eletrônico totalmente automatizado do mundo. Em vez dos habituais 400 a 500 trabalhadores necessários para executar um armazenamento desse tamanho, eles precisam de apenas cinco. E seu trabalho é apenas para atender as máquinas, não executar operações.

Padronizando a automação total
"Meu objetivo é automatizar os armazéns na América e fazer um monte de histórias de sucesso lá", disse Diankov. "Mas qual será o valor disso, e há pessoas suficientes com experiência para fazer isso?" É por isso que começamos no Japão. "

O plano de Mujin é se afastar da customização para cada cliente e padronizar para completar o pacote de automação.

"Infelizmente, apenas ter um sistema de robô funcionando perfeitamente não é suficiente,  precisamos ter o equipamento e o sistema ao redor do robô para finalmente permitir que ele contribua para as operações do negócio", disse Diankov. "Uma vez que há componentes padronizados sólidos suficientes para a automação do armazém, podemos concentrar nossas energias para implantá-las e aperfeiçoá-las rapidamente."

Nascido na Bulgária, Diankov mudou-se para os Estados Unidos aos 10 anos e estudou engenharia de robôs na Universidade Carnegie Mellon, onde obteve seu Ph.D. Depois de trabalhar na Willow Garage, empresa iniciante de robótica da Califórnia e no laboratório de robótica JSK da Universidade de Tóquio, fundou Mujin, em 2011, com o CEO Issei Takino.

Com cerca de 70 pessoas, incluindo muitos não-japoneses, a start-up está sediada em um distrito da classe trabalhadora no lado leste de Tóquio. Enquanto pregava o valor da automação nas feiras, a empresa lembra que o número de trabalhadores no Japão está caindo a uma taxa de 2.125 por dia, devido à baixa taxa de natalidade do país e ao envelhecimento da população.

"Nos EUA, a tecnologia dos robôs é freqüentemente desvalorizada e diretamente comparada ao valor dos trabalhadores humanos", disse Diankov. “Se você vai competir com isso desde o primeiro dia, talvez você não tenha espaço para crescer rapidamente.” Eles têm uma mentalidade que valoriza muito mais a “robótica”, mesmo que isso não faça sentido econômico. Eles estão muito dispostos a investir em robótica. "

Diankov acredita que os temores de robôs tirarem empregos de pessoas não refletem a realidade do local de trabalho.

Fonte: Mujin
Rosen Diankov, co-fundador e CTO da Mujin, 
vê um mundo onde os armazéns são 
totalmente automatizados e operados por robôs.

"A introdução de robôs cria mais empregos e a história mostra que esse tem sido o caso", disse ele. "Empresas que adotaram a automação, como a Toyota - é a maior empresa automobilística do mundo atualmente."

Nenhuma lógica difusa (fuzzy logic)
A Mujin está construindo máquinas inteligentes baseadas em abordagens baseadas em modelos para robótica. Ao contrário das aplicações na moda atual para aprendizado profundo, os controladores da Mujin não estão aprendendo a realizar uma tarefa por meio de tentativa e erro. Não há adivinhação envolvida. Eles são programados para executar uma tarefa específica muito bem, e cada posição de cada junta de um robô é rastreada até o milissegundo. Enquanto isso reduz a possibilidade de erro, também impõe uma enorme carga computacional sobre os controladores, então eles são equipados com microchips rápidos que podem medir dezenas de milhares de movimentos possíveis, escolhendo o melhor em menos de um segundo.

____________________________
WEF: IA e robôs vão criar mais 60 milhões de empregos
7:56 ET ET, 17 de setembro de 2018
A 'Squawk Box' da CNBC relata um novo relatório do Fórum Econômico Mundial mostrando como a indústria de inteligência artificial acabará criando mais empregos do que destruirá.

____________________________

"A abordagem é como a de um trem, avião ou foguete - você não quer que seja auto aprendizado, apenas previsível quando vai de A para B", disse Diankov. "É assim que você cria inovação, com sistemas perfeitamente previsíveis, é o que estamos tentando fazer com a robótica." Eu gosto de chamar isso de inteligência de máquina, não de inteligência artificial. "

Rosen disse que Mujin é provavelmente a única start-up de robótica - que faz essa robótica avançada -  que não está operando com prejuízo. A empresa arrecadou US $ 7 milhões em financiamento de capital de risco das firmas de capital de risco JAFCO de Tóquio e da Universidade de Tóquio Edge Capital. Também está gerando receita de projetos para empresas japonesas, como a Askul, especializada em comércio eletrônico para materiais de escritório, e a Paltac, para empresa de logística, bem como a JD.com - na China.

____________________________
"Nos EUA, a tecnologia de robôs é frequentemente desvalorizada e diretamente comparada ao custo dos trabalhadores humanos".
-Rosen Diankov, co-fundador e CTO, Mujin
____________________________

Mujin também conseguiu penetrar na indústria conservadora de fabricação de robôs, de US $ 1,4 bilhão, do Japão, dominada por players globais como Fanuc e Yaskawa Electric. A empresa persuadiu os fabricantes de robôs a liberarem seu controle sobre seu software confidencial, para que os controladores de Mujin possam executar diretamente os servomotores dos robôs. Agora, a start-up quer escalar o mais rápido possível e expandir para os Estados Unidos.

"Os clientes finais estão escolhendo Mujin antes de escolherem os robôs", disse Takino, que conheceu Diankov quando era vendedor da Iscar, uma empresa israelense de máquinas-ferramenta de propriedade da Berkshire Hathaway. "Somos fabricantes de controladores de robôs, o que é como o Windows para robôs industriais. O Windows era popular pelos aplicativos matadores que introduziu - navegando na internet. E queremos fazer aplicativos matadores tais como coleta em escaninhos os mais fáceis possíveis."

"Estamos no cume onde todas essas tecnologias de automação diferentes - incluindo hardware para robôs, hardware para sensores , algoritmos de IA, sistemas de transporte e sistemas de classificação - se juntam", disse Diankov. "Cinco anos atrás, não era possível, porque havia muitas incógnitas, mas hoje há uma solução para cada um desses componentes diferentes, no depósito, e agora é uma corrida para ver qual empresa une todos os componentes mais rapidamente e tem a solução "resultado final".. Existem várias opções para cada componente, e o júri ainda está de olho em como um armazém totalmente automatizado se parecerá. "

____________________________
A Ford está usando roupas biônicas para ajudar os funcionários a trabalhar com mais segurança
10:59 ET ET, 20 de abril de 2018
A Ford está usando roupas de exoesqueleto criadas pela Ekso Bionics para ajudar seus operários a trabalharem com mais segurança. O EksoVest fornece uma assistência de 15 libras em cada braço, ajudando as pessoas a trabalhar por mais tempo.

____________________________

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.









Legenda em Português do vídeo Tony Seba_Clean Disruption - Energy & Transportation


(‎28‎ de ‎janeiro‎ de ‎2018, ‏‎19:10:14)

0:00:03
Eu quero debater o futuro da energia
0:00:07
e transporte e quando digo futuro,
0:00:10
eu não quero dizer cinquenta anos a partir de agora. Eu quero dizer
0:00:12
cinco anos a partir de agora, mas antes que eu o
0:00:17
faça, eu quero levá-los ao passado.
0:00:20
Esta é a cidade de Nova York, é o desfile de 1900.
0:00:25
Usamos cavalos por milhares de anos como
0:00:29
nosso principal meio de transporte, nós
0:00:32
seres humanos. Existe um carro nesta
0:00:37
foto. Alguém pode ver o carro na
0:00:40
foto?
0:00:42
Ok, não tenho a noite toda. Ali, existe
0:00:46
um carro, na Parada da Páscoa, em Nova York, 
0:00:49
em 1913. Anos depois, alguém pode ver
0:00:53
o cavalo na foto? 13 anos depois,
0:00:59
Nova York passou a ter um cavalo - um para
0:01:04
tantos carros que o cavalo nem aparece.
0:01:07
Um cavalo!
0:01:08
Isso é chamado de uma disrupção, uma disrupção
0:01:13
tecnológica. E esse é o meu trabalho. Deixe-me
0:01:17
levá-lo até 1985, quando - sim, exatamente - quando
0:01:26
a maior empresa de telecomunicações, um
0:01:30
monopólio planetário, a AT&T, tinha essa coisa
0:01:35
chamada telefone celular e eles contrataram a
0:01:38
McKinsey para que fizessem, essencialmente, uma
0:01:41
previsão de qual seria a adoção
0:01:44
dessa coisa, chamada telefone celular, em
0:01:46
15 anos. Então, no ano 2000, quantos
0:01:50
assinantes teremos, nos Estados 
0:01:53
Unidos? Então, McKinsey foi e fez
0:01:56
seja lá o que fizeram, em troca de
0:01:58
cinco milhões de dólares. E vieram
0:02:02
de volta e essa foi a resposta:
0:02:04
900.000 até o ano 2000. O número real
0:02:07
foi de cento e nove milhões!
0:02:11
Isso não é um pequeno erro.
0:02:13
Esse é um fator de 120
0:02:17
vezes! Então, quando você vê a
0:02:21
projeção do que será, você sabe, da
0:02:23
Agência Internacional de Energia e assim por diante,
0:02:26
e assim por diante
0:02:26
pense sobre isso. Que o que os principais
0:02:29
analistas ('mainstream') estão tentando vender é você 
0:02:33
sofrendo disrupção, como AT&T; não só, você sabe, seu
0:02:37
negócio de linhas fixas ruiu, mas também
0:02:40
afetou algumas das maiores
0:02:45
oportunidades legais de mercado, do século XXI!
0:02:49
Se você apenas olhar para a lista das top 15 
0:02:52
empresas, de Internet e Celular,
0:02:55
essencialmente, temos 2,4
0:02:57
trilhões de dólares, em avaliação de mercado e,
0:03:00
por isso, falhando em perceber nossa disrupção, o seu
0:03:03
negócio desaparece e, ainda, você
0:03:06
não participa das novas oportunidades
0:03:09
oferecidas pela nova disrupção. E temos que,
0:03:13
geralmente, os especialistas, os insiders, são pessoas 
0:03:17
muito inteligentes que, usualmente, descartam isso:
0:03:21
quais são as oportunidades disruptivas que você
0:03:24
conhece. Por que alguém, quero dizer, dez anos antes,
0:03:27
por que alguém compraria o iPhone 
0:03:30
quando poderiam comprar a certeza da
0:03:33
Nokia, quero dizer, então, compreendam:
0:03:36
então você sabe que essas pessoas muito inteligentes,
0:03:39
a internet, não vão fazer uma grande parte,
0:03:41
não vão lidar com o que é parte do meu trabalho. E
0:03:46
uma e outra vez - e novamente - eu deveria mesmo
0:03:49
ter falado sobre a Kodak. Saibam, eu quero apenas dizer, a 
0:03:53
alguns de vocês, que não sabem, o que é certo:
0:03:54
o ano 2000 foi um ano recorde em
0:04:00
registro mundial de fotos, em todo o mundo!
0:04:03
Recorde em receita registrada, em lucro, em número de
0:04:06
fotos impressas! E, 12 anos depois,
0:04:12
estavam em falência, anos depois! E se
0:04:14
alguém se levantasse, lá em 2000, e
0:04:16
dissesse que essa coisa, chamada de câmera 
0:04:19
digital que, por sinal, a Kodak inventou,
0:04:22
sim, então não é como se eles não soubessem
0:04:24
o que estava por vir,
0:04:25
certo? Então é uma outra disrupção. Então meu
0:04:30
trabalho, de várias maneiras, na última década, 
0:04:33
tem sido para responder a esta pergunta:
0:04:36
Por que as pessoas inteligentes, em inteligentes
0:04:39
organizações consistentemente falham em
0:04:43
antecipar e, mais ainda, em liderar as disrupções
0:04:45
de mercado? Então desenvolvi uma estrutura de referência
0:04:50
para entender a disrupção tecnológica. 
0:04:54
Existem muitas maneiras de provocar disrupções. Eu
0:04:57
poderia falar sobre isso por uma hora. Eu vou
0:04:59
apenas ilustrar a vocês algumas coisas e
0:05:01
então vou mergulhar em energia e
0:05:04
transporte. Algumas das mais
0:05:07
importantes coisas a serem consideradas são as
0:05:09
curvas de custo de tecnologia, então, se você olhar para
0:05:12
Silicon Valley, o Vale do Silício, ele é construído
0:05:15
sobre isso: a Lei de Moore. A lei de Moore
0:05:19
diz que em uma base de um dólar, o
0:05:23
poder computacional duplicou, sempre, a cada dois
0:05:27
anos, por décadas! Então ele se aprimora em uma
0:05:31
taxa de algo como 41%, ao ano, com o
0:05:34
mesmo dólar! Certo, assim quando você olha para isto, 
0:05:37
durante 20 anos, essencialmente, temos este
0:05:40
IPhone, de US$600 com o poder de computação que
0:05:44
em um computador, de há 20 anos, custaria
0:05:47
US$600.000! E 40 anos atrás, o mesmo
0:05:50
poder computacional custaria Seiscentos Milhões
0:05:52
de dólares! Há sessenta anos atrás, 
0:05:56
o mesmo computador custaria Seiscentos Bilhões
0:05:57
de dólares! Então este é o
0:06:00
poder dos clusters de tecnologia, certo?
0:06:03
Especialmente quando melhoram
0:06:06
exponencialmente. Em energia, temos
0:06:09
várias curvas de custo para tecnologias
0:06:12
que, essencialmente, todas são tão boas quanto.
0:06:16
Eu vou mostrar a vocês que elas possibilitam disrupções
0:06:18
em energia e transportes. Uma delas
0:06:20
são baterias de ions de lítio, às quais
0:06:24
retornarei em seguida. A 
0:06:27
outra sendo células solares fotovoltaícas, 
0:06:29
que melhoraram drasticamente desde,
0:06:31
pelo menos, 1970. Agora, um conceito importante
0:06:37
é a convergência tecnológica.
0:06:39
Então, uma tecnologia única, veja, por si só,
0:06:42
não são elas que causaram
0:06:45
disrupções. Essencialmente ocorrem quando você tem
0:06:48
várias tecnologias que, basicamente, convergem
0:06:52
e podem possibilitar uma base operacional,
0:06:58
financeiramente viável, que pode
0:07:02
habilitar certas funcionalidades que não foram
0:07:04
possíveis antes. Assim, para o
0:07:07
smartphone, o ano foi 2007 que foi
0:07:11
o ano em que computação, tecnologia digitais
0:07:13
de imagem e touchscreen, 
0:07:15
baterias de ions de lítio e assim por diante, tornaram
0:07:18
possível para alguém criar um
0:07:21
smartphone. Ocorreu terem sido
0:07:23
Google e Apple que criaram o Android
0:07:27
e o iPhone, mas poderia ter sido
0:07:30
qualquer outro. Poderia ter sido a Nokia,
0:07:33
por exemplo, ou Motorola. Qualquer um, realmente, e
0:07:37
então o conceito de convergência tecnológica
0:07:39
é muito importante. É quando várias inovações, 
0:07:42
de tecnologias e modelos comerciais,
0:07:44
convergem em um ponto no tempo
0:07:47
para habilitar certas funcionalidades ou
0:07:50
certos custos. A outra coisa importante
0:07:54
é o conceito de que as tecnologias são
0:07:56
adotadas seguindo uma Curva-S, então, novamente, quando você
0:08:00
olha o que as projeções do 'mainstream' dizem sobre
0:08:03
EVs (Veículos Elétricos), ou Energia Solar - e similares - você vê
0:08:06
uma projeção linear. Nenhuma tecnologia e
0:08:10
nenhuma tecnologia de sucesso destacável, na história,
0:08:13
até onde eu conheço, foi
0:08:15
adotada de forma linear. Sempre foram
0:08:20
adotadas como uma Curva-S, uma vez que você atinge o
0:08:23
ponto de inflexão, essencialmente. Então este é o
0:08:27
exemplo da TV a cores, essencialmente
0:08:30
se moveu de lado por um longo tempo e,
0:08:33
então, quando atinge esse ponto de inflexão
0:08:35
perturba o mercado existente e obtém
0:08:38
o domínio. Cresce exponencialmente, super
0:08:41
exponencialmente, semanas, meses, em
0:08:43
alguns anos. E é assim que a estrutura
0:08:45
está ocorrendo, porque as pessoas olham para 
0:08:48
a curva na parte linear, e é apenas uns 2%
0:08:50
do mercado e, em seguida, BOOM! É 80% do
0:08:53
mercado em um instante. E isso é devido
0:08:55
àquela convergência tecnológica que faz
0:08:58
ser possível que os empreendedores criem
0:09:01
novos produtos e serviços! Agora, a
0:09:03
coisa interessante sobre Curvas-S não é
0:09:07
só que são exponenciais, mas elas
0:09:10
estão ficando ainda mais acentuadas, o que significa que
0:09:14
as disrupções estão acontecendo ainda mais
0:09:16
rapidamente! Então, se você olhar para a virada dos
0:09:18
anos 1900, as curvas eram longas, então
0:09:23
demoraria décadas para os produtos
0:09:26
serem adotado pelo mercado. E olhem para elas
0:09:28
agora, acontece em anos. Quero dizer, em alguns
0:09:32
casos, em meses, então o exponencial está,
0:09:36
realmente, ficando ainda mais exponencial,
0:09:38
em nossos dias! E isso é por causa da
0:09:40
internet, por sermos uma sociedade mais global
0:09:43
e assim por diante. Uma coisa importante em
0:09:48
disrupção é a inovação de modelos de negócios.
0:09:50
Em modelos de negócios, a inovação é
0:09:53
tão perturbadora como na tecnologia, todos os
0:09:56
dias. Então uma pequena empresa chamada UBER,
0:10:00
que nem existia há 10 anos -
0:10:03
na verdade eles começaram em 2009 e hoje
0:10:08
suas reservas são mais altas do que as de toda
0:10:11
a indústria de táxi, na América! OK? 8 anos, 8
0:10:17
anos! Então, quem vai lhe dizer
0:10:19
que disrupções em transporte
0:10:22
não podem acontecer em 10 anos? Vamos
0:10:25
olhar para a UBER, para o que eles fizeram em menos
0:10:28
do que 10 anos. E eles estão apenas 
0:10:29
começado
0:10:30
Eles estão dobrando todo ano, é
0:10:32
inacreditável! Então eles são uma inovação de 
0:10:37
modelo de negócio que foi habilitada por duas
0:10:42
coisas: a nuvem e os smartphones.
0:10:46
Essencialmente eles aproveitaram essa
0:10:48
convergência e mediaram o
0:10:50
mercado muito ineficiente de
0:10:53
táxis. O mesmo ocorreu com o Airbnb que é uma
0:10:56
inovação em modelos de negócios: é, na verdade,
0:10:59
um modelo comercial antigo, eles fazem corretagem e
0:11:02
nós mudamos de corretores por centenas de
0:11:03
anos, mas não neste mercado.
0:11:06
De modo que o modelo de negócios foi habilitado novamente
0:11:10
por uma convergência de tecnologias que
0:11:11
tornou possível a alguém fazer isso.
0:11:14
Então os modelos de negócios são tão disruptivos quanto
0:11:17
a tecnologia. É assim que eu tenho esse quadro
0:11:20
que criei, que você sabe, incluíu
0:11:23
pedaços e peças de muitos pensamentos de
0:11:25
líderes e assim por diante. E, essencialmente, eu
0:11:30
escrevi este livro, chamado Clean Disruption.
0:11:32
E isso foi há três anos e,
0:11:35
essencialmente, é sobre isso que vou 
0:11:37
falar. Sobre hoje e seguindo o trabalho que
0:11:39
eu fiz. O que está lá é que
0:11:42
são quatro, cinco tecnologias
0:11:45
mais inovação em modelos de negócios que, nos 
0:11:48
próximos 13 anos ou mais vão 
0:11:52
provocar a disrupção de toda a energia e o transporte
0:11:54
como os conhecemos. E isso vai acontecer
0:11:56
por razões puramente econômicas, essencialmente.
0:12:00
Então me acompanhem por algumas dessas
0:12:02
tecnologias: baterias de ions de lítio - 
0:12:05
as baterias melhoraram cerca de 14%,
0:12:07
ao ano, de cerca de 95 até cerca de 2010. 14%,
0:12:11
que é a curva de custo e, em seguida,
0:12:14
surgiram duas novas indústrias e isso foi o
0:12:16
o que eles usaram para celulares e
0:12:18
laptops e assim por diante. E então, duas indústrias,
0:12:22
de trilhões de dólares, Automóveis e Energia, vieram
0:12:24
para o íon de lítio e adivinhe o que
0:12:26
aconteceu a seguir?
0:12:27
As acelerou! Assim, nos próximos poucos
0:12:30
anos, elas foram aceleradas, para 16%, de
0:12:32
2010 a 2014. E ao longo dos últimos seis
0:12:38
anos, agora, até onde conhecemos, existem
0:12:41
cerca de 12 mega fábricas de baterias de ions de lítio,
0:12:45
enormes, que, você sabe, ouvimos falar sobre
0:12:48
as Giga Fábricas Tesla, elas são 
0:12:51
cerca de 12, em todo o mundo, e
0:12:54
isso significa que quanto mais investimentos, mais
0:12:57
P&D; mais escala e adivinhe o que aconteceu?
0:13:01
A curva de custo, para íons de lítio, de
0:13:03
2010 a 2016, foi de 20% ao ano. Então o custo 
0:13:09
foi abaixo de US$ 1.000, a cerca de US$ 200!
0:13:12
Insano! E ainda está acelerando...
0:13:15
Então ainda podemos...
0:13:18
Então eu vou mostrar-lhes como isso pode ser
0:13:20
disruptivo.
0:13:21
Então, Dyson, joga os dados certos.. E faz limpadores
0:13:26
à vácuo, certo?
0:13:27
Eles compraram uma empresa de baterias de ions de litio, de
0:13:31
Detroit. E eles vão investir um
0:13:34
bilhões de libras em baterias. E eles estão
0:13:39
entrando no mercado de veículos elétricos!
0:13:41
O que Dyson fez, amigo, olá, registre.
0:13:46
Significa que em Ottawa - não é uma carta
0:13:48
difícil - construir algo como uma disrupção
0:13:51
limpa, certo? Dyson, e desculpem, não posso
0:13:54
resistir, yeah.
0:13:56
Então eu vou te dizer por que Dyson, e qualquer 
0:14:01
garoto do colegial, na verdade, podem construir um
0:14:03
veículo elétrico! Eu vou te dizer, em um
0:14:06
minuto. Então, apenas a curva de custo das baterias,  
0:14:09
descendo exponencialmente, você pode mapear
0:14:12
nos próximos anos, assumindo
0:14:14
que vai continuar a essa taxa,
0:14:17
quais mercados podem sofrer disrupção. Então, novamente,
0:14:21
a convergência, para diferentes mercados,
0:14:22
acontece em tempos diferentes. Portanto, o armazenamento
0:14:27
por exemplo, no setor de utilidades - na rede [grid]
0:14:29
de energia - a rede é essencialmente um
0:14:32
sistema just-in-time, então cada vez que nós
0:14:34
ligamos algo, você sabe, quando acionamos um interruptor,
0:14:36
o sistema elétrico tem que gerar mais energia.
0:14:39
E no verão, especialmente, você sabe, quando
0:14:42
usamos ar condicionado e, em algum lugar, é
0:14:44
muito longe daqui, certo, há muito
0:14:46
sol brilhando. Essencialmente é um sistema
0:14:50
just-in-time, onde geramos energia, basicamente,
0:14:54
microssegundos antes ou depois da demanda.
0:14:59
O que isso significa é que é uma indústria
0:15:02
muito ineficiente. É construída para o
0:15:05
pico de consumo. Então, se você olhar para Canaries, em 
0:15:08
Nova York, cerca de um terço de seus
0:15:10
ativos de geração são usados menos de 6%
0:15:13
ao ano, seis por cento, então alguns
0:15:18
são usados algumas horas a cada ano.
0:15:20
Essa é uma maneira muito cara de produzir
0:15:23
energia e, você sabe, agora, nós temos
0:15:28
a opção de armazenamento
0:15:30
- essencialmente competindo com esse pico.
0:15:32
Essencialmente quando precisávamos desse 
0:15:34
pico de verão, e você vê em meu livro, 
0:15:37
em 6% da utilização, é uma
0:15:40
disrupção à espera de acontecer. E, de fato,
0:15:43
está começando a acontecer e até mesmo
0:15:45
CEOs de energia convencional estão dizendo que,
0:15:47
à partir de 2020, talvez, nunca mais haja outro pico.
0:15:51
Nos EUA, a rede é construída, geralmente,
0:15:54
baseada em gás natural e então, já
0:15:56
agora, quero dizer, não será 2020. Se você
0:15:59
olhar o que aconteceu na Califórnia, no último
0:16:02
ano, a 'toada' do vazamento de gás natural. E, assim,
0:16:04
a Comissão de Serviços Públicos, da
0:16:08
California, ordenou que a Southern California
0:16:10
Edison colocasse baterias, essencialmente
0:16:14
para o pico de energia. E a Tesla as construiu em 88
0:16:19
dias, ok? 88 dias! Tente com uma
0:16:25
central nuclear ou com uma planta movida 
0:16:27
a carvão! 88 dias! Então a disrupção dos
0:16:30
que dependem de picos de consumo já começou.
0:16:32
Essencialmente isso está causando disrupção do que
0:16:35
de outra forma teria sido venda de gás natural
0:16:37
para os picos, na Califórnia. Agora, não é apenas
0:16:41
nesse nível. Inovação em modelos de negócios,
0:16:43
como eu disse, também são disruptivas.
0:16:46
Como empresas que estão fornecendo armazenamento como
0:16:49
um serviço às empresas, então as empresas,
0:16:53
baseado na demanda de New York, Connecticut
0:16:56
cobram uma taxa por Kw, em uma base,
0:16:59
por Kw, de até 50% do custo de
0:17:04
energia, não o que você consome, mas evitando
0:17:06
custos. O que essas empresas estão
0:17:08
fazendo é, basicamente, dizer:
0:17:10
tenha baterias Alpharetta, 'atrás do espelho' e,
0:17:13
essencialmente, vou cobrar de você se eu poupar
0:17:16
dinheiro, se você economizar dinheiro. Eu quero uma conversa 
0:17:20
sobre 50%. Sobre a inovação do modelo de negócios, certo?
0:17:21
Então essencialmente eles estão indo para
0:17:24
os 7-Eleven [a maior cadeia de lojas em todas as categorias] 
0:17:26
e aos hotéis, de todo o mundo, e dizendo que a produção é
0:17:28
armazenada 'atrás do espelho', para que possamos
0:17:31
armazenar quando a energia é barata e depois você
0:17:35
pode usá-la quando ela é cara. E eles
0:17:38
dizem que isso reduz as contas de serviços públicos de 10
0:17:41
a 50%
0:17:42
Agora, isso não é eficiência. Quero dizer: essas
0:17:45
empresas estão usando o mesmo número de
0:17:47
Kw, mas eles os estão usando de uma
0:17:50
maneira diferente. Ao armazená-lo
0:17:53
para usar mais tarde. Então fiz alguns cálculos,
0:17:57
na curva de custo das baterias, e lá por
0:18:02
2020, ou algo assim, vai custar, para o consumidor médio
0:18:07
americano, cerca de um dólar por dia!
0:18:09
Na verdade está melhorando para, basicamente,
0:18:13
armazenar 24 horas de eletricidade por 1 dólar ao
0:18:17
dia, o que dá 30 dólares, por mês! Agora,
0:18:21
você não precisa armazenar um dia inteiro, você
0:18:24
não precisa armazenar 24 horas para causar disrupção
0:18:26
do atual sistema elétrico. Tudo que você precisa armazenar 
0:18:29
são 4 a 6 horas, está certo? Porque
0:18:32
esse é o pico de consumo, que é a parte mais
0:18:34
rentável de uma grande quantidade de fornecedores de energia.
0:18:37
O pico, são 4 horas, essencialmente.
0:18:41
Vai custar 20 centavos de dólar, por dia.
0:18:44
E isso é para em torno de 2020!
0:18:48
Boom! Disrupção, OK? E as pessoas o
0:18:52
farão, porque será do
0:18:53
seu melhor interesse econômico egoísta.
0:18:55
Eles vão colocar armazenamento porque
0:18:58
vão economizar dinheiro, OK? E
0:19:03
é por isso que você vê ilhas inteiras indo para
0:19:07
energia solar, em meses, porque o custo do
0:19:11
energia solar + armazenamento já é mais barato
0:19:14
do que a geração a diesel, que é o que
0:19:17
alimenta a maioria das ilhas. Energia solar + armazenamento
0:19:20
já é mais barato. Por isso você
0:19:22
vê, e você continuará a ver,
0:19:25
muitas ilhas fazendo isso. Penso que 100%! Não estamos
0:19:27
falando de 2050. Você está falando agora! Porque
0:19:30
já é mais barato! Então as baterias estão
0:19:34
tornando-se tão baratas que será, essencialmente,
0:19:36
por razões econômicas, que todos,
0:19:39
casas, shoppings, espaços de estacionamento, edifícios
0:19:44
vão ter armazenamento. E eles vão
0:19:46
ter armazenamento porque faz sentido.
0:19:47
Assim como temos armazenamento de dados. Imagine um
0:19:49
computador sem armazenamento de dados
0:19:52
bem, o armazenamento de energia será similar
0:19:54
ao que o armazenamento de dados é para
0:19:56
o computador.
0:19:56
O armazenamento de energia também será
0:19:58
saudável.
0:19:59
Agora, o que as baterias estão habilitando é
0:20:04
uma outra disrupção, que é a disrupção do 
0:20:06
veículo elétrico.
0:20:08
Então, primeiro, perguntemos: é o veículo elétrico
0:20:11
disruptivo? Sim ele é limpo e
0:20:14
tudo isso, mas é disruptivo? Bem, Tesla
0:20:19
foi declarado o melhor carro de todos os tempos!
0:20:22
Produziu o melhor carro, não o melhor veículo elétrico
0:20:26
já feito. E Consumer Reports lhes deu
0:20:29
uma classificação de 103, em 100, certo, não estou
0:20:35
inventando.
0:20:35
Essa é a Consumer Reports, certo? Isso é,
0:20:37
há um filme com esse 11, certo? E
0:20:40
não é 10, é 11 (em 10), basicamente, estava fora
0:20:43
dos gráficos e isso é o que os veículos
0:20:45
elétricos são. Mas, é claro, quem pode
0:20:47
pagar um veículo elétrico? Não eu.
0:20:50
Na verdade eu não tenho um carro já há
0:20:53
10 anos. Não tenho um carro..
0:20:58
Obrigado. Agora eu fiz isso por razões econômicas,
0:21:02
por egoísmo, sim. Quero dizer, possuir um
0:21:05
carro. Eu voltarei para o porquê disso.
0:21:08
Não é a verdade , mas eu fiz os cálculos
0:21:12
e não faz sentido possuir um carro. Então o EV é
0:21:15
disruptivo então deixe-me levar você
0:21:19
através de alguns fatos, algumas coisas. E eu
0:21:21
tenho algo como  o automóvel com 
0:21:25
motor de combustão interna é de 17 a 21%
0:21:28
eficiente, portanto, essencialmente 80
0:21:31
por cento da gasolina ou do diesel, 
0:21:33
do tanque, sobe na fumaça,
0:21:35
literalmente! Ou calor! 80% de resíduos!
0:21:39
E o veículo elétrico é cerca de 95%
0:21:44
eficiente, portanto, cerca de 95%
0:21:47
da energia da bateria é realmente
0:21:50
transformada em energia utilizável! Isso é cinco
0:21:52
vezes, hoje! Tem sido, há muito tempo,  
0:21:54
um caso para a disrupção ter ocorrido.
0:21:57
Mas isso é disruptivo quando você combina
0:21:59
com o fato de que os elétrons são
0:22:02
mais baratos de transmitir, para distribuir, do que
0:22:06
os átomos, certo? Então a eletricidade é mais barata
0:22:09
do que a gasolina ou diesel que precisamos comprar.
0:22:12
Essas duas coisas que você viu é que,
0:22:14
para cobrar em uma base por milha, é
0:22:18
cerca de 10 vezes mais barato! Então, basicamente, eu
0:22:22
constato que os automóveis com motor de 
0:22:24
combustão interna custam 10x mais. Toda vez que você vê um 
0:22:28
fator 10x, com base no custo, você pode ver uma disrupção.
0:22:31
Então este é o seu carro, e você não tem um
0:22:35
um veículo elétrico, o automóvel com
0:22:38
motor de combustão interna tem 2000 ou
0:22:41
mais partes móveis, 2000. Eu digo que 
0:22:45
o Veículo Elétrico tem 20 - deixe eu repetir - 20. 20
0:22:52
são cem vezes menos peças. E
0:22:58
o motor de combustão interna é 100
0:23:00
vezes mais.
0:23:01
O que significa que alguém que possui um EV
0:23:03
sabe que a manutenção é, você sabe,
0:23:06
digamos 10 vezes mais barata, para não
0:23:09
não dizer grátis, porque muitas empresas de EV
0:23:12
estão oferecendo manutenção gratuita.
0:23:13
Por que? Porque eles podem. Sim. você sabe
0:23:16
basicamente, quando você conversa com as pessoas, e
0:23:19
eu falei com muitas delas, que têm
0:23:21
usado seus Veículos Elétricos por centenas de
0:23:23
milhares de milhas, e eles me contam isso:
0:23:25
o seu maior custo é, basicamente, pneus
0:23:28
Esse é o nosso maior custo de manutenção,
0:23:30
pneus, tente isso com o seu MCI... E
0:23:36
a outra coisa que é disruptora, que
0:23:38
não se fala a respeito, é que
0:23:41
o Veículo Elétrico pode durar cerca de quinhentas
0:23:43
mil milhas. Agora, em média, nós
0:23:46
guiamos cerca de 10 mil milhas por ano. 
0:23:50
Dez mil X Quinhentos mil.
0:23:52
Você precisa de 50 anos, você sabe, para se aproveitar
0:23:56
disto. E quem usa o mesmo carro por 50
0:23:59
anos? A menos que você esteja em Cuba ou
0:24:01
algo assim. Você não vai aproveitar, certo?
0:24:03
Então, você sabe, isso é algo sobre EVs
0:24:07
que é subestimado e, na verdade, Tesla
0:24:11
e outros estão construindo versões de um milhão de milhas,
0:24:14
hoje. 1 milhão de milhas 
0:24:18
dirigindo o mesmo carro? Isso faz algum
0:24:20
sentido? Bem, voltarei a isso e
0:24:22
porque faz.
0:24:23
Mas, se ainda tivéssemos o modelo 
0:24:29
de propriedade individual, que temos hoje, onde 
0:24:31
todos nós possuímos nossos carros e fosse
0:24:35
uma disrupção um-para-um, essencialmente,
0:24:37
tivéssemos EVs competindo com
0:24:40
veículos de MCI, este é mais caro, veja você,
0:24:43
em 2014. Comparei este maior custo com 
0:24:46
o que eu sabia sobre as baterias de ions de lítio
0:24:49
e assim por diante... E o que se constata, essencialmente,
0:24:52
é que para os de vinte, dezessete ou dezoito,
0:24:55
o mercado, deveríamos, essencialmente, lançar
0:25:00
vários veículos elétricos com alcance de 
0:25:04
200 milhas, pelo menos, porque é isso que eu
0:25:06
percebi ser o mínimo necessário, para
0:25:08
o consumidor médio. Por 35 a
0:25:11
40 mil dólares, sem subsídio.
0:25:13
E é isso que eu previ, 3
0:25:16
anos atrás.
0:25:17
O que as pessoas me disseram sobre essa
0:25:20
previsão?
0:25:20
Você está insano. Agora o que está para
0:25:23
acontecer, suponho, o que aconteceu, então, deixe-me...
0:25:25
deixe-me dizer o que aconteceu. Mas o que
0:25:27
isto diz, essencialmente, que mesmo o
0:25:31
o carro americano médio custa
0:25:35
33 mil dólares para compra,
0:25:37
preço do anúncio. 33, então, se você
0:25:41
vai comparar um EV de 33,000  contra
0:25:45
um MCI de 33,000. Não é um ser 'sem cérebro', certo?
0:25:49
Porque 90% menos manutenção,
0:25:50
90% menos energia e assim por diante. E
0:25:53
ainda, mais poderoso. Assim,
0:25:55
basicamente, faz total sentido econômico, 
0:25:58
para você, comprar um veículo elétrico e
0:26:01
porque a curva está indo ainda mais para baixo
0:26:03
e você vai ter, em 2022, um EV de 
0:26:06
200 milhas por $20,000. EVs não subsidiados, 
0:26:11
$20,000-200 milhas! Então, essencialmente, o que
0:26:14
isso diz é que, até 2025, quero dizer,
0:26:19
mesmo que eu esteja errado por alguns anos, 
0:26:20
em torno de 2025
0:26:21
todos os veículos - transporte ferroviário,
0:26:25
ônibus, tratores, caminhões
0:26:29
e os carros - todos os veículo serão
0:26:34
elétricos.
0:26:35
BOOM sobre todos os novos veículos, agora
0:26:38
Algumas pessoas podem manter seus carros por alguns
0:26:41
anos, mas quando eles forem comprar um novo
0:26:43
não terá sentido econômico comprar
0:26:45
um motor de combustão, mas isso não é
0:26:49
o que vai acontecer. Eu direi a você
0:26:50
o que vai acontecer, em alguns anos. Então o que?
0:26:53
Aconteceu exatamente o que eu previ,
0:26:55
que são EV's de 35 a US$ 40.000 com alcance
0:27:01
de 200 milhas, até 2017-2018. Então a GM acaba de
0:27:06
lançar seu BOLT.
0:27:08
O Tesla Model 3 foi anunciado por US$ 35 mil.
0:27:14
'whoo-hoo-hoo'! Basicamente aqui foram dados
0:27:16
US$ 1.000 para Tesla. Oh meu Deus! Lá vai você
0:27:19
vá, lá vai você. Ah, você e 400.000
0:27:24
outras pessoas! Desculpe, eu só queria... apenas
0:27:31
queria ter certeza de que você estava acordado.
0:27:34
É que voei de Sydney, eu queria
0:27:36
certificae-me de estar acordado... Então se
0:27:40
eles realmente vendem - e no primeiro dia
0:27:43
eles tinham 180 mil pessoas dando $ 1.000 cada -
0:27:48
e isso dá uma idéia da demanda
0:27:51
latente, no mercado! E eles obtiveram
0:27:55
400 milhões de dólares! Este é o
0:27:58
maior evento de crowdfunding na história!
0:27:59
Eles não precisaram de um banco de investimento para
0:28:02
levantar 400 milhões de dólares! Conversemos
0:28:04
sobre outra disrupção. Podemos conversar
0:28:07
sobre esse outro momento.
0:28:09
A maior disrupção e a
0:28:12
maior facilitadora
0:28:13
virá dos veículos autônomos.
0:28:15
Hoje, se você quiser, você pode usar um
0:28:19
táxi auto-dirigindo. Hoje, em Cingapura.
0:28:24
Não é no futuro, digo. A
0:28:28
aprendizagem profunda de máquina, aprendizagem
0:28:30
por inteligência artificial, melhorou,
0:28:32
apenas nos últimos 5 anos, mais do que o
0:28:34
fez em todos os 30 anos anteriores! Quero dizer
0:28:39
que foi o que eu estudei no MIT-Ciência da
0:28:41
Computação, focada em IA e nestes
0:28:45
problemas, nos últimos anos, têm
0:28:46
estado em
0:28:47
pauta. E UBER também anunciou que
0:28:51
eles estão fazendo corridas auto-dirigidas em
0:28:55
Pittsburgh, portanto, basicamente, isso está
0:28:57
acontecendo hoje e toda uma série de
0:29:00
empresas estão fazendo isso hoje. 33
0:29:02
empresas estão investindo bilhões de
0:29:05
dólares. E veja os nomes: essas não
0:29:06
são apenas empresas Statup's, no Vale do
0:29:08
Silício, se tornou 'mainstream'. E eu vou
0:29:10
dizer-lhe porque, em um momento, mas eles estão
0:29:12
investindo fortemente. O novo CEO da Ford veio da
0:29:16
divisão de auto-condução e a primeira
0:29:19
contratação que ele fez veio da
0:29:22
divisão de auto-condução da UBER! Coincidência?
0:29:25
Hummmm...  Agora Tesla. Voltemos para
0:29:30
Tesla. Eles dizem, Elon Musk, que no final
0:29:35
deste ano, cada Tesla será capaz de
0:29:39
ir de um estacionamento em San Francisco
0:29:41
para um estacionamento em Nova York sem
0:29:44
controle humano. Neste ano! Estamos falando
0:29:48
sobre 2017, mesmo que esteja fora por um pouco - e
0:29:51
estas coisas estão acontecendo agora...
0:29:53
Hoje é apenas nível 3 que não é
0:29:55
nível 5 ou 4. Que é o que você
0:29:57
precisa para ser totalmente autônomo.
0:30:00
Um computador sobre rodas, você sabe, essencialmente.
0:30:03
São 20 peças móveis sobre rodas. É
0:30:06
um computador. E Tesla diz que
0:30:11
eles terão autonomia de nível 5 -
0:30:13
sem pedais, sem volante, até 2019. 2019!
0:30:21
Agora, isso não é, novamente, no futuro. Por
0:30:24
futuro, agora, estou assumindo 2021, apenas para
0:30:28
o próximo argumento. Mas você sabe que a Tesla pode.
0:30:31
Chegaremos lá em 2019 e outros podem também.
0:30:33
Bem, vamos lá, então isso está
0:30:36
acontecendo muito rapidamente, e o
0:30:39
custo, se você, se você ler na mídia, se
0:30:42
você lê os analistas convencionais, eles
0:30:44
irão dizer-lhe que todos os veículos
0:30:45
autonomos são do tipo caro. E eu vou
0:30:48
lhes mostrar duas das principais tecnologias
0:30:50
que, essencialmente, fazem um veículo 
0:30:54
autonomo viável. Então é isso o que um
0:30:56
carro auto-dirigido vê quando usa uma
0:30:59
tecnologia chamada sensor
0:31:01
lidar. Lidar é laser e radar, então
0:31:05
emite, basicamente, pulsos de laser sobre a via. Oh! 
0:31:08
Milhões de pulsos de laser, por segundo, que
0:31:12
cobrem 300 a 600
0:31:14
pés, em 360 graus. E eles refletem
0:31:18
de volta e, essencialmente, com o que você tem -
0:31:21
um supercomputador no porta-malas - ele
0:31:23
cria uma visão do mundo 
0:31:25
em torno dele, em tempo real. Então é isso que
0:31:28
um veículo autônomo vê. Temos que o
0:31:32
custo dos sensores lidar em 2012, segundo 
0:31:36
o Google, era de 70 mil dólares. E, certamente, os
0:31:40
analistas do 'mainstream' disseram que não
0:31:43
iria acontecer, certo?
0:31:45
Não até 2050 ou algo assim.
0:31:48
O que aconteceu de fato foi que 
0:31:51
no ano seguinte custavam 10 mil
0:31:53
dólares. No ano seguinte aquela empresa, 
0:31:56
do Vale do Silício o anunciou a US$ 1.000.
0:31:59
Mais leve. Então, de $70K a $1K, em poucos
0:32:04
anos! Mas espere há mais: aquela
0:32:09
mesma empresa anunciou, no ano passad, os lidar 
0:32:13
de 250 dólares. E isso são semicondutores.
0:32:17
O que significa que você sabe que não funciona
0:32:19
como o lidar atual. Você o pode focalizar.
0:32:23
É uma tecnologia muito superior, por
0:32:27
250 dólares, mesmo que você use quatro
0:32:29
destes, você ainda está falando sobre 
0:32:32
mil dólares. Agora, e sobre o poder
0:32:34
de super computação? Que? Oh, sim! E o
0:32:36
lidar de US$90  está chegando. Do tamanho de um
0:32:40
selo postal, você pode usá-lo com seu
0:32:43
iPhone, eu não sei o que você faria
0:32:45
com isso, mas você pode dizer que você vai.
0:32:48
Logo poderei ser Sirius... Então, sobre 
0:32:52
poder de super computação, que é
0:32:54
o que precisamos, basicamente, para estes
0:32:58
veículos, que são computadores sobre rodas, para realmente
0:33:01
acontecerem. Então vou lhes mostrar a curva de custos.
0:33:04
Para poder de super computação: esse foi o
0:33:07
primeiro computador com teraflops do mundo.
0:33:11
Não importa o que é um teraflop, Ah,
0:33:13
você sabe, um geeky dizendo, mas
0:33:15
sim, 1 trilhão de operações de ponto flutuante 
0:33:17
por segundo, se quiser.
0:33:19
Saiba que isso custou cerca de 50 milhões
0:33:22
de dólares, no ano 2000, e foi o usado
0:33:25
pela Sandia National Labs para simulações
0:33:27
nucleares e assim por diante. 50 milhões, em 2000
0:33:32
No ano passado, um computador de dois teraflops.
0:33:36
Então, eu disse que esse era o
0:33:40
tamanho? Desta sala, sim. Então era do
0:33:43
tamanho desta sala. Agora, você pode segurar 2
0:33:46
Teraflops em sua mão, por 50 dólares, para
0:33:50
teraflops. Então é assim que está indo 
0:33:53
rápido, ou foi. Na mesma empresa,
0:33:56
Nvidia, anunciaram que, no final deste
0:33:59
ano, eles terão o computador, GPU, com os 20
0:34:01
teraflops que você precisa para
0:34:04
operar um carro auto-dirigido! É o que eles
0:34:06
dizem, que você precisa de 20 teraflops. Está chegando 
0:34:09
no final deste ano e, além disso,
0:34:12
tem um sistema operacional
0:34:15
para inteligência artificial que você
0:34:18
vai precisar, para esses carros. Assim,
0:34:20
essencialmente, quase qualquer empresário pode
0:34:24
construir um carro auto-dirigido e, em vídeo,
0:34:28
dizem esperar uma melhoria de cerca de Mil vezes.
0:34:32
até 2025! Então, nos próximos
0:34:36
oito anos: mil vezes! O que quer que seja
0:34:38
que você conheça sobre auto-direção, ou outra
0:34:41
funcionalidade de IA, irá melhorar em
0:34:45
cerca de mil vezes! Este é apenas
0:34:47
um trabalho no hardware. A melhoria real, em
0:34:50
inteligência artificial, tem sido no
0:34:52
software. E, você sabe, mil vezes,
0:34:55
nos próximos oito anos. E essas coisas estão
0:34:58
acelerando o processo. De modo que as disrupções
0:35:01
tem o que eu chamo de aceleradores de disrupções.
0:35:03
E o 'Open Source' é um deles. Então, um
0:35:07
empresário, em São Francisco, na verdade
0:35:09
com peças compradas construiu seu próprio carro auto-conduzido, 
0:35:12
com US$ 50.000, que ele gastou com 
0:35:17
peças, no Alibaba, Amazon e eBay.
0:35:20
Com US$50.000 construiu o seu próprio. Uma pessoa,
0:35:23
engenheiro, em uma garagem, literalmente, em San
0:35:25
Francisco! E ele disse: Oh
0:35:28
O que quero fazer é vender kits, de mil dólares,
0:35:30
para modernizar carros e fazerem,
0:35:33
por si próprios e, então, essencialmente,
0:35:36
ele decidiu que iria abrir o código.
0:35:39
Então, agora, qualquer um, em qualquer lugar, Inglaterra, Índia
0:35:43
China, Alemanha, qualquer lugar, Quênia, pode
0:35:46
baixar o software, gratuitamente, para fazer
0:35:49
carros auto-conduzidos. BOOM, certo?
0:35:52
E então, com algumas centenas de dólares para a
0:35:54
GPU, algumas centenas de dólares para o
0:35:56
sensor e você está no negócio. Você estar no
0:35:58
negócio significa, essencialmente, que com um
0:36:00
investimento de 2 mil dólares poderia fazer
0:36:03
seu carro autônomo
0:36:04
Agora , então, por que isso é 
0:36:08
disruptivo? Sim, seremos capazes de não
0:36:11
dirigir. E você conhece o Twitter ou o que
0:36:14
quiser que seja, Facebook ou
0:36:16
Instagram. Ou qualquer coisa - não, não enquanto está
0:36:19
dirigindo - porque não vai haver um
0:36:21
volante! Mas isso é realmente 
0:36:22
disruptivo, você sabe. Deixe-me dizer-lhe
0:36:26
sobre meu último trabalho que
0:36:30
saiu há cerca de quatro semanas.
0:36:31
É chamado Disrupção, então, basicamente, eu
0:36:34
cliquei duas vezes em  Clean Disruption...
0:36:37
Comecei um grupo de reflexão, há cerca de um ano,
0:36:39
focado em disrupção e nosso primeiro
0:36:43
relatório é sobre a disrupção dos
0:36:46
Transportes e a chamamos de Transporte
0:36:48
Como Um Serviço e isso é o que está para
0:36:50
acontecer: nós usamos nossos carros, nós pagamos - o significado
0:36:53
de nós é a família americana média - algo como
0:36:56
US$ 10.000 por ano para possuir um carro. Dez mil
0:37:00
dólares por ano e, no entanto, só o usamos
0:37:03
4% do tempo, quatro por cento do
0:37:06
tempo. E 96% do tempo fica estacionado
0:37:08
e, de fato, o espaço de estacionamento,
0:37:12
geralmente, é mais caro do que
0:37:15
seu carro, OK? Ele é subsidiado pela
0:37:18
sociedade, mas é claro que você sabe que 
0:37:20
4% de uso de um ativo
0:37:23
é uma disrupção à espera de
0:37:27
acontecer...
0:37:27
Então, o que é a disrupção? A convergência
0:37:31
de três coisas: veículos elétricos,
0:37:36
lembre-se de que EV´s tem alcance de 500.000. Bem, como
0:37:41
proprietários individuais não podemos realmente tirar
0:37:43
vantagem desses veículos. Então temos os veículos 
0:37:46
elétricos auto-conduzidos e.. pronto!
0:37:50
Então imagine-se sobre, ou de carona, em um EV, 
0:37:53
sem um motorista, então quando isso acontece,
0:37:57
essencialmente, a utilização de ativos de veículos
0:37:59
vai - foco outra vez para dizer - para
0:38:01
40% do tempo. Que é um melhoramento de 10x!
0:38:03
Onde os carros vão ficar
0:38:06
circulando, tomando-o em casa, indo nele
0:38:08
para o trabalho, sendo usado por outros,
0:38:10
levando-os para o supermercado e assim por diante...
0:38:12
E, em vez de dez mil milhas por
0:38:15
ano, eles estarão rodando 
0:38:16
centenas de milhares de milhas por ano.
0:38:18
E é aí que um EV,
0:38:21
que pode durar quinhentos mil e,
0:38:23
em breve, irá durar um milhão de milhas
0:38:26
brilha porque podem durar cinco anos.
0:38:30
O mesmo veículo em que outro automóvel, com 
0:38:32
motor de combustão interna, geralmente
0:38:34
dura cento e quarenta mil
0:38:36
milhas. E mesmo que você o empurre, empurre, para
0:38:38
duzentos mil, mesmo assim, 200.000 
0:38:40
milhas são menos que um
0:38:43
ano e meio, se você operá-lo como um
0:38:45
veículo autônomo, não pode competir
0:38:48
contra as 500.000 milhas!
0:38:51
Logo, faz todo sentido,
0:38:52
então, quando você compara veículos elétricos autônomos,
0:38:54
e sob demanda, com autônomos de combustão interna. 
0:38:57
Neste caso os MCI não podem competir.
0:39:00
Motores de combustão não podem competir...
0:39:03
Então fizemos os cálculos comparando tudo: 
0:39:07
permutações de sob demanda versus
0:39:10
propriedade individual, MCI versus EV
0:39:13
e assim por diante. E você sabe,
0:39:15
essencialmente, se uma empresa compete, 
0:39:19
dizem: 'Oh, eu serei o UBER,
0:39:21
que você conhece e eu vou
0:39:23
usar o mesmo automóvel, com motor de 
0:39:25
combustão interna, eles não podem competir. 
0:39:28
Porque este é o custo do EV autônomo -
0:39:30
veículo elétrico - e este é o custo de
0:39:33
um MCI. Então eles vão à falência ou
0:39:36
eles vão ter que mudar suas
0:39:38
frotas para serem elétricas. Então, no final, tudo
0:39:41
será elétrico, por causa disso, 
0:39:43
por razões puramente econômicas. Então vamos...
0:39:47
Suponha que 2021 é quando teremos
0:39:51
veículos autônomos, a tecnologia. E
0:39:54
eles são aprovados pelos reguladores para
0:39:57
circular em estradas abertas. Não em
0:40:02
todas. Eles poderia ser cuidadosos, você
0:40:05
sabe, nos primeiros dois anos. 
0:40:08
No dia em que os veículos autônomos 
0:40:11
elétricos forem aprovados, o
0:40:13
custo de transportes, em uma base 
0:40:16
por milhas, será dez vezes mais barato,
0:40:20
com o Transporte Como Serviço, Por Demanda, do que
0:40:24
é possuir um carro com motor de combustão.
0:40:27
Dez vezes, agora, todas as vezes. Eu dizia isso.
0:40:33
Este é o meu trabalho: Disrupção, OK? Então eu
0:40:36
tenho olhado as disrupções... todo o caminho
0:40:38
no passado. Oh! Gutenberg, a impressão!
0:40:42
Quando o primeiro livro foi impresso, a primeira Bíblia,
0:40:46
saiu da prensa de Gutenberg, foi
0:40:49
dez vezes mais barato do que um manuscrito!
0:40:53
Bíblia, 10x, cada vez que houve uma
0:40:57
melhoria de 10x -  no custo em um mesmo
0:41:00
produto ou serviço - houve
0:41:02
uma disrupção! Toda vez, que eu saiba, em
0:41:06
nenhum outro caso, nenhum caso, um fator 10x 
0:41:09
não levou a uma disrupção. Então, um dia,
0:41:12
em 2021,
0:41:13
isso vai acontecer... O que vamos
0:41:16
fazer quando já possuírmos um carro,
0:41:19
então, você sabe, podemos dirigi-lo por um
0:41:21
tempo. Mas se você vai comprar um
0:41:23
carro novo, em 2021, essencialmente aqui está o que
0:41:26
você vai decidir: eu quero
0:41:29
gastar $10 mil por ano, nos próximos cinco
0:41:32
anos, ou então gastar, Oh! $1000 por ano,
0:41:37
durante os próximos cinco anos?
0:41:40
Certo, quero dizer, essencialmente, você não irá
0:41:42
comprar, no período, um carro. E até mesmo
0:41:44
se você estiver dirigindo, seu
0:41:47
carro existente, mesmo se você estiver dirigindo um
0:41:49
carro que seu tio lhe deu, grátis,
0:41:52
grátis, certo? E mesmo que você já o pagou,
0:41:55
será até quatro vezes mais caro,
0:41:58
em uma base por milha, então
0:42:01
um EV,
0:42:02
quatro vezes menos, será como - espere
0:42:04
um segundo - paguei meu carro e você
0:42:06
tem o custo da gasolina, seguro,
0:42:08
manutenção e assim por diante. Então é quatro vezes
0:42:11
mais caro que usar o
0:42:13
Transporte Como Serviço e, a propósito, eu
0:42:15
não preciso dirigir... Então as pessoas dooam
0:42:18
seus carros... Essencialmente, o que estará 
0:42:20
ocorrendo é que a indústria dos carros 
0:42:23
usados vai entrar em colapso.
0:42:24
Porque ninguém comprará carros novos.
0:42:26
Não faz sentido comprar carros novos
0:42:29
e, na verdade, eu acho que o que estará
0:42:32
ocorrendo será um valor negativo para carros usados -
0:42:34
negativos - não apenas valor de revenda zero, mas
0:42:38
negativo, então você está evoluindo para
0:42:40
ter que pagar para alguém tirar um carro
0:42:42
da sua mão! Mas veja, as empresas
0:42:45
de carros, elas terão que
0:42:46
competir com duas coisas: carros usadas  
0:42:49
valendo zero e EV, que são dez vezes mais baratos...
0:42:53
O que você acha que vai acontecer?
0:42:54
Quem vai comprar um carro novo? Este é
0:42:58
o colapso da indústria automobilística, de
0:43:01
automóveis de motor de combustão.  BOOM.
0:43:04
Também é sobre o desaparecimento da
0:43:07
Propriedade Individual de Carros. Agora, a cada
0:43:12
tecnologia, como eu disse, bem sucedida e
0:43:14
certamente com uma diferença de 10x no custo 
0:43:17
segue um crescimento em Curvas-S, certo? São
0:43:21
adotadas como Curvas-S, então, essencialmente, 
0:43:24
o que modelamos foi, assumindo que 2021 é o
0:43:29
ano em que veículos autônomos são
0:43:31
aprovados, pode ser um ano ou dois depois,
0:43:34
mas seja lá como for, será uma
0:43:37
disrupção de dez anos. Assumindo que é
0:43:40
2021, até 2030, essencialmente, 95% de todos
0:43:46
passageiros transportados o serão por
0:43:48
veículos elétricos autônomos. Até 2030, 95%!
0:43:55
BOOM! Lá vai a indústria de motores 
0:43:58
com combustão interna! Você sabe, o
0:44:02
modelo individual de propriedade de carros! Então
0:44:05
vamos ter Carros Como Serviço.
0:44:07
Assim como temos Filmes Como Serviço,
0:44:09
Música Como Serviço, Software Como
0:44:13
Serviço e assim por diante.
0:44:14
Então tem ocorrido a disrupção do motor
0:44:17
de combustão  interna e a propriedade 
0:44:19
indivídual de carros,
0:44:21
então, se você tem carros que estão circulando
0:44:24
cerca de 40% do tempo,
0:44:27
você vai precisar de menos carros, então o que?
0:44:30
Nós modelamos e o que saiu das nossas 
0:44:32
simulações é precisamos que a frota
0:44:36
seja 80% menor, é claro.
0:44:39
Vamos ter 80% menos
0:44:41
carros nas vias, sim! E porque
0:44:43
eles vão estar circulando, sim, então você
0:44:49
