terça-feira, 15 de novembro de 2011

Occupy Wall St.: Vídeo:O que nós estamos fazendo não É NOVO! Marcha global 17 de Novembro. / El Pais: Esquecemos as lições de Henry Ford? ‎"Como é possível operar o sistema, se não há consumidores?

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Claudio Estevam Próspero 
Data: 15 de novembro de 2011 01:05
Assunto: Occupy Wall St.: Vídeo:O que nós estamos fazendo não É NOVO! Marcha global 17 de Novembro. / El Pais: Esquecemos as lições de Henry Ford? ‎"Como é possível operar o sistema, se não há consumidores?"
Para:



Gil Giardelli via Occupy Wall St.
Video singelo sobre as mudanas globais. O que nos estamos fazendo nao É novo! Marcha global 17 de Novembro.
vimeo.com
Vimeo is a respectful community of creative people who are passionate about sharing the videos they make. Use Vimeo if you want the best tools and highest quality video in the universe.

‎"Como é possível operar o sistema, se não há consumidores?"
A ensaísta Barbara Ehrenreich ataca a armadilha do pensamento positivo
(...)
Ela crê que as soluções para a bagunça não precisam ser muito radicais e que o que os jovens desiludidos exigem é perfeitamente razoável. "Você não pode ter uma economia baseada exclusivamente no jogo, nem é possível manter uma proporção tão alta da população na pobreza. E está afetando profundamente o sistema. Você apenas tem que parar e pensar. Como é que é possível operar o sistema se não há consumidores? Você esqueceu o princípio básico de Henry Ford, que pensava que qualquer um dos seus empregados deveria ser capaz de comprar um de seus carros para que realmente o seu negócio, baseado na produção em massa, pudesse funcionar. "

E como foi possível chegar a este ponto? Não há ninguém pilotando o avião? "Isso é o que estamos descobrindo agora", diz ela, "os grandes caras espertos, os mestres do universo são pessoas em quem você não pode confiar, e foi para eles que demos a nossa confiança e nosso dinheiro. Agora existe este movimento que percebe que esses caras são bandidos e que isso não pode continuar. "

Tradução de:
"¿Cómo es posible que funcione el sistema si no hay consumidores?"
La ensayista Barbara Ehrenreich ataca la trampa del pensamiento positivo
J. M. MARTÍ FONT - Barcelona - 14/11/2011
www.elpais.com
Si tienes cáncer y no te curas es porque no tienes una actitud positiva; si te despiden de tu trabajo y no encuentras otro es por la misma razón; si eres pobre es tu culpa, porque odias la riqueza. Barbara Ehrenreich (Butte, Montana, 1941) es una representante clásica del pensamiento de izquierdas n...

 
 REPORTAGEM
"Como é possível operar o sistema, se não há consumidores?"
A ensaísta Barbara Ehrenreich ataca a armadilha do pensamento positivo
J. M. MARTÍ FONT - Barcelona - 14/11/2011

"Se você tem câncer e não se cura é porque não têm uma atitude positiva. Se você for demitido de seu trabalho e não consigue encontrar outra é pela mesma razão. Se você é pobre a culpa é sua, é porque você odeia os ricos". Barbara Ehrenreich (Butte, Montana, 1941) é uma representante clássica do pensamento de esquerda americano e adora desmontar mitos e superstições como indicado acima. Bióloga de formação, passou a se engajar em análise política e crítica social. Ela é autora de mais de vinte livros e publicou Sorria or Morra - A armadilha do pensamento positivo (Turner).

"É cruel dizer a um doente ou a quem perde o emprego, 'trabalha a sua atitude'"

A escritora acredita que essa filosofia está na raiz da crise econômica

Ele estava em Barcelona e deu uma palestra no Centro de Cultura Contemporânea (CCCB) insistindo que é verdade que o copo está sempre meio cheio, nunca meio vazio. Ehrenreich tinha câncer de mama e a irritava profundamente o ativismo positivo com que foi cercada durante a sua doença, e descobriu que ele era um verdadeiro movimento social, não apenas relacionados ao câncer. Sua teoria é de que não é mais que um ardil para justificar a desigualdade.

"Eu estava muito irritada com esta filosofia, porque, basicamente, significava que eu era responsável pela minha doença. Quando eu comecei a pesquisar sobre o problema dos executivos que perderam seus empregos, eu percebi que era o mesmo que o câncer. Se você tiver sido demitido é porque você não tem um pensamento positivo, dizem a ele. E se você não consegue encontrar trabalho é porque você ainda não viu as coisas positivas dessa oportunidade. E sobre isto criou uma grande indústria que basicamente consiste em dizer que alguém pode conseguir qualquer coisa se apenas muda sua maneira de pensar. É simplesmente cruel dizer a alguém que perdeu o emprego ou que tenha sido diagnosticado com uma doença grave que deve trabalhar sua atitude. "

Em sua opinião, essa filosofia é também a fonte de confusão econômica e financeira que causou a crise que estamos enfrentando. "No início dos anos 1980 houve uma profunda mudança na cultura das grandes empresas dos EUA, que consiste em abandonar a racionalidade de maneira plenamente consciente. 'Nós não queremos pensar muito. Um verdadeiro líder não tem que pensar muito porque é alguém genial que deve seguir sua inspiração', diziam. Tudo que tinha sido feito até agora: analisar os riscos e explorar diferentes opções já não servia. A palavra-chave era o carisma:. as qualidades do líder carismático Sobre este princípio criamos uma cultura empresarial que leva os funcionários a retiros sobre a espiritualidade dos nativos americanos ...".

Para Ehrenreich, os líderes empresariais e financeiros que nos trouxeram a esta situação são pessoas que vivem em outro mundo. "Quando valem centenas de milhões de dólares, não ocupam o mesmo mundo que as pessoas comuns; não voam em vôos comerciais, usa o helicóptero na cidade, se hospedam apenas em hotéis cinco estrelas, você vive em uma bolha na qual tudo que sonham se torna realidade. Se você está em sua casa em Palm Beach e você acha que não tem um bom Borgonha para oferecer aos seus convidados, envia um empregado, em seu avião particular, para a sua casa na Costa Leste para trazer algumas caixas a tempo para o jantar. É mágico. Porque essas pessoas também são mais ricas do que nunca e tem reais poderes mágicos em relação a nós. "

Ela crê que as soluções para a bagunça não precisam ser muito radicais e que o que os jovens desiludidos exigem é perfeitamente razoável. "Você não pode ter uma economia baseada exclusivamente no jogo, nem é possível manter uma proporção tão alta da população na pobreza. E está afetando profundamente o sistema. Você apenas tem que parar e pensar. Como é que é possível operar o sistema se não há consumidores? Você esqueceu o princípio básico de Henry Ford, que pensava que qualquer um dos seus empregados deveria ser capaz de comprar um de seus carros para que realmente o seu negócio, baseado na produção em massa, pudesse funcionar. "

E como foi possível chegar a este ponto? Não há ninguém pilotando o avião? "Isso é o que estamos descobrindo agora", diz ela, "os grandes caras espertos, os mestres do universo, são pessoas em quem você não pode confiar, e foi para eles que demos a nossa confiança e nosso dinheiro. Agora existe este movimento que percebe que esses caras são bandidos e que isso não pode continuar. "


--
 
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://mobilidadeurbana-prosperoclaudio.blogspot.com/  (Blog: Mobilidade Urbana)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário