domingo, 1 de setembro de 2019

FUTUROS: Possibilidades => Qual Construiremos (= Escolheremos)?




TED2012-Peter Diamandis: Abundância é nosso futuro

No palco do TED2012, Peter Diamandis defende o otimismo -- que nós inventemos, inovemos e criemos meios de resolver os desafios que pairam sobre nós. "Não estou dizendo que não temos problemas; certamente os temos. Mas no final, nós acabaremos com eles".

This talk was presented at an official TED conference, and was featured by our editors on the home page.

https://www.ted.com/talks/peter_diamandis_abundance_is_our_future?language=pt-br

Palestrante: Peter Diamandis - Space activist

Peter Diamandis administra a X Prize Foundation, que oferece grandes prêmios em dinheiro aos inventores que podem resolver grandes desafios como vôo espacial, diagnóstico médico móvel de baixo custo e limpeza de derramamento de óleo. Ele é o presidente da Singularity University, que ensina executivos e estudantes de graduação sobre tecnologias em crescimento exponencial. 

Por que você deveria ouvir 

Assista ao debate ao vivo no palco com Paul Gilding que se seguiu ao TEDTalk de 2012 de Peter Diamandis  

Peter Diamandis é o fundador e presidente da X Prize Foundation, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é simplesmente "promover avanços radicais em benefício da humanidade". Ao oferecer um grande prêmio em dinheiro por uma conquista específica, o Prêmio X estimula a competição e a emoção em torno de alguns dos objetivos mais importantes do planeta. Diamandis também é co-fundador e presidente da Singularity University, que administra os programas executivo e de pós-graduação da Exponential Technologies.

O histórico de Diamandis é na exploração espacial - antes do Prêmio X, ele dirigia uma empresa que estudava tecnologias de lançamento de baixo custo e o Zero-G, que oferece ao público a chance de treinar como um astronauta e experimentar a ausência de peso. Mas, embora os primeiros US $ 10 milhões do X Prêmio tenham sido um desafio com tema espacial, o objetivo de Diamandis agora é estender o prêmio para assistência médica, política social, educação e muitos outros campos que poderiam usar uma dose de inovação competitiva.

EVIDÊNCIAS DE ABUNDÂNCIA
(Apesar das micro escolhas erradas que fazemos, a Humanidade Avança)

Quando publiquei Abundance: O futuro é melhor do que você pensa em fevereiro de 2012, incluí cerca de 80 gráficos no final do livro mostrando evidências muito fortes de que o mundo está melhorando.

Nos últimos cinco anos, essa tendência continuou e se acelerou.

Esta página inclui tabelas e gráficos que você pode compartilhar com amigos e familiares para mudar sua mentalidade. Nós realmente estamos vivendo no momento mais emocionante para estarmos vivos.

A propósito, se você tiver mais 'Evidência de Abundância' (Gráficos, Dados, etc.) que encontrou, envie-os por e-mail para data@diamandis.com.

https://www.diamandis.com/data






Como poderia ser Um Dia na Vida de uma Sociedade que evoluiu para além da Economia de Mercado Capitalista (Eficiência de Mercado - Lógica do Dinheiro - Modelo Financista)

http://reflexeseconmicas.blogspot.com/2015/01/como-poderia-ser-um-dia-na-vida-de-uma.html



Teremos a Sabedoria de Ócio Criativo (De Masi = Misto Indivisível de (Diversão +Educação +Trabalho) para Toda a Humanidade? Ou, presos ao "Algoritmo Adão" ("Do suor do rosto o direito de viver"), continuaremos sacrificando boa parte do Potencial Afetivo e Criativo da Humanidade?

http://reflexeseconmicas.blogspot.com/2018/05/teremos-sabedoria-de-ocio-criativo-de.html



Para que trabalhar? Temos que parar com isso. Trabalhar só 2 dias para que todos trabalhem. É suposto evoluirmos. Não trabalharmos! Só trabalho bom para o coração, para a família....



Estamos no limiar de uma Nova Civilização.
Mas só podemos evoluir se aceitamos que alguns dos pressupostos que mais prezamos, terão de ser abandonados.

A tecnologia nunca foi destinada a aumentar a produtividade e o crescimento, para que possamos trabalhar mais tempo em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Isso é "instanidade" [insanidade + instantâneo].

Tecnologia é meio de melhoria de nossas vidas.
Aristóteles, há 2.300 anos, disse exatamente a mesma coisa.

Então, por que isso não aconteceu há 2.300 anos?






Possibilidades econômicas para os nossos netos:
PROGRESSOS E PERSPECTIVAS APÓS 75 ANOS John Stutz
O Problema Econômico (Keynes) está prestes a ser solucionado?
Ver APÊNDICE -ao final desta - com texto completo da conferência de Keynes, em Madri, em Junho de 1930
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/2011/12/possibilidades-economicas-para-os.html





Jeremy Rifkin: Lucros tendendo à ZERO
(...) Primeiro, o título: A sociedade de custo marginal zero. Pode ser grego para não economistas, mas o princípio é muito simples: à medida que penetramos na sociedade do conhecimento e na economia criativa, o eixo de análise econômica se desloca: estamos na economia imaterial, como a chama André Gorz, em que o principal fator de produção, o conhecimento, uma vez produzido, pode ser difundido de forma ilimitada e gratuita por todo o planeta, com custo zero. Se eu passo um bem físico para alguém, deixo de tê-lo, é um “bem rival” como dizem, e a propriedade é essencial. Mas se passo uma ideia a alguém, continuo com ela, é um “bem não-rival”. Ou seja, todo o arcabouço de análise econômica baseada na escassez – alocação racional de recursos escassos é o objeto da economia – se desloca. Em vez de produzir mais para ganhar mais, o capitalismo passa a buscar formas artificiais de gerar escassez para ganhar dinheiro, e a combater os processos descentralizados e colaborativos.

Assim o sistema inverte os valores. Proibir o livre acesso ao livro ou