segunda-feira, 5 de novembro de 2018

DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.









Legenda em Português do vídeo Tony Seba_Clean Disruption - Energy & Transportation


(‎28‎ de ‎janeiro‎ de ‎2018, ‏‎19:10:14)

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Eu quero debater o futuro da energia
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e transporte e quando digo futuro,
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eu não quero dizer cinquenta anos a partir de agora. Eu quero dizer
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cinco anos a partir de agora, mas antes que eu o
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faça, eu quero levá-los ao passado.
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Esta é a cidade de Nova York, é o desfile de 1900.
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Usamos cavalos por milhares de anos como
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nosso principal meio de transporte, nós
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seres humanos. Existe um carro nesta
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foto. Alguém pode ver o carro na
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foto?
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Ok, não tenho a noite toda. Ali, existe
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um carro, na Parada da Páscoa, em Nova York, 
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em 1913. Anos depois, alguém pode ver
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o cavalo na foto? 13 anos depois,
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Nova York passou a ter um cavalo - um para
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tantos carros que o cavalo nem aparece.
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Um cavalo!
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Isso é chamado de uma disrupção, uma disrupção
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tecnológica. E esse é o meu trabalho. Deixe-me
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levá-lo até 1985, quando - sim, exatamente - quando
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a maior empresa de telecomunicações, um
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monopólio planetário, a AT&T, tinha essa coisa
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chamada telefone celular e eles contrataram a
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McKinsey para que fizessem, essencialmente, uma
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previsão de qual seria a adoção
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dessa coisa, chamada telefone celular, em
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15 anos. Então, no ano 2000, quantos
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assinantes teremos, nos Estados 
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Unidos? Então, McKinsey foi e fez
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seja lá o que fizeram, em troca de
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cinco milhões de dólares. E vieram
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de volta e essa foi a resposta:
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900.000 até o ano 2000. O número real
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foi de cento e nove milhões!
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Isso não é um pequeno erro.
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Esse é um fator de 120
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vezes! Então, quando você vê a
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projeção do que será, você sabe, da
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Agência Internacional de Energia e assim por diante,
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e assim por diante
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pense sobre isso. Que o que os principais
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analistas ('mainstream') estão tentando vender é você 
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sofrendo disrupção, como AT&T; não só, você sabe, seu
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negócio de linhas fixas ruiu, mas também
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afetou algumas das maiores
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oportunidades legais de mercado, do século XXI!
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Se você apenas olhar para a lista das top 15 
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empresas, de Internet e Celular,
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essencialmente, temos 2,4
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trilhões de dólares, em avaliação de mercado e,
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por isso, falhando em perceber nossa disrupção, o seu
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negócio desaparece e, ainda, você
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não participa das novas oportunidades
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oferecidas pela nova disrupção. E temos que,
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geralmente, os especialistas, os insiders, são pessoas 
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muito inteligentes que, usualmente, descartam isso:
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quais são as oportunidades disruptivas que você
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conhece. Por que alguém, quero dizer, dez anos antes,
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por que alguém compraria o iPhone 
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quando poderiam comprar a certeza da
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Nokia, quero dizer, então, compreendam:
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então você sabe que essas pessoas muito inteligentes,
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a internet, não vão fazer uma grande parte,
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não vão lidar com o que é parte do meu trabalho. E
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uma e outra vez - e novamente - eu deveria mesmo
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ter falado sobre a Kodak. Saibam, eu quero apenas dizer, a 
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alguns de vocês, que não sabem, o que é certo:
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o ano 2000 foi um ano recorde em
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registro mundial de fotos, em todo o mundo!
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Recorde em receita registrada, em lucro, em número de
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fotos impressas! E, 12 anos depois,
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estavam em falência, anos depois! E se
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alguém se levantasse, lá em 2000, e
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dissesse que essa coisa, chamada de câmera 
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digital que, por sinal, a Kodak inventou,
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sim, então não é como se eles não soubessem
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o que estava por vir,
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certo? Então é uma outra disrupção. Então meu
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trabalho, de várias maneiras, na última década, 
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tem sido para responder a esta pergunta:
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Por que as pessoas inteligentes, em inteligentes
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organizações consistentemente falham em
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antecipar e, mais ainda, em liderar as disrupções
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de mercado? Então desenvolvi uma estrutura de referência
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para entender a disrupção tecnológica. 
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Existem muitas maneiras de provocar disrupções. Eu
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poderia falar sobre isso por uma hora. Eu vou
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apenas ilustrar a vocês algumas coisas e
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então vou mergulhar em energia e
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transporte. Algumas das mais
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importantes coisas a serem consideradas são as
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curvas de custo de tecnologia, então, se você olhar para
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Silicon Valley, o Vale do Silício, ele é construído
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sobre isso: a Lei de Moore. A lei de Moore
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diz que em uma base de um dólar, o
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poder computacional duplicou, sempre, a cada dois
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anos, por décadas! Então ele se aprimora em uma
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taxa de algo como 41%, ao ano, com o
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mesmo dólar! Certo, assim quando você olha para isto, 
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durante 20 anos, essencialmente, temos este
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IPhone, de US$600 com o poder de computação que
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em um computador, de há 20 anos, custaria
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US$600.000! E 40 anos atrás, o mesmo
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poder computacional custaria Seiscentos Milhões
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de dólares! Há sessenta anos atrás, 
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o mesmo computador custaria Seiscentos Bilhões
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de dólares! Então este é o
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poder dos clusters de tecnologia, certo?
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Especialmente quando melhoram
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exponencialmente. Em energia, temos
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várias curvas de custo para tecnologias
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que, essencialmente, todas são tão boas quanto.
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Eu vou mostrar a vocês que elas possibilitam disrupções
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em energia e transportes. Uma delas
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são baterias de ions de lítio, às quais
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retornarei em seguida. A 
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outra sendo células solares fotovoltaícas, 
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que melhoraram drasticamente desde,
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pelo menos, 1970. Agora, um conceito importante
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é a convergência tecnológica.
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Então, uma tecnologia única, veja, por si só,
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não são elas que causaram
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disrupções. Essencialmente ocorrem quando você tem
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várias tecnologias que, basicamente, convergem
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e podem possibilitar uma base operacional,
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financeiramente viável, que pode
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habilitar certas funcionalidades que não foram
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possíveis antes. Assim, para o
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smartphone, o ano foi 2007 que foi
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o ano em que computação, tecnologia digitais
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de imagem e touchscreen, 
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baterias de ions de lítio e assim por diante, tornaram
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possível para alguém criar um
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smartphone. Ocorreu terem sido
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Google e Apple que criaram o Android
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e o iPhone, mas poderia ter sido
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qualquer outro. Poderia ter sido a Nokia,
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por exemplo, ou Motorola. Qualquer um, realmente, e
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então o conceito de convergência tecnológica
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é muito importante. É quando várias inovações, 
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de tecnologias e modelos comerciais,
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convergem em um ponto no tempo
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para habilitar certas funcionalidades ou
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certos custos. A outra coisa importante
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é o conceito de que as tecnologias são
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adotadas seguindo uma Curva-S, então, novamente, quando você
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olha o que as projeções do 'mainstream' dizem sobre
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EVs (Veículos Elétricos), ou Energia Solar - e similares - você vê
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uma projeção linear. Nenhuma tecnologia e
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nenhuma tecnologia de sucesso destacável, na história,
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até onde eu conheço, foi
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adotada de forma linear. Sempre foram
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adotadas como uma Curva-S, uma vez que você atinge o
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ponto de inflexão, essencialmente. Então este é o
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exemplo da TV a cores, essencialmente
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se moveu de lado por um longo tempo e,
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então, quando atinge esse ponto de inflexão
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perturba o mercado existente e obtém
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o domínio. Cresce exponencialmente, super
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exponencialmente, semanas, meses, em
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alguns anos. E é assim que a estrutura
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está ocorrendo, porque as pessoas olham para 
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a curva na parte linear, e é apenas uns 2%
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do mercado e, em seguida, BOOM! É 80% do
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mercado em um instante. E isso é devido
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àquela convergência tecnológica que faz
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ser possível que os empreendedores criem
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novos produtos e serviços! Agora, a
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coisa interessante sobre Curvas-S não é
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só que são exponenciais, mas elas
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estão ficando ainda mais acentuadas, o que significa que
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as disrupções estão acontecendo ainda mais
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rapidamente! Então, se você olhar para a virada dos
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anos 1900, as curvas eram longas, então
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demoraria décadas para os produtos
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serem adotado pelo mercado. E olhem para elas
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agora, acontece em anos. Quero dizer, em alguns
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casos, em meses, então o exponencial está,
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realmente, ficando ainda mais exponencial,
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em nossos dias! E isso é por causa da
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internet, por sermos uma sociedade mais global
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e assim por diante. Uma coisa importante em
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disrupção é a inovação de modelos de negócios.