sabe o que acontece com o espaço de estacionamento? Foi-se!
0:44:51
O que acontece com o seguro de automóveis? 
0:44:53
Deus! certo? E toda uma série de outras
0:44:57
coisas sofrem disrupção. Eu calculei
0:44:59
para Los Angeles. E no espaço de estacionamento 
0:45:02
que será liberado, em LA, você
0:45:05
pode colocar três cidades. Vamos,
0:45:09
3 cidades! Bem, então eu quero dizer, eles,
0:45:15
LA, vão querer criar a riqueza de
0:45:18
3 São Francisco? Ou eles vão querer um
0:45:21
deserto no meio de Los Angeles? Então,
0:45:25
basicamente, estas são as decisões que
0:45:27
eles terão que
0:45:30
começar a tomar e, todos nós, vamos ter que
0:45:32
começar a o fazer porque vamos ter
0:45:34
muito espaço vazio, que o estacionamento demandava. 
0:45:37
Eu disse que vai desmoronar para novos
0:45:39
veículos porque precisaremos menos
0:45:41
de novos veículos e, isso porque o EV
0:45:45
dura mais... Essencialmente, a fabricação, 
0:45:48
a nova demanda por novos veículos estará 
0:45:50
caindo 70%! Então, precisamos de 80% menos carros,
0:45:53
que duram mais, precisamos de 
0:45:56
70% menos carros!
0:45:57
Então, essencialmente, o que isso significa para
0:46:01
o petróleo, aqui está, sem mim, trata-se tudo da
0:46:06
economia. Isso significa que - isso é tudo
0:46:09
sobre a demanda econômica de petróleo - haverá
0:46:11
um pico, em 2020. E, essencialmente, descerá
0:46:15
a cerca de cem milhões de
0:46:17
barris, por dia e vai cair, de novo,
0:46:19
até cerca de 70 milhões de barris/dia, em 2030. 
0:46:23
2030! Então vai cair 30%, então,
0:46:26
muitos dos investimentos que estão sendo
0:46:28
feitos, agora, em petróleo, certo, os quais,
0:46:31
bem,
0:46:33
o óleo explosivo porque, em petróleo, no
0:46:37
negócio, tudo o que você precisa, porque ele é tão
0:46:39
elástico, tanto do lado da demanda quanto no
0:46:41
da oferta, essencialmente, uma sobre oferta no mercado
0:46:44
de dois milhões de barris, como nós
0:46:47
aprendemos em 2014, pode provocar a ruptura do 
0:46:50
mercado! Aquele crash dos preços ocorrerá
0:46:53
do mesmo modo em 2021, assumindo que os
0:46:55
veículos autônomos serão aprovados 2021. Então
0:46:59
o preço de equilíbrio será de
0:47:02
25 dólares, de modo que qualquer óleo produzido,
0:47:06
que não pode competir com US$25, essencialmente,
0:47:09
é inviável.. Inviável. E ocorrerá que
0:47:13
'encalhará'. Qualquer óleo, que não possa competir 
0:47:16
à US$25 não será vendável! BOOM! Certo?
0:47:19
Agora, se você olhar para o petróleo sendo produzido,
0:47:22
ele não pode competir. Essencialmente, os de águas profundas:
0:47:26
acabou. O alvorecer dos óleos de xisto é interrompido porque
0:47:32
eles não podem competir com US$25. Então,
0:47:35
essencialmente, o óleo convencional será
0:47:37
o único óleo que pode sobreviver nestas condições
0:47:40
de mercado, porque pode competir à
0:47:42
US$25. Então toda a geopolítica do petróleo 
0:47:46
irá mudar e, você sabe, dependendo de
0:47:49
onde você está neste mercado.... Mas,
0:47:51
essencialmente, a disrupção dos preços 
0:47:54
acontecerá tão cedo quanto 2021 ou 2022.
0:47:57
E, portanto, todos os ativos, o que
0:48:01
significa, todas as refinarias, 
0:48:04
oleodutos e assim por diante, associados aos
0:48:08
óleos caros também serão
0:48:10
inviáveis. Agora, quais seriam?
0:48:12
Oh! Grandes personalizações: foram embora. Mas sobre
0:48:21
quais oleodutos falamos? Quais gasodutos irão
0:48:23
'encalhar'? Alguém? Alguém?
0:48:29
Então, qualquer 'pipeline'... Eu deveria
0:48:34
denominar o que sai do Canadá? 
0:48:38
Basicamente acabou, certo? Porque esse óleo
0:48:41
vai desaparecer, irá
0:48:42
'encalhar'. Qualquer coisa de Bakken,
0:48:45
essencialmente, vai ser duto de petróleo 'encalhado'.
0:48:48
E isso irá acontecer nos próximos 
0:48:50
5 anos, não em 20! Então se
0:48:53
você está investindo, em uma base de 10 anos, bem
0:48:56
você sabe, verifique se está OK, certo? A última
0:48:59
disrupção sobre a qual eu vou falar
0:49:01
é solar. Solar é apenas uma tecnologia,
0:49:06
como tudo. E o que eu digo,
0:49:08
para mim, estas são tecnologias e, você
0:49:10
sabe, eu passei algum tempo na
0:49:13
Dinamarca, dias atrás. Por qualquer razão
0:49:16
que seja na Dinamarca, em
0:49:20
Copenhague,
0:49:22
agora Copenhague é 3 graus ao sul de
0:49:26
- não, Juneau Alaska, certo? - e esta escola
0:49:30
gera 50% de sua demanda de energia anual
0:49:35
com energia solar, na Dinamarca! Então,
0:49:40
você sabe, a desculpa, é que: 'bem, nós
0:49:42
não temos sol suficiente' ou algo assim.
0:49:44
Não, na verdade. 
0:49:47
Há tantas provas, 
0:49:50
no verão, o que você está fazendo?
0:49:51
Certo, 50%. Você vê o equipamento solar
0:49:55
aqui? Onde estão? São as
0:50:01
paredes!
0:50:02
São, as paredes, essencialmente. São
0:50:04
integradas. São as paredes
0:50:05
que são coletores solares! O edifício inteiro é uma
0:50:08
planta de energia solar. É linda, não é?
0:50:13
Yeah! Então, você sabe, que não importa se
0:50:16
você está em obras de energia solar no Alasca, ela é
0:50:19
muito barata. Desde os anos 1970, em 1970
0:50:24
era cem dólares, para o que
0:50:26
agora é 30 centavos que é uma melhoria
0:50:30
de 300 vezes, desde lá. O que significa 
0:50:32
que diminuiu por cerca de 11,5% a cada
0:50:36
ano, desde 1970, a cada ano!
0:50:39
Essencialmente você conhece a propaganda:
0:50:42
ela não pode continuar a cair rápido.
0:50:44
Adivinhe o que acontece? Continua a diminuir...
0:50:47
Além disso, sem rupturas, isso é
0:50:51
apenas o crescimento do custo da energia solar e
0:50:54
apesar de todos vocês saberem que existe uma
0:50:57
imprensa negativa e tudo isso,
0:50:59
a base instalada Solar duplicou
0:51:03
a cada dois anos desde o ano 2000, isso
0:51:05
é em uma base global, que é, basicamente, um
0:51:10
crescimento composto de 40% ao ano!
0:51:13
Dobrou a cada 2 anos desde o ano
0:51:16
2000! Agora, solar era, sobre todas as fontes,
0:51:19
1,5% da geração. Então lembre-se
0:51:21
aquele nada, 1 automóvel de motor de   
0:51:24
combustão interna, no meio daquela rua,
0:51:26
em Nova York, é cerca de 1%!
0:51:29
Agora, se continuar a duplicar, e
0:51:31
está dobrando a cada 2 anos, por quanto tempo,
0:51:34
quantos anos até a energia solar ser 100%
0:51:37
da geração mundial de
0:51:40
energia? Vamos fazer os cálculos. Então, o que é
0:51:42
1,5% dobrará, a cada dois, dois
0:51:45
anos! 3%, 6%
0:51:48
12%, 24%, 48%, 96%! 6 duplicações! Por favor 
0:51:55
diga que eu estou errado, por alguns anos. 7 duplicações,
0:51:58
isso é 14 anos. Então, essencialmente, até 2030
0:52:02
ou pouco mais, solar, se continuar crescendo 
0:52:05
assim e, lembre-se das Curvas-S, 
0:52:07
exponenciais, será 100%
0:52:10
da geração mundial de energia!
0:52:13
Certo
0:52:14
pode realmente fazê-lo, quero dizer, você pode fazer
0:52:16
qualquer coisa em uma planilha, mas vamos deixar
0:52:18
você saber, vamos ver os fatores econômicos.
0:52:21
Vamos calcular as tendências em energia 
0:52:24
convencional versus solar. Tudo de energia 
0:52:28
convencional, notem, de gás, carvão e assim por diante,
0:52:31
tem subido cerca de 6 até 16 vezes,
0:52:34
desde 1976! Até 16 vezes de aumento, enquanto
0:52:39
a solar caiu praticamente 300 vezes, certo?
0:52:42
Então, quando você compara isso, desde 1970,
0:52:45
a solar melhorou cerca de 5.000 vezes
0:52:50
versus petróleo e gás natural. 
0:52:53
Cerca de 1.800 vezes
0:52:55
versus carvão e novamente eu disse  solar
0:52:58
é uma tecnologia. Ela vai continuar caindo.
0:53:00
Você sabe que, estivemos falamos sobre essa
0:53:04
coisa chamada Paridade de Rede, certo? E 'God
0:53:07
Parity'? É o ponto em que a energia solar, 
0:53:09
no telhado, tem a mesma taxa ou,
0:53:12
ainda, é mais barata do que seria a
0:53:16
do sistema centralizado. E, você sabe o que é importante.
0:53:19
De acordo com o Deutsche Bank, até o final 
0:53:21
deste ano, 2017, solar será a principal, a
0:53:26
menor paridade de rede em 80% dos mercados
0:53:28
globais! O que não é ruim para uma indústria
0:53:31
em crise, certo? Em 80% do mercado mundial
0:53:34
solar será igual ou inferior à taxa do sistema centralizado.
0:53:39
Então, é apenas uma questão de economia. Vai
0:53:42
acontecer, certo? E o que muitas
0:53:44
pessoas não estão falando é que
0:53:47
as empresas estão indo para energia solar porque
0:53:50
faz sentido econômico. De acordo com PwC,
0:53:53
69% das empresas estão ativamente
0:53:57
buscando a solar, porque é mais barata.
0:54:02
Isso não significa que eles vão
0:54:04
comprar agora mas, pelo menos, está em
0:54:06
consideração em empresas como
0:54:09
a Apple - está indo a 2%. E o Facebook e,
0:54:11
