sexta-feira, 19 de abril de 2019

Veja como o Google sabe, em menos de 5 minutos, se alguém é um grande líder


Veja como o Google sabe, em menos de 5 minutos, se alguém é um grande líder
Depois de anos de estudo, o Google usa algumas perguntas simples para identificar os melhores líderes da empresa.
Por Jeff Haden Inc. @jeff_haden

Grandes empresas são construídas por grandes líderes. (É por isso que a capacidade de identificar e atrair pessoas talentosas é quase tão crítica quanto a capacidade de desenvolver pessoas talentosas.)

Mas como a liderança é mais arte do que ciência, como você pode determinar objetivamente se alguém é um grande líder?

Essa é uma boa pergunta, uma que o Google gastou muito tempo e esforço tentando responder. Faz sentido que uma das empresas mais analíticas do mundo coloque um pouco de sua potência analítica em determinar como grandes equipes são construídas e lideradas.

Com o tempo, a empresa identificou os principais comportamentos de seus melhores gerentes de equipe. Em seguida, o Google começou a pedir aos membros da equipe que respondessem às seguintes perguntas em uma escala de 1 (concordo totalmente) a 5 (discordo totalmente).

Aqui estão as perguntas de avaliação de liderança do Google:

1. Meu gerente me fornece um feedback acionável que me ajuda a melhorar meu desempenho?

2. Meu gerente não "microgerencia" (envolver-se em detalhes que devem ser tratados em outros níveis)?

3. Meu gerente mostra consideração por mim como pessoa?

4. As ações do meu gerente mostram que ele valoriza a perspectiva que eu trago para a equipe, mesmo que seja diferente da sua?

5. Meu gerente mantém a equipe focada em nossos resultados / entregas prioritários?

6. Meu gerente compartilha regularmente informações relevantes de seu gerente e líderes seniores?

7. Meu gerente teve uma discussão significativa comigo sobre desenvolvimento de carreira nos últimos seis meses?

8. Meu gerente comunica metas claras para nossa equipe?

9. Meu gerente tem o conhecimento técnico (por exemplo, codificação, em tecnologia, vendas, em negócios globais, contabilidade, em finanças) necessário para gerenciar de maneira eficaz?

10. Eu recomendaria meu gerente para outros Googlers?

11. Estou satisfeito com o desempenho geral do meu gerente como gerente?

Em seguida, os funcionários do Google são solicitados a concluir duas outras perguntas:

12. O que você recomendaria ao seu gerente continuar fazendo?

13. O que você recomendaria ao seu gerente mudar?

Observe que apenas uma pergunta, nº 9, pede que os funcionários avaliem as habilidades técnicas  (hard skills) do gerente.

Os melhores gerentes são aqueles que ajudam suas equipes a ter sucesso
A avaliação gasta quase nenhum tempo avaliando o conhecimento, a habilidade e a experiência de um gerente. Todas, exceto uma, enfocam as habilidades sociais (soft skills) : comunicação, feedback, coaching, trabalho em equipe, respeito e consideração.

O que você sabe é importante, mas comunicar, delegar, criar um senso de autonomia e propósito ... isso importa muito mais.

É claro que você pode argumentar que possuir excelentes habilidades técnicas é menos importante para os gerentes de equipe do Google; afinal de contas, é mais fácil para o Google recrutar e reter pessoas incrivelmente qualificadas do que para muitas empresas.

Mas esse argumento perde o ponto maior. Embora a maioria dos funcionários precise de algum treinamento no início, a ênfase logo muda do que eles sabem para o uso de seus conhecimentos e habilidades.

Por exemplo, responda à pergunta número 2: "Meu líder de equipe microgerencia?" Quase todas as tarefas têm uma prática recomendada, portanto, a maioria dos líderes implementa e aplica processos e procedimentos. Para os funcionários, no entanto, o engajamento e a satisfação são amplamente baseados na autonomia e independência.

Eu me importo mais quando é "meu". Eu me preocupo mais quando sinto que tenho responsabilidade e autoridade não apenas para fazer o que me dizem, mas para fazer o que é certo.

Bons líderes estabelecem padrões e diretrizes e, em seguida, dão autonomia e independência aos seus funcionários para que trabalhem da melhor maneira possível dentro dessas diretrizes.

Bons líderes possibilitam à seus funcionários transformar "tenho que" em "quero", porque isso transforma um trabalho em algo muito mais significativo: uma expressão externa das habilidades, talentos e experiências únicas de cada pessoa.

Faça isso e você pode construir uma ótima equipe.

TRADUÇÃO DE:

https://www.inc.com/jeff-haden/heres-how-google-knows-in-less-than-5-minutes-if-someone-is-a-great-leader.html

3 comentários:

  1. COM ANDRÉ DORF. Na semana passada, entrevistei Andre Dorf, CEO da Arteris, para o meu novo livro sobre liderança com valores. André encaixa-se perfeitamente na condição do líder número 5 da escala definida por Richard Barrett. É o líder integrador. Dedica boa parte do seu tempo a criar um conjunto de valores e transformá-lo em norte para os comportamentos e tomadas de decisão. Como eu, ele não acredita mais na figura do Super CEO. Lideres precisarão ser mais simples, mais acessíveis e mais sensíveis às demandas da sociedade.

    Ricardo Voltolini
    Consultor Master de Sustentabilidade Empresarial/ Liderança com Valores

    https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6523618945017094144

    ResponderExcluir
  2. transparência = equipe
    "Ideia do dia: a #transparência é um dos principais pilares do trabalho em #equipe atualmente.
    Segundo Thaís Rigolon, gerente de projetos da NEORIS, é dever da liderança manter todos os funcionários munidos de informações verídicas, completas e atualizadas sobre o desenvolvimento do trabalho.
    Se não fizer isso, o risco de o grupo cometer erros se torna maior:

    “O medo de explicitar um problema pode deixar que outras pessoas que poderiam ajudar (…) não consigam agir. Quando todos sabem da situação (…), é muito mais provável que (…) reúnam forças para a resolução (…) dos problemas”

    Qual a sua opinião?
    Participe da conversa nos comentários abaixo."

    Cai participação do Brasil na economia global; preço faz brasileiro trocar ovo por barra de chocolate e outras notícias

    https://www.linkedin.com/pulse/cai-participa%C3%A7%C3%A3o-do-brasil-na-economia-global-pre%C3%A7o-faz-do-linkedin

    ResponderExcluir
  3. Existem dois tipos de liderança. Aquela que é exercida pelo poder e outra que é exercida pela autoridade. Quem tem poder, força os demais a fazerem a sua vontade. Já o líder, que tem autoridade, influencia as pessoas a segui-lo.
    (...)


    Para ser um bom líder, você precisa convencer as pessoas de que elas devem fazer aquilo que você diz. Quando você obriga as pessoas a segui-lo, sem que elas confiem em você, o resultado será desastroso.

    E não é sendo chamado de CEO, Presidente ou Diretor que você conseguirá exercer influência sobre as pessoas. O respeito delas pela sua liderança virá através da sua capacidade de motivar a equipe, sendo transparente, inclusivo, acessível e focado num objetivo comum.

    Os maiores líderes da história não eram detentores do poder. Exerceram sua liderança através da capacidade de influenciar as pessoas: Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela... nenhum deles recebeu qualquer título de poder.

    No mundo dos negócios, os maiores líderes sempre influenciaram as pessoas através das suas crenças. Steve Jobs e a sua busca pela qualidade absoluta, Bill Gates e sua luta pela erradicação da pobreza, Elon Musk e o seu desejo de colonizar Marte...
    (...)

    CEO, Presidente, Diretor... um Líder precisa de cargo?
    https://www.linkedin.com/pulse/ceo-presidente-diretor-um-l%C3%ADder-precisa-de-cargo-junior-borneli

    ResponderExcluir