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Em modelos de negócios, a inovação é
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tão perturbadora como na tecnologia, todos os
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dias. Então uma pequena empresa chamada UBER,
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que nem existia há 10 anos -
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na verdade eles começaram em 2009 e hoje
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suas reservas são mais altas do que as de toda
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a indústria de táxi, na América! OK? 8 anos, 8
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anos! Então, quem vai lhe dizer
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que disrupções em transporte
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não podem acontecer em 10 anos? Vamos
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olhar para a UBER, para o que eles fizeram em menos
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do que 10 anos. E eles estão apenas 
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começado
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Eles estão dobrando todo ano, é
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inacreditável! Então eles são uma inovação de 
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modelo de negócio que foi habilitada por duas
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coisas: a nuvem e os smartphones.
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Essencialmente eles aproveitaram essa
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convergência e mediaram o
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mercado muito ineficiente de
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táxis. O mesmo ocorreu com o Airbnb que é uma
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inovação em modelos de negócios: é, na verdade,
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um modelo comercial antigo, eles fazem corretagem e
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nós mudamos de corretores por centenas de
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anos, mas não neste mercado.
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De modo que o modelo de negócios foi habilitado novamente
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por uma convergência de tecnologias que
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tornou possível a alguém fazer isso.
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Então os modelos de negócios são tão disruptivos quanto
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a tecnologia. É assim que eu tenho esse quadro
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que criei, que você sabe, incluíu
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pedaços e peças de muitos pensamentos de
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líderes e assim por diante. E, essencialmente, eu
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escrevi este livro, chamado Clean Disruption.
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E isso foi há três anos e,
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essencialmente, é sobre isso que vou 
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falar. Sobre hoje e seguindo o trabalho que
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eu fiz. O que está lá é que
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são quatro, cinco tecnologias
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mais inovação em modelos de negócios que, nos 
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próximos 13 anos ou mais vão 
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provocar a disrupção de toda a energia e o transporte
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como os conhecemos. E isso vai acontecer
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por razões puramente econômicas, essencialmente.
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Então me acompanhem por algumas dessas
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tecnologias: baterias de ions de lítio - 
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as baterias melhoraram cerca de 14%,
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ao ano, de cerca de 95 até cerca de 2010. 14%,
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que é a curva de custo e, em seguida,
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surgiram duas novas indústrias e isso foi o
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o que eles usaram para celulares e
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laptops e assim por diante. E então, duas indústrias,
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de trilhões de dólares, Automóveis e Energia, vieram
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para o íon de lítio e adivinhe o que
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aconteceu a seguir?
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As acelerou! Assim, nos próximos poucos
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anos, elas foram aceleradas, para 16%, de
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2010 a 2014. E ao longo dos últimos seis
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anos, agora, até onde conhecemos, existem
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cerca de 12 mega fábricas de baterias de ions de lítio,
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enormes, que, você sabe, ouvimos falar sobre
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as Giga Fábricas Tesla, elas são 
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cerca de 12, em todo o mundo, e
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isso significa que quanto mais investimentos, mais
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P&D; mais escala e adivinhe o que aconteceu?
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A curva de custo, para íons de lítio, de
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2010 a 2016, foi de 20% ao ano. Então o custo 
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foi abaixo de US$ 1.000, a cerca de US$ 200!
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Insano! E ainda está acelerando...
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Então ainda podemos...
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Então eu vou mostrar-lhes como isso pode ser
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disruptivo.
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Então, Dyson, joga os dados certos.. E faz limpadores
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à vácuo, certo?
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Eles compraram uma empresa de baterias de ions de litio, de
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Detroit. E eles vão investir um
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bilhões de libras em baterias. E eles estão
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entrando no mercado de veículos elétricos!
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O que Dyson fez, amigo, olá, registre.
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Significa que em Ottawa - não é uma carta
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difícil - construir algo como uma disrupção
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limpa, certo? Dyson, e desculpem, não posso
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resistir, yeah.
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Então eu vou te dizer por que Dyson, e qualquer 
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garoto do colegial, na verdade, podem construir um
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veículo elétrico! Eu vou te dizer, em um
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minuto. Então, apenas a curva de custo das baterias,  
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descendo exponencialmente, você pode mapear
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nos próximos anos, assumindo
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que vai continuar a essa taxa,
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quais mercados podem sofrer disrupção. Então, novamente,
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a convergência, para diferentes mercados,
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acontece em tempos diferentes. Portanto, o armazenamento
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por exemplo, no setor de utilidades - na rede [grid]
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de energia - a rede é essencialmente um
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sistema just-in-time, então cada vez que nós
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ligamos algo, você sabe, quando acionamos um interruptor,
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o sistema elétrico tem que gerar mais energia.
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E no verão, especialmente, você sabe, quando
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usamos ar condicionado e, em algum lugar, é
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muito longe daqui, certo, há muito
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sol brilhando. Essencialmente é um sistema
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just-in-time, onde geramos energia, basicamente,
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microssegundos antes ou depois da demanda.
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O que isso significa é que é uma indústria
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muito ineficiente. É construída para o
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pico de consumo. Então, se você olhar para Canaries, em 
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Nova York, cerca de um terço de seus
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ativos de geração são usados menos de 6%
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ao ano, seis por cento, então alguns
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são usados algumas horas a cada ano.
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Essa é uma maneira muito cara de produzir
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energia e, você sabe, agora, nós temos
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a opção de armazenamento
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- essencialmente competindo com esse pico.
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Essencialmente quando precisávamos desse 
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pico de verão, e você vê em meu livro, 
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em 6% da utilização, é uma
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disrupção à espera de acontecer. E, de fato,
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está começando a acontecer e até mesmo
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CEOs de energia convencional estão dizendo que,
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à partir de 2020, talvez, nunca mais haja outro pico.
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Nos EUA, a rede é construída, geralmente,
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baseada em gás natural e então, já
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agora, quero dizer, não será 2020. Se você
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olhar o que aconteceu na Califórnia, no último
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ano, a 'toada' do vazamento de gás natural. E, assim,
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a Comissão de Serviços Públicos, da
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California, ordenou que a Southern California
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Edison colocasse baterias, essencialmente
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para o pico de energia. E a Tesla as construiu em 88
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dias, ok? 88 dias! Tente com uma
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central nuclear ou com uma planta movida 
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a carvão! 88 dias! Então a disrupção dos
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que dependem de picos de consumo já começou.
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Essencialmente isso está causando disrupção do que
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de outra forma teria sido venda de gás natural
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para os picos, na Califórnia. Agora, não é apenas
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nesse nível. Inovação em modelos de negócios,
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como eu disse, também são disruptivas.
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Como empresas que estão fornecendo armazenamento como
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um serviço às empresas, então as empresas,
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baseado na demanda de New York, Connecticut
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cobram uma taxa por Kw, em uma base,
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por Kw, de até 50% do custo de
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energia, não o que você consome, mas evitando
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custos. O que essas empresas estão
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fazendo é, basicamente, dizer:
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tenha baterias Alpharetta, 'atrás do espelho' e,
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essencialmente, vou cobrar de você se eu poupar
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dinheiro, se você economizar dinheiro. Eu quero uma conversa 
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sobre 50%. Sobre a inovação do modelo de negócios, certo?
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Então essencialmente eles estão indo para
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os 7-Eleven [a maior cadeia de lojas em todas as categorias] 
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e aos hotéis, de todo o mundo, e dizendo que a produção é
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armazenada 'atrás do espelho', para que possamos
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armazenar quando a energia é barata e depois você
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pode usá-la quando ela é cara. E eles
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dizem que isso reduz as contas de serviços públicos de 10
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a 50%
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Agora, isso não é eficiência. Quero dizer: essas
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empresas estão usando o mesmo número de
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Kw, mas eles os estão usando de uma
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maneira diferente. Ao armazená-lo
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para usar mais tarde. Então fiz alguns cálculos,
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na curva de custo das baterias, e lá por
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2020, ou algo assim, vai custar, para o consumidor médio
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americano, cerca de um dólar por dia!
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Na verdade está melhorando para, basicamente,
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armazenar 24 horas de eletricidade por 1 dólar ao
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dia, o que dá 30 dólares, por mês! Agora,
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você não precisa armazenar um dia inteiro, você
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não precisa armazenar 24 horas para causar disrupção
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do atual sistema elétrico. Tudo que você precisa armazenar 
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são 4 a 6 horas, está certo? Porque
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esse é o pico de consumo, que é a parte mais
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rentável de uma grande quantidade de fornecedores de energia.
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O pico, são 4 horas, essencialmente.
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Vai custar 20 centavos de dólar, por dia.
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E isso é para em torno de 2020!
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Boom! Disrupção, OK? E as pessoas o
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farão, porque será do
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seu melhor interesse econômico egoísta.
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Eles vão colocar armazenamento porque
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vão economizar dinheiro, OK? E
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é por isso que você vê ilhas inteiras indo para
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energia solar, em meses, porque o custo do
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energia solar + armazenamento já é mais barato
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do que a geração a diesel, que é o que
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alimenta a maioria das ilhas. Energia solar + armazenamento
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já é mais barato. Por isso você
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vê, e você continuará a ver,
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muitas ilhas fazendo isso. Penso que 100%! Não estamos
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falando de 2050. Você está falando agora! Porque
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já é mais barato! Então as baterias estão
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tornando-se tão baratas que será, essencialmente,
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por razões econômicas, que todos,
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casas, shoppings, espaços de estacionamento, edifícios
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vão ter armazenamento. E eles vão
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ter armazenamento porque faz sentido.
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Assim como temos armazenamento de dados. Imagine um
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computador sem armazenamento de dados
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bem, o armazenamento de energia será similar
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ao que o armazenamento de dados é para
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o computador.
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O armazenamento de energia também será
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saudável.
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Agora, o que as baterias estão habilitando é
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uma outra disrupção, que é a disrupção do 
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veículo elétrico.
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Então, primeiro, perguntemos: é o veículo elétrico
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disruptivo? Sim ele é limpo e
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tudo isso, mas é disruptivo? Bem, Tesla
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foi declarado o melhor carro de todos os tempos!
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Produziu o melhor carro, não o melhor veículo elétrico
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já feito. E Consumer Reports lhes deu
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uma classificação de 103, em 100, certo, não estou
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inventando.
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Essa é a Consumer Reports, certo? Isso é,
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há um filme com esse 11, certo? E
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não é 10, é 11 (em 10), basicamente, estava fora
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dos gráficos e isso é o que os veículos
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elétricos são. Mas, é claro, quem pode
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pagar um veículo elétrico? Não eu.
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Na verdade eu não tenho um carro já há
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10 anos. Não tenho um carro..
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Obrigado. Agora eu fiz isso por razões econômicas,
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por egoísmo, sim. Quero dizer, possuir um
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carro. Eu voltarei para o porquê disso.
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Não é a verdade , mas eu fiz os cálculos
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e não faz sentido possuir um carro. Então o EV é
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disruptivo então deixe-me levar você
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através de alguns fatos, algumas coisas. E eu
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tenho algo como  o automóvel com 
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motor de combustão interna é de 17 a 21%
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eficiente, portanto, essencialmente 80
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por cento da gasolina ou do diesel, 
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do tanque, sobe na fumaça,
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literalmente! Ou calor! 80% de resíduos!
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E o veículo elétrico é cerca de 95%
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eficiente, portanto, cerca de 95%
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da energia da bateria é realmente
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transformada em energia utilizável! Isso é cinco
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vezes, hoje! Tem sido, há muito tempo,  
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um caso para a disrupção ter ocorrido.
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Mas isso é disruptivo quando você combina
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com o fato de que os elétrons são
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mais baratos de transmitir, para distribuir, do que
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os átomos, certo? Então a eletricidade é mais barata
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do que a gasolina ou diesel que precisamos comprar.
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Essas duas coisas que você viu é que,
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para cobrar em uma base por milha, é
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cerca de 10 vezes mais barato! Então, basicamente, eu
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constato que os automóveis com motor de 
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combustão interna custam 10x mais. Toda vez que você vê um 
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fator 10x, com base no custo, você pode ver uma disrupção.
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Então este é o seu carro, e você não tem um
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um veículo elétrico, o automóvel com
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motor de combustão interna tem 2000 ou
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mais partes móveis, 2000. Eu digo que 
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o Veículo Elétrico tem 20 - deixe eu repetir - 20. 20
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são cem vezes menos peças. E
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o motor de combustão interna é 100
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vezes mais.
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O que significa que alguém que possui um EV
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sabe que a manutenção é, você sabe,
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digamos 10 vezes mais barata, para não
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não dizer grátis, porque muitas empresas de EV
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estão oferecendo manutenção gratuita.
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Por que? Porque eles podem. Sim. você sabe
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basicamente, quando você conversa com as pessoas, e
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eu falei com muitas delas, que têm
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usado seus Veículos Elétricos por centenas de
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milhares de milhas, e eles me contam isso:
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o seu maior custo é, basicamente, pneus
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Esse é o nosso maior custo de manutenção,
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pneus, tente isso com o seu MCI... E
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a outra coisa que é disruptora, que
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não se fala a respeito, é que
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o Veículo Elétrico pode durar cerca de quinhentas
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mil milhas. Agora, em média, nós
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guiamos cerca de 10 mil milhas por ano. 
0:23:50
Dez mil X Quinhentos mil.
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Você precisa de 50 anos, você sabe, para se aproveitar
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disto. E quem usa o mesmo carro por 50
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anos? A menos que você esteja em Cuba ou
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algo assim. Você não vai aproveitar, certo?
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Então, você sabe, isso é algo sobre EVs
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que é subestimado e, na verdade, Tesla
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e outros estão construindo versões de um milhão de milhas,
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hoje. 1 milhão de milhas 
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dirigindo o mesmo carro? Isso faz algum
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sentido? Bem, voltarei a isso e
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porque faz.
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Mas, se ainda tivéssemos o modelo 
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de propriedade individual, que temos hoje, onde 
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todos nós possuímos nossos carros e fosse
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uma disrupção um-para-um, essencialmente,
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tivéssemos EVs competindo com
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veículos de MCI, este é mais caro, veja você,
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em 2014. Comparei este maior custo com 
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o que eu sabia sobre as baterias de ions de lítio
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e assim por diante... E o que se constata, essencialmente,
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é que para os de vinte, dezessete ou dezoito,
0:24:55
o mercado, deveríamos, essencialmente, lançar
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vários veículos elétricos com alcance de 
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200 milhas, pelo menos, porque é isso que eu
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percebi ser o mínimo necessário, para
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o consumidor médio. Por 35 a
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40 mil dólares, sem subsídio.
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E é isso que eu previ, 3
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anos atrás.
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O que as pessoas me disseram sobre essa
0:25:20
previsão?
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Você está insano. Agora o que está para
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acontecer, suponho, o que aconteceu, então, deixe-me...
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deixe-me dizer o que aconteceu. Mas o que
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isto diz, essencialmente, que mesmo o
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o carro americano médio custa
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33 mil dólares para compra,
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preço do anúncio. 33, então, se você
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vai comparar um EV de 33,000  contra
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um MCI de 33,000. Não é um ser 'sem cérebro', certo?
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Porque 90% menos manutenção,
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90% menos energia e assim por diante. E
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ainda, mais poderoso. Assim,
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basicamente, faz total sentido econômico, 
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para você, comprar um veículo elétrico e
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porque a curva está indo ainda mais para baixo
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e você vai ter, em 2022, um EV de 
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200 milhas por $20,000. EVs não subsidiados, 
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$20,000-200 milhas! Então, essencialmente, o que
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isso diz é que, até 2025, quero dizer,
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mesmo que eu esteja errado por alguns anos, 
0:26:20
em torno de 2025
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todos os veículos - transporte ferroviário,
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ônibus, tratores, caminhões
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e os carros - todos os veículo serão
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elétricos.
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BOOM sobre todos os novos veículos, agora
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Algumas pessoas podem manter seus carros por alguns
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anos, mas quando eles forem comprar um novo
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não terá sentido econômico comprar
0:26:45
um motor de combustão, mas isso não é
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o que vai acontecer. Eu direi a você
0:26:50
o que vai acontecer, em alguns anos. Então o que?
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Aconteceu exatamente o que eu previ,
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que são EV's de 35 a US$ 40.000 com alcance
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de 200 milhas, até 2017-2018. Então a GM acaba de
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lançar seu BOLT.
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O Tesla Model 3 foi anunciado por US$ 35 mil.
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'whoo-hoo-hoo'! Basicamente aqui foram dados
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US$ 1.000 para Tesla. Oh meu Deus! Lá vai você
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vá, lá vai você. Ah, você e 400.000
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outras pessoas! Desculpe, eu só queria... apenas
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queria ter certeza de que você estava acordado.
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É que voei de Sydney, eu queria
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certificae-me de estar acordado... Então se
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eles realmente vendem - e no primeiro dia
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eles tinham 180 mil pessoas dando $ 1.000 cada -
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e isso dá uma idéia da demanda
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latente, no mercado! E eles obtiveram
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400 milhões de dólares! Este é o
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maior evento de crowdfunding na história!
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Eles não precisaram de um banco de investimento para
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levantar 400 milhões de dólares! Conversemos
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sobre outra disrupção. Podemos conversar
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sobre esse outro momento.
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A maior disrupção e a
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maior facilitadora
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virá dos veículos autônomos.
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Hoje, se você quiser, você pode usar um
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táxi auto-dirigindo. Hoje, em Cingapura.
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Não é no futuro, digo. A
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aprendizagem profunda de máquina, aprendizagem
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por inteligência artificial, melhorou,
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apenas nos últimos 5 anos, mais do que o
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fez em todos os 30 anos anteriores! Quero dizer
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que foi o que eu estudei no MIT-Ciência da
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Computação, focada em IA e nestes
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problemas, nos últimos anos, têm
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estado em
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pauta. E UBER também anunciou que
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eles estão fazendo corridas auto-dirigidas em
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Pittsburgh, portanto, basicamente, isso está
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acontecendo hoje e toda uma série de
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empresas estão fazendo isso hoje. 33
0:29:02
empresas estão investindo bilhões de
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dólares. E veja os nomes: essas não
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são apenas empresas Statup's, no Vale do
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Silício, se tornou 'mainstream'. E eu vou
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dizer-lhe porque, em um momento, mas eles estão
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investindo fortemente. O novo CEO da Ford veio da
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divisão de auto-condução e a primeira
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contratação que ele fez veio da
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divisão de auto-condução da UBER! Coincidência?
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Hummmm...  Agora Tesla. Voltemos para
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Tesla. Eles dizem, Elon Musk, que no final
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deste ano, cada Tesla será capaz de
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ir de um estacionamento em San Francisco
0:29:41
para um estacionamento em Nova York sem
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controle humano. Neste ano! Estamos falando
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sobre 2017, mesmo que esteja fora por um pouco - e
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estas coisas estão acontecendo agora...
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Hoje é apenas nível 3 que não é
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nível 5 ou 4. Que é o que você
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precisa para ser totalmente autônomo.
0:30:00
Um computador sobre rodas, você sabe, essencialmente.
0:30:03
São 20 peças móveis sobre rodas. É
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um computador. E Tesla diz que
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eles terão autonomia de nível 5 -
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sem pedais, sem volante, até 2019. 2019!
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Agora, isso não é, novamente, no futuro. Por
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futuro, agora, estou assumindo 2021, apenas para
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o próximo argumento. Mas você sabe que a Tesla pode.
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Chegaremos lá em 2019 e outros podem também.
0:30:33
Bem, vamos lá, então isso está
0:30:36
acontecendo muito rapidamente, e o
0:30:39
custo, se você, se você ler na mídia, se
0:30:42
você lê os analistas convencionais, eles
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irão dizer-lhe que todos os veículos
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autonomos são do tipo caro. E eu vou
0:30:48
lhes mostrar duas das principais tecnologias
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que, essencialmente, fazem um veículo 
0:30:54
autonomo viável. Então é isso o que um
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carro auto-dirigido vê quando usa uma
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tecnologia chamada sensor
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lidar. Lidar é laser e radar, então
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emite, basicamente, pulsos de laser sobre a via. Oh! 
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Milhões de pulsos de laser, por segundo, que
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cobrem 300 a 600
0:31:14
pés, em 360 graus. E eles refletem
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de volta e, essencialmente, com o que você tem -
0:31:21
um supercomputador no porta-malas - ele
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cria uma visão do mundo 
0:31:25
em torno dele, em tempo real. Então é isso que
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um veículo autônomo vê. Temos que o
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custo dos sensores lidar em 2012, segundo 
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o Google, era de 70 mil dólares. E, certamente, os
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analistas do 'mainstream' disseram que não
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iria acontecer, certo?
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Não até 2050 ou algo assim.
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O que aconteceu de fato foi que 
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no ano seguinte custavam 10 mil
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dólares. No ano seguinte aquela empresa, 
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do Vale do Silício o anunciou a US$ 1.000.
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Mais leve. Então, de $70K a $1K, em poucos
0:32:04
anos! Mas espere há mais: aquela
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mesma empresa anunciou, no ano passad, os lidar 
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de 250 dólares. E isso são semicondutores.
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O que significa que você sabe que não funciona
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como o lidar atual. Você o pode focalizar.
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É uma tecnologia muito superior, por
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250 dólares, mesmo que você use quatro
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destes, você ainda está falando sobre 
0:32:32
mil dólares. Agora, e sobre o poder
0:32:34
de super computação? Que? Oh, sim! E o
0:32:36
lidar de US$90  está chegando. Do tamanho de um
0:32:40
selo postal, você pode usá-lo com seu
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iPhone, eu não sei o que você faria
0:32:45
com isso, mas você pode dizer que você vai.
0:32:48
Logo poderei ser Sirius... Então, sobre 
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poder de super computação, que é
0:32:54
o que precisamos, basicamente, para estes
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veículos, que são computadores sobre rodas, para realmente
0:33:01
acontecerem. Então vou lhes mostrar a curva de custos.
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Para poder de super computação: esse foi o
0:33:07
primeiro computador com teraflops do mundo.
0:33:11
Não importa o que é um teraflop, Ah,
0:33:13
você sabe, um geeky dizendo, mas
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sim, 1 trilhão de operações de ponto flutuante 
0:33:17
por segundo, se quiser.
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Saiba que isso custou cerca de 50 milhões
0:33:22
de dólares, no ano 2000, e foi o usado
0:33:25
pela Sandia National Labs para simulações
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nucleares e assim por diante. 50 milhões, em 2000
0:33:32
No ano passado, um computador de dois teraflops.
0:33:36
Então, eu disse que esse era o
0:33:40
tamanho? Desta sala, sim. Então era do
0:33:43
tamanho desta sala. Agora, você pode segurar 2
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Teraflops em sua mão, por 50 dólares, para
0:33:50
teraflops. Então é assim que está indo 
0:33:53
rápido, ou foi. Na mesma empresa,
0:33:56
Nvidia, anunciaram que, no final deste
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ano, eles terão o computador, GPU, com os 20
0:34:01
teraflops que você precisa para
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operar um carro auto-dirigido! É o que eles
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dizem, que você precisa de 20 teraflops. Está chegando 
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no final deste ano e, além disso,
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tem um sistema operacional
0:34:15
para inteligência artificial que você
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vai precisar, para esses carros. Assim,
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essencialmente, quase qualquer empresário pode
0:34:24
construir um carro auto-dirigido e, em vídeo,
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dizem esperar uma melhoria de cerca de Mil vezes.
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até 2025! Então, nos próximos
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oito anos: mil vezes! O que quer que seja
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que você conheça sobre auto-direção, ou outra
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funcionalidade de IA, irá melhorar em
0:34:45
cerca de mil vezes! Este é apenas
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um trabalho no hardware. A melhoria real, em
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inteligência artificial, tem sido no
0:34:52
software. E, você sabe, mil vezes,
0:34:55
nos próximos oito anos. E essas coisas estão
0:34:58
acelerando o processo. De modo que as disrupções
0:35:01
tem o que eu chamo de aceleradores de disrupções.
0:35:03
E o 'Open Source' é um deles. Então, um
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empresário, em São Francisco, na verdade
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com peças compradas construiu seu próprio carro auto-conduzido, 
0:35:12
com US$ 50.000, que ele gastou com 
0:35:17
peças, no Alibaba, Amazon e eBay.
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Com US$50.000 construiu o seu próprio. Uma pessoa,
0:35:23
engenheiro, em uma garagem, literalmente, em San
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Francisco! E ele disse: Oh
0:35:28
O que quero fazer é vender kits, de mil dólares,
0:35:30
para modernizar carros e fazerem,
0:35:33
por si próprios e, então, essencialmente,
0:35:36
ele decidiu que iria abrir o código.
0:35:39
Então, agora, qualquer um, em qualquer lugar, Inglaterra, Índia
0:35:43
China, Alemanha, qualquer lugar, Quênia, pode
0:35:46
baixar o software, gratuitamente, para fazer
0:35:49
carros auto-conduzidos. BOOM, certo?
0:35:52
E então, com algumas centenas de dólares para a
0:35:54
GPU, algumas centenas de dólares para o
0:35:56
sensor e você está no negócio. Você estar no
0:35:58
negócio significa, essencialmente, que com um
0:36:00
investimento de 2 mil dólares poderia fazer
0:36:03
seu carro autônomo
0:36:04
Agora , então, por que isso é 
0:36:08
disruptivo? Sim, seremos capazes de não
0:36:11
dirigir. E você conhece o Twitter ou o que
0:36:14
quiser que seja, Facebook ou
0:36:16
Instagram. Ou qualquer coisa - não, não enquanto está
0:36:19
dirigindo - porque não vai haver um
0:36:21
volante! Mas isso é realmente 
0:36:22
disruptivo, você sabe. Deixe-me dizer-lhe
0:36:26
sobre meu último trabalho que
0:36:30
saiu há cerca de quatro semanas.
0:36:31
É chamado Disrupção, então, basicamente, eu
0:36:34
cliquei duas vezes em  Clean Disruption...
0:36:37
Comecei um grupo de reflexão, há cerca de um ano,
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focado em disrupção e nosso primeiro
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relatório é sobre a disrupção dos
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Transportes e a chamamos de Transporte
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Como Um Serviço e isso é o que está para
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acontecer: nós usamos nossos carros, nós pagamos - o significado
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de nós é a família americana média - algo como
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US$ 10.000 por ano para possuir um carro. Dez mil
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dólares por ano e, no entanto, só o usamos
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4% do tempo, quatro por cento do
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tempo. E 96% do tempo fica estacionado
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e, de fato, o espaço de estacionamento,
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geralmente, é mais caro do que
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seu carro, OK? Ele é subsidiado pela
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sociedade, mas é claro que você sabe que 
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4% de uso de um ativo
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é uma disrupção à espera de
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acontecer...
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Então, o que é a disrupção? A convergência
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de três coisas: veículos elétricos,
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lembre-se de que EV´s tem alcance de 500.000. Bem, como
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proprietários individuais não podemos realmente tirar
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vantagem desses veículos. Então temos os veículos 
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elétricos auto-conduzidos e.. pronto!
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Então imagine-se sobre, ou de carona, em um EV, 
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sem um motorista, então quando isso acontece,
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essencialmente, a utilização de ativos de veículos
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vai - foco outra vez para dizer - para
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40% do tempo. Que é um melhoramento de 10x!
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Onde os carros vão ficar
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circulando, tomando-o em casa, indo nele
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para o trabalho, sendo usado por outros,
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levando-os para o supermercado e assim por diante...
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E, em vez de dez mil milhas por
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ano, eles estarão rodando 
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centenas de milhares de milhas por ano.
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E é aí que um EV,
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que pode durar quinhentos mil e,
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em breve, irá durar um milhão de milhas
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brilha porque podem durar cinco anos.
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O mesmo veículo em que outro automóvel, com 
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motor de combustão interna, geralmente
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dura cento e quarenta mil
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milhas. E mesmo que você o empurre, empurre, para
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duzentos mil, mesmo assim, 200.000 
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milhas são menos que um
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ano e meio, se você operá-lo como um
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veículo autônomo, não pode competir
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contra as 500.000 milhas!
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Logo, faz todo sentido,
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então, quando você compara veículos elétricos autônomos,
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e sob demanda, com autônomos de combustão interna. 