você sabe, Amazon, IKEA e assim por diante.
0:54:13
Porque faz sentido econômico.
0:54:15
Porque quando você é a Apple e você tem
0:54:18
Data Center's, seu maior custo, em um Data 
0:54:21
Center, é o que? A energia. E alguém pode dizer
0:54:24
que eles vão te dar a mesma
0:54:26
taxa, a mesma taxa, por 25 anos!
0:54:30
Nada positivo para a Apple ter 1%
0:54:33
solar. Faz todo o sentido e
0:54:36
até mesmo, você sabe, esse é Mandalay Bay
0:54:38
Casino que, essencialmente, colocou energia solar
0:54:41
em todo o seu telhado, que gera 25%
0:54:44
de sua energia e eles querem
0:54:46
sair da rede, quero dizer, eles querem,
0:54:49
basicamente, comprar no mercado aberto porque
0:54:51
eles, como vocês, sabem que podemos comprar energia solar,
0:54:53
hoje, que é mais barato, você sabe,
0:54:55
do que estamos pagando à rede. E assim,
0:54:58
por causa disso, porque estamos na paridade
0:55:00
de rede, em tantos mercados, a Curva-S
0:55:03
pode realmente acelerar. Pode ir
0:55:05
além dos 40%!
0:55:09
Eu estou visitando um novo termo, OK? Eu chamo de
0:55:13
Parceria com Deus, não muito bom... Agora, o que é isso,
0:55:16
essencialmente? Quando o custo da energia solar,
0:55:21
no seu telhado, sem subsídio, cai abaixo
0:55:24
do custo da transmissão. Então pense,
0:55:27
esse custo de transmissão, que é
0:55:29
em qualquer lugar de sete a doze centavos,
0:55:32
mais ou menos. Qualquer coisa gerada centralmente,
0:55:35
certo, chame-a nuclear, você nomeia o que quer que seja,
0:55:39
qualquer coisa, mesmo que eles possam gerar a custo
0:55:41
zero, o que não é possível, mas se eles
0:55:45
forem para o CERN, para a Suíça, e eles trouxerem
0:55:48
essa 'partícula de deus' e eles forem capazes de
0:55:50
gerar energia a custo zero, quando você adiciona a isso 7
0:55:54
a 12 centavos, para transmissão, você ainda 
0:55:58
não vai poder competir com
0:56:00
a auto-geração! Aí faz sentido
0:56:02
aquilo que eu chamo de Parceria com Deus, naquele
0:56:05
ponto e isso é, apenas: (geração solar) mais
0:56:08
(armazenamento solar) e, até 2020, em
0:56:11
lugares como o Colorado, você será capaz de
0:56:15
gerar energia solar, sem subsídio, a 4
0:56:17
centavos, quatro centavos, no telhado!
0:56:22
BOOM! Da geração centralizada. Acabou! Será
0:56:25
obsoleta porque haverá
0:56:28
muita geração, em casas, em negócios,
0:56:30
nos shoppings, estacionamentos e assim por diante.
0:56:34
E assim por diante. Porque fará
0:56:36
sentido econômico. Porque quando o Sol
0:56:39
brilha - e eu acho que brilha aqui algo como
0:56:42
2.000 horas por ano - essencialmente, não
0:56:45
há forma mais barata de geração de energia
0:56:48
do que o sol no seu telhado, ok? Então,
0:56:51
essencialmente, a extensão da rede, certo?
0:56:55
Qualquer geração centralizada, essencialmente,
0:56:58
não pode competir com a auto geração. E
0:57:00
mesmo quando você adiciona o custo do armazenamento,
0:57:03
que está diminuindo em cerca de 20%,
0:57:05
em 2020, você poderia comprar
0:57:08
armazenamento solar a cerca de sete centavos.
0:57:12
7 centavos! Então solar mais armazenamento será
0:57:15
ainda inferior ao custo de
0:57:18
transmissão! Nesse ponto
0:57:21
todos, em todos os lugares, o farão por
0:57:24
egoísmo, você sabe, quando você tomar a
0:57:26
decisão econômica egoísta, será
0:57:29
instalar solar. E isso vai
0:57:31
acontecer em 2020, isso é, em apenas 3 anos.
0:57:33
E é quando, basicamente, a curva,
0:57:36
a Curva-S realmente acelera. Porque
0:57:38
será quando o interesse econômico
0:57:40
egoista de todos será ter solar. Então cada
0:57:43
casa, empresa, armazém,
0:57:45
fábrica e assim por diante, vai ter energia solar.
0:57:48
Porque será do seu melhor
0:57:49
interesse econômico egoísta.
0:57:52
Agora, o que pode acontecer em cidades que não podem
0:57:55
gerar 100%? Não estou
0:57:58
dizendo que as pessoas vão sair
0:57:59
da rede. A maioria de nós não pode gerar tudo
0:58:02
que precisamos mas, essencialmente, será
0:58:05
uma rede distribuida, como a Internet é.
0:58:07
Será uma Internet de Energia. Uma
0:58:09
Internet de Energia Solar e Internet de
0:58:11
Baterias. O que acontece com os Data Center's,
0:58:14
fundições de alumínio e assim por diante? Bem, nós
0:58:16
ainda precisamos da rede elétrica. O que 
0:58:19
acontecerá em qualquer geração em grande escala
0:58:21
é que, essencialmente, estamos caindo abaixo de
0:58:25
quatro centavos por kilowatt-hora, na energia solar,
0:58:28
você sabe. E apenas para lhe dar uma ideia:
0:58:30
solar à cerca de 5,8 centavos é
0:58:34
equivalente a gás à 5, e é
0:58:39
equivalente a óleo a 10 centavos.
0:58:40
Boa sorte se concorrendo com solar, certo? E
0:58:43
ela está em 4,8 centavos agora!
0:58:45
Já estamos abaixo disso,
0:58:47
na verdade. Em Dubai, eles anunciaram solar a
0:58:52
3 centavos. Energia solar a 2,99
0:58:56
centavos! Que é metade dos 5,8, certo?
0:58:59
E em Dubai, em Abu Dhabi, eles
0:59:01
anunciaram 2,4 centavos por
0:59:03
kilowatt hora. 2,4 centavos!
0:59:05
Eu falei com um CEO de utilidades
0:59:08
que acabara de assinar um acordo de 3 centavos.
0:59:10
E ele me perguntou: você acha que eu paguei 
0:59:13
demais?
0:59:14
Então não, não, não me escute, em 2009, quando eu
0:59:18
publiquei um livro chamado Trilhões em Energia Solar,
0:59:20
onde eu disse que a energia solar estaria
0:59:23
abaixo de 3,5 centavos em torno de 2020.
0:59:25
E o que as pessoas me disseram? Sim, o que?
0:59:30
Você está 'fumando algo', certo?
0:59:34
Isso foi em 2009 e adivinhe? 
0:59:35
Nós já ultrapassamos o que soou
0:59:39
louco em 2009, quando a energia solar estava a 30
0:59:43
centavos! Mas tudo o que era necessário era calcular
0:59:45
a curva de custo, tanto da energia solar, como dos custos
0:59:48
de  capital, certo? Assim, a 3 centavos
0:59:52
não há nada que possa competir com
0:59:55
uma rede elétrica solar. A esse custo, nem gás,
0:59:59
nem nada. Nada pode competir com energia solar
1:00:03
em 0,03. Então, considerando o período recente da história,
1:00:07
ocorre que,  qualquer novo
1:00:10
investimentos têm que ir para solar. Porque qualquer
1:00:15
outro investimento será
1:00:17
desperdiçado. Qualquer um, em nuclear, em carvão,
1:00:21
em gás natural estará 'encalhado', em qualquer
1:00:24
lugar onde você tem o sol do jeito que
1:00:27
você tem aqui. Não apenas no
1:00:30
deserto e não apenas a energia solar que 
1:00:35
algumas pessoas estão dizendo. Oh, e sobre
1:00:38
armazenamento, eu só posso gerar 
1:00:40
de dia. E de noite?
1:00:41
Bem, adivinhe o que a Tucson Electric acaba de
1:00:45
anunciar? Armazenamento mais energia solar a 
1:00:48
0,045 centavos. 4,5 centavos! Acabou...
1:00:53
Todo o resto indo para solar
1:00:57
distribuída! Pela
1:00:59
economia vai absorver tudo,
1:01:01
porque vai ter sentido econômico.
1:01:04
E isso vai acontecer, na maioria dos
1:01:06
lugares, até 2020! Já 
1:01:08
aconteceu em lugares como a Austrália.
1:01:10
A energia solar residencial, na Austrália,  está
1:01:14
em 25% dos lares. 25% das casas, na Austrália,
1:01:17
tem energia solar. O equivalente, aqui
1:01:19
seria 20 milhões de casas, hoje. Na
1:01:23
Austrália o custo da transmissão é de 12 centavos. 
1:01:27
O da solar é de 7 centavos.
1:01:28
Então o conceito de 'Parceria com Deus' que, novamente,
1:01:30
soou louco há três anos, já está
1:01:33
aqui. Significa que já está
1:01:34
acontecendo e, em alguns mercados ao redor do
1:01:37
mundo e, claro, os Fornecedores para Pico 
1:01:40
já estão obsoletos
1:01:41
Você sabe que os Fornecedores para Pico geram a 20, 40 ou
1:01:44
70 centavos. E quando solar mais
1:01:46
armazenamento é 4,5 centavos, você
1:01:50
sabe, que isso é pura economia, certo?
1:01:51
Não faz sentido ter Fornecedores para Pico,
1:01:54
não mais.
1:01:54
Então deixe-me deixar-me encerrar e deixe-me
1:01:58
voltar do futuro. Estamos em 2017 e nós temos
1:02:01
que muitas das tecnologias de que eu estou
1:02:05
lhes falando ainda tem 1 a 2%
1:02:08
do mercado, mundialmente.
1:02:12
Em alguns países, como a Alemanha, é 50%
1:02:15
ou 30%. Na Austrália o uso
1:02:17
residencial é de 25%. Mas, globalmente,
1:02:19
é cerca de 1,5%. Percentagem
1:02:21
que leva os analistas 'mainstream' (principais) a
1:02:23
dizer que não vai acontecer em breve. Mas
1:02:26
as razões  economicas já estão aqui.
1:02:29
A economia solar não subsidiada já está
1:02:32
aqui. E isso não é uma transição em
1:02:37
energia. É uma disrupção 
1:02:41
tecnologica. E vai acontecer muito,
1:02:43
muito rapidamente. E o ponto de inflexão
1:02:47
será próximo de 2020. E então, será para
1:02:50
ambos: energia e transporte. Obrigado
1:02:54
[Aplausos]
1:03:02
Obrigado
1:03:05
Obrigado