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Neste caso os MCI não podem competir.
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Motores de combustão não podem competir...
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Então fizemos os cálculos comparando tudo: 
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permutações de sob demanda versus
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propriedade individual, MCI versus EV
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e assim por diante. E você sabe,
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essencialmente, se uma empresa compete, 
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dizem: 'Oh, eu serei o UBER,
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que você conhece e eu vou
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usar o mesmo automóvel, com motor de 
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combustão interna, eles não podem competir. 
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Porque este é o custo do EV autônomo -
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veículo elétrico - e este é o custo de
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um MCI. Então eles vão à falência ou
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eles vão ter que mudar suas
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frotas para serem elétricas. Então, no final, tudo
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será elétrico, por causa disso, 
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por razões puramente econômicas. Então vamos...
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Suponha que 2021 é quando teremos
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veículos autônomos, a tecnologia. E
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eles são aprovados pelos reguladores para
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circular em estradas abertas. Não em
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todas. Eles poderia ser cuidadosos, você
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sabe, nos primeiros dois anos. 
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No dia em que os veículos autônomos 
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elétricos forem aprovados, o
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custo de transportes, em uma base 
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por milhas, será dez vezes mais barato,
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com o Transporte Como Serviço, Por Demanda, do que
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é possuir um carro com motor de combustão.
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Dez vezes, agora, todas as vezes. Eu dizia isso.
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Este é o meu trabalho: Disrupção, OK? Então eu
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tenho olhado as disrupções... todo o caminho
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no passado. Oh! Gutenberg, a impressão!
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Quando o primeiro livro foi impresso, a primeira Bíblia,
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saiu da prensa de Gutenberg, foi
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dez vezes mais barato do que um manuscrito!
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Bíblia, 10x, cada vez que houve uma
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melhoria de 10x -  no custo em um mesmo
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produto ou serviço - houve
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uma disrupção! Toda vez, que eu saiba, em
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nenhum outro caso, nenhum caso, um fator 10x 
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não levou a uma disrupção. Então, um dia,
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em 2021,
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isso vai acontecer... O que vamos
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fazer quando já possuírmos um carro,
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então, você sabe, podemos dirigi-lo por um
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tempo. Mas se você vai comprar um
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carro novo, em 2021, essencialmente aqui está o que
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você vai decidir: eu quero
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gastar $10 mil por ano, nos próximos cinco
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anos, ou então gastar, Oh! $1000 por ano,
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durante os próximos cinco anos?
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Certo, quero dizer, essencialmente, você não irá
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comprar, no período, um carro. E até mesmo
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se você estiver dirigindo, seu
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carro existente, mesmo se você estiver dirigindo um
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carro que seu tio lhe deu, grátis,
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grátis, certo? E mesmo que você já o pagou,
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será até quatro vezes mais caro,
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em uma base por milha, então
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um EV,
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quatro vezes menos, será como - espere
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um segundo - paguei meu carro e você
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tem o custo da gasolina, seguro,
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manutenção e assim por diante. Então é quatro vezes
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mais caro que usar o
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Transporte Como Serviço e, a propósito, eu
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não preciso dirigir... Então as pessoas dooam
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seus carros... Essencialmente, o que estará 
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ocorrendo é que a indústria dos carros 
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usados vai entrar em colapso.
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Porque ninguém comprará carros novos.
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Não faz sentido comprar carros novos
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e, na verdade, eu acho que o que estará
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ocorrendo será um valor negativo para carros usados -
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negativos - não apenas valor de revenda zero, mas
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negativo, então você está evoluindo para
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ter que pagar para alguém tirar um carro
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da sua mão! Mas veja, as empresas
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de carros, elas terão que
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competir com duas coisas: carros usadas  
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valendo zero e EV, que são dez vezes mais baratos...
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O que você acha que vai acontecer?
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Quem vai comprar um carro novo? Este é
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o colapso da indústria automobilística, de
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automóveis de motor de combustão.  BOOM.
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Também é sobre o desaparecimento da
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Propriedade Individual de Carros. Agora, a cada
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tecnologia, como eu disse, bem sucedida e
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certamente com uma diferença de 10x no custo 
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segue um crescimento em Curvas-S, certo? São
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adotadas como Curvas-S, então, essencialmente, 
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o que modelamos foi, assumindo que 2021 é o
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ano em que veículos autônomos são
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aprovados, pode ser um ano ou dois depois,
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mas seja lá como for, será uma
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disrupção de dez anos. Assumindo que é
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2021, até 2030, essencialmente, 95% de todos
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passageiros transportados o serão por
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veículos elétricos autônomos. Até 2030, 95%!
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BOOM! Lá vai a indústria de motores 
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com combustão interna! Você sabe, o
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modelo individual de propriedade de carros! Então
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vamos ter Carros Como Serviço.
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Assim como temos Filmes Como Serviço,
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Música Como Serviço, Software Como
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Serviço e assim por diante.
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Então tem ocorrido a disrupção do motor
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de combustão  interna e a propriedade 
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indivídual de carros,
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então, se você tem carros que estão circulando
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cerca de 40% do tempo,
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você vai precisar de menos carros, então o que?
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Nós modelamos e o que saiu das nossas 
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simulações é precisamos que a frota
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seja 80% menor, é claro.
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Vamos ter 80% menos
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carros nas vias, sim! E porque
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eles vão estar circulando, sim, então você
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sabe o que acontece com o espaço de estacionamento? Foi-se!
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O que acontece com o seguro de automóveis? 
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Deus! certo? E toda uma série de outras
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coisas sofrem disrupção. Eu calculei
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para Los Angeles. E no espaço de estacionamento 
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que será liberado, em LA, você
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pode colocar três cidades. Vamos,
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3 cidades! Bem, então eu quero dizer, eles,
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LA, vão querer criar a riqueza de
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3 São Francisco? Ou eles vão querer um
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deserto no meio de Los Angeles? Então,
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basicamente, estas são as decisões que
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eles terão que
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começar a tomar e, todos nós, vamos ter que
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começar a o fazer porque vamos ter
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muito espaço vazio, que o estacionamento demandava. 
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Eu disse que vai desmoronar para novos
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veículos porque precisaremos menos
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de novos veículos e, isso porque o EV
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dura mais... Essencialmente, a fabricação, 
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a nova demanda por novos veículos estará 
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caindo 70%! Então, precisamos de 80% menos carros,
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que duram mais, precisamos de 
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70% menos carros!
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Então, essencialmente, o que isso significa para
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o petróleo, aqui está, sem mim, trata-se tudo da
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economia. Isso significa que - isso é tudo
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sobre a demanda econômica de petróleo - haverá
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um pico, em 2020. E, essencialmente, descerá
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a cerca de cem milhões de
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barris, por dia e vai cair, de novo,
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até cerca de 70 milhões de barris/dia, em 2030. 
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2030! Então vai cair 30%, então,
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muitos dos investimentos que estão sendo
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feitos, agora, em petróleo, certo, os quais,
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bem,
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o óleo explosivo porque, em petróleo, no
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negócio, tudo o que você precisa, porque ele é tão
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elástico, tanto do lado da demanda quanto no
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da oferta, essencialmente, uma sobre oferta no mercado
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de dois milhões de barris, como nós
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aprendemos em 2014, pode provocar a ruptura do 
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mercado! Aquele crash dos preços ocorrerá
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do mesmo modo em 2021, assumindo que os
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veículos autônomos serão aprovados 2021. Então
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o preço de equilíbrio será de
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25 dólares, de modo que qualquer óleo produzido,
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que não pode competir com US$25, essencialmente,
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é inviável.. Inviável. E ocorrerá que
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'encalhará'. Qualquer óleo, que não possa competir 
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à US$25 não será vendável! BOOM! Certo?
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Agora, se você olhar para o petróleo sendo produzido,
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ele não pode competir. Essencialmente, os de águas profundas:
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acabou. O alvorecer dos óleos de xisto é interrompido porque
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eles não podem competir com US$25. Então,
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essencialmente, o óleo convencional será
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o único óleo que pode sobreviver nestas condições
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de mercado, porque pode competir à
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US$25. Então toda a geopolítica do petróleo 
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irá mudar e, você sabe, dependendo de
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onde você está neste mercado.... Mas,
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essencialmente, a disrupção dos preços 
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acontecerá tão cedo quanto 2021 ou 2022.
0:47:57
E, portanto, todos os ativos, o que
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significa, todas as refinarias, 
0:48:04
oleodutos e assim por diante, associados aos
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óleos caros também serão
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inviáveis. Agora, quais seriam?
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Oh! Grandes personalizações: foram embora. Mas sobre
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quais oleodutos falamos? Quais gasodutos irão
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'encalhar'? Alguém? Alguém?
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Então, qualquer 'pipeline'... Eu deveria
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denominar o que sai do Canadá? 
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Basicamente acabou, certo? Porque esse óleo
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vai desaparecer, irá
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'encalhar'. Qualquer coisa de Bakken,
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essencialmente, vai ser duto de petróleo 'encalhado'.
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E isso irá acontecer nos próximos 
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5 anos, não em 20! Então se
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você está investindo, em uma base de 10 anos, bem
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você sabe, verifique se está OK, certo? A última
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disrupção sobre a qual eu vou falar
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é solar. Solar é apenas uma tecnologia,
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como tudo. E o que eu digo,
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para mim, estas são tecnologias e, você
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sabe, eu passei algum tempo na
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Dinamarca, dias atrás. Por qualquer razão
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que seja na Dinamarca, em
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Copenhague,
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agora Copenhague é 3 graus ao sul de
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- não, Juneau Alaska, certo? - e esta escola
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gera 50% de sua demanda de energia anual
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com energia solar, na Dinamarca! Então,
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você sabe, a desculpa, é que: 'bem, nós
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não temos sol suficiente' ou algo assim.
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Não, na verdade. 
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Há tantas provas, 
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no verão, o que você está fazendo?
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Certo, 50%. Você vê o equipamento solar
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aqui? Onde estão? São as
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paredes!
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São, as paredes, essencialmente. São
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integradas. São as paredes
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que são coletores solares! O edifício inteiro é uma
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planta de energia solar. É linda, não é?
0:50:13
Yeah! Então, você sabe, que não importa se
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você está em obras de energia solar no Alasca, ela é
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muito barata. Desde os anos 1970, em 1970
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era cem dólares, para o que
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agora é 30 centavos que é uma melhoria
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de 300 vezes, desde lá. O que significa 
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que diminuiu por cerca de 11,5% a cada
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ano, desde 1970, a cada ano!
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Essencialmente você conhece a propaganda:
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ela não pode continuar a cair rápido.
0:50:44
Adivinhe o que acontece? Continua a diminuir...
0:50:47
Além disso, sem rupturas, isso é
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apenas o crescimento do custo da energia solar e
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apesar de todos vocês saberem que existe uma
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imprensa negativa e tudo isso,
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a base instalada Solar duplicou
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a cada dois anos desde o ano 2000, isso
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é em uma base global, que é, basicamente, um
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crescimento composto de 40% ao ano!
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Dobrou a cada 2 anos desde o ano
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2000! Agora, solar era, sobre todas as fontes,
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1,5% da geração. Então lembre-se
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aquele nada, 1 automóvel de motor de   
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combustão interna, no meio daquela rua,
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em Nova York, é cerca de 1%!
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Agora, se continuar a duplicar, e
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está dobrando a cada 2 anos, por quanto tempo,
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quantos anos até a energia solar ser 100%
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da geração mundial de
0:51:40
energia? Vamos fazer os cálculos. Então, o que é
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1,5% dobrará, a cada dois, dois
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anos! 3%, 6%
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12%, 24%, 48%, 96%! 6 duplicações! Por favor 
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diga que eu estou errado, por alguns anos. 7 duplicações,
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isso é 14 anos. Então, essencialmente, até 2030
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ou pouco mais, solar, se continuar crescendo 
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assim e, lembre-se das Curvas-S, 
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exponenciais, será 100%
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da geração mundial de energia!
0:52:13
Certo
0:52:14
pode realmente fazê-lo, quero dizer, você pode fazer
0:52:16
qualquer coisa em uma planilha, mas vamos deixar
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você saber, vamos ver os fatores econômicos.
0:52:21
Vamos calcular as tendências em energia 
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convencional versus solar. Tudo de energia 
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convencional, notem, de gás, carvão e assim por diante,
0:52:31
tem subido cerca de 6 até 16 vezes,
0:52:34
desde 1976! Até 16 vezes de aumento, enquanto
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a solar caiu praticamente 300 vezes, certo?
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Então, quando você compara isso, desde 1970,
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a solar melhorou cerca de 5.000 vezes
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versus petróleo e gás natural. 
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Cerca de 1.800 vezes
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versus carvão e novamente eu disse  solar
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é uma tecnologia. Ela vai continuar caindo.
0:53:00
Você sabe que, estivemos falamos sobre essa
0:53:04
coisa chamada Paridade de Rede, certo? E 'God
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Parity'? É o ponto em que a energia solar, 
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no telhado, tem a mesma taxa ou,
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ainda, é mais barata do que seria a
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do sistema centralizado. E, você sabe o que é importante.
0:53:19
De acordo com o Deutsche Bank, até o final 
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deste ano, 2017, solar será a principal, a
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menor paridade de rede em 80% dos mercados
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globais! O que não é ruim para uma indústria
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em crise, certo? Em 80% do mercado mundial
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solar será igual ou inferior à taxa do sistema centralizado.
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Então, é apenas uma questão de economia. Vai
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acontecer, certo? E o que muitas
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pessoas não estão falando é que
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as empresas estão indo para energia solar porque
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faz sentido econômico. De acordo com PwC,
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69% das empresas estão ativamente
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buscando a solar, porque é mais barata.
0:54:02
Isso não significa que eles vão
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comprar agora mas, pelo menos, está em
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consideração em empresas como
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a Apple - está indo a 2%. E o Facebook e,
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você sabe, Amazon, IKEA e assim por diante.
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Porque faz sentido econômico.
0:54:15
Porque quando você é a Apple e você tem
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Data Center's, seu maior custo, em um Data 
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Center, é o que? A energia. E alguém pode dizer
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que eles vão te dar a mesma
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taxa, a mesma taxa, por 25 anos!
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Nada positivo para a Apple ter 1%
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solar. Faz todo o sentido e
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até mesmo, você sabe, esse é Mandalay Bay
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Casino que, essencialmente, colocou energia solar
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em todo o seu telhado, que gera 25%
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de sua energia e eles querem
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sair da rede, quero dizer, eles querem,
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basicamente, comprar no mercado aberto porque
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eles, como vocês, sabem que podemos comprar energia solar,
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hoje, que é mais barato, você sabe,
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do que estamos pagando à rede. E assim,
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por causa disso, porque estamos na paridade
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de rede, em tantos mercados, a Curva-S
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pode realmente acelerar. Pode ir
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além dos 40%!
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Eu estou visitando um novo termo, OK? Eu chamo de
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Parceria com Deus, não muito bom... Agora, o que é isso,
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essencialmente? Quando o custo da energia solar,
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no seu telhado, sem subsídio, cai abaixo
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do custo da transmissão. Então pense,
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esse custo de transmissão, que é
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em qualquer lugar de sete a doze centavos,
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mais ou menos. Qualquer coisa gerada centralmente,
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certo, chame-a nuclear, você nomeia o que quer que seja,
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qualquer coisa, mesmo que eles possam gerar a custo
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zero, o que não é possível, mas se eles
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forem para o CERN, para a Suíça, e eles trouxerem
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essa 'partícula de deus' e eles forem capazes de
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gerar energia a custo zero, quando você adiciona a isso 7
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a 12 centavos, para transmissão, você ainda 
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não vai poder competir com
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a auto-geração! Aí faz sentido
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aquilo que eu chamo de Parceria com Deus, naquele
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ponto e isso é, apenas: (geração solar) mais
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(armazenamento solar) e, até 2020, em
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lugares como o Colorado, você será capaz de
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gerar energia solar, sem subsídio, a 4
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centavos, quatro centavos, no telhado!
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BOOM! Da geração centralizada. Acabou! Será
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obsoleta porque haverá
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muita geração, em casas, em negócios,
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nos shoppings, estacionamentos e assim por diante.
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E assim por diante. Porque fará
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sentido econômico. Porque quando o Sol
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brilha - e eu acho que brilha aqui algo como
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2.000 horas por ano - essencialmente, não
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há forma mais barata de geração de energia
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do que o sol no seu telhado, ok? Então,
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essencialmente, a extensão da rede, certo?
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Qualquer geração centralizada, essencialmente,
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não pode competir com a auto geração. E
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mesmo quando você adiciona o custo do armazenamento,
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que está diminuindo em cerca de 20%,
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em 2020, você poderia comprar
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armazenamento solar a cerca de sete centavos.
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7 centavos! Então solar mais armazenamento será
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ainda inferior ao custo de
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transmissão! Nesse ponto
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todos, em todos os lugares, o farão por
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egoísmo, você sabe, quando você tomar a
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decisão econômica egoísta, será
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instalar solar. E isso vai
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acontecer em 2020, isso é, em apenas 3 anos.
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E é quando, basicamente, a curva,
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a Curva-S realmente acelera. Porque
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será quando o interesse econômico
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egoista de todos será ter solar. Então cada
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casa, empresa, armazém,
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fábrica e assim por diante, vai ter energia solar.
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Porque será do seu melhor
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interesse econômico egoísta.
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Agora, o que pode acontecer em cidades que não podem
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gerar 100%? Não estou
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dizendo que as pessoas vão sair
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da rede. A maioria de nós não pode gerar tudo
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que precisamos mas, essencialmente, será
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uma rede distribuida, como a Internet é.
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Será uma Internet de Energia. Uma
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Internet de Energia Solar e Internet de
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Baterias. O que acontece com os Data Center's,
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fundições de alumínio e assim por diante? Bem, nós
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ainda precisamos da rede elétrica. O que 
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acontecerá em qualquer geração em grande escala
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é que, essencialmente, estamos caindo abaixo de
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quatro centavos por kilowatt-hora, na energia solar,
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você sabe. E apenas para lhe dar uma ideia:
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solar à cerca de 5,8 centavos é
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equivalente a gás à 5, e é
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equivalente a óleo a 10 centavos.
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Boa sorte se concorrendo com solar, certo? E
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ela está em 4,8 centavos agora!
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Já estamos abaixo disso,
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na verdade. Em Dubai, eles anunciaram solar a
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3 centavos. Energia solar a 2,99
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centavos! Que é metade dos 5,8, certo?
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E em Dubai, em Abu Dhabi, eles
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anunciaram 2,4 centavos por
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kilowatt hora. 2,4 centavos!
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Eu falei com um CEO de utilidades
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que acabara de assinar um acordo de 3 centavos.
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E ele me perguntou: você acha que eu paguei 
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demais?
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Então não, não, não me escute, em 2009, quando eu
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publiquei um livro chamado Trilhões em Energia Solar,
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onde eu disse que a energia solar estaria
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abaixo de 3,5 centavos em torno de 2020.
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E o que as pessoas me disseram? Sim, o que?
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Você está 'fumando algo', certo?
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Isso foi em 2009 e adivinhe? 
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Nós já ultrapassamos o que soou
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louco em 2009, quando a energia solar estava a 30
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centavos! Mas tudo o que era necessário era calcular
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a curva de custo, tanto da energia solar, como dos custos
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de  capital, certo? Assim, a 3 centavos
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não há nada que possa competir com
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uma rede elétrica solar. A esse custo, nem gás,
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nem nada. Nada pode competir com energia solar
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em 0,03. Então, considerando o período recente da história,
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ocorre que,  qualquer novo
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investimentos têm que ir para solar. Porque qualquer
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outro investimento será
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desperdiçado. Qualquer um, em nuclear, em carvão,
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em gás natural estará 'encalhado', em qualquer
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lugar onde você tem o sol do jeito que
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você tem aqui. Não apenas no
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deserto e não apenas a energia solar que 
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algumas pessoas estão dizendo. Oh, e sobre
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armazenamento, eu só posso gerar 
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de dia. E de noite?
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Bem, adivinhe o que a Tucson Electric acaba de
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anunciar? Armazenamento mais energia solar a 
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0,045 centavos. 4,5 centavos! Acabou...
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Todo o resto indo para solar
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distribuída! Pela
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economia vai absorver tudo,
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porque vai ter sentido econômico.
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E isso vai acontecer, na maioria dos
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lugares, até 2020! Já 
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aconteceu em lugares como a Austrália.
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A energia solar residencial, na Austrália,  está
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em 25% dos lares. 25% das casas, na Austrália,
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tem energia solar. O equivalente, aqui
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seria 20 milhões de casas, hoje. Na
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Austrália o custo da transmissão é de 12 centavos. 
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O da solar é de 7 centavos.
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Então o conceito de 'Parceria com Deus' que, novamente,
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soou louco há três anos, já está
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aqui. Significa que já está
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acontecendo e, em alguns mercados ao redor do
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mundo e, claro, os Fornecedores para Pico 
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já estão obsoletos
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Você sabe que os Fornecedores para Pico geram a 20, 40 ou
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70 centavos. E quando solar mais
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armazenamento é 4,5 centavos, você
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sabe, que isso é pura economia, certo?
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Não faz sentido ter Fornecedores para Pico,
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não mais.
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Então deixe-me deixar-me encerrar e deixe-me
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voltar do futuro. Estamos em 2017 e nós temos
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que muitas das tecnologias de que eu estou
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lhes falando ainda tem 1 a 2%
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do mercado, mundialmente.
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Em alguns países, como a Alemanha, é 50%
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ou 30%. Na Austrália o uso
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residencial é de 25%. Mas, globalmente,
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é cerca de 1,5%. Percentagem
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que leva os analistas 'mainstream' (principais) a
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dizer que não vai acontecer em breve. Mas
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as razões  economicas já estão aqui.
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A economia solar não subsidiada já está
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aqui. E isso não é uma transição em
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energia. É uma disrupção 
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tecnologica. E vai acontecer muito,
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muito rapidamente. E o ponto de inflexão
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será próximo de 2020. E então, será para
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ambos: energia e transporte. Obrigado
1:02:54
[Aplausos]
1:03:02
Obrigado
1:03:05
Obrigado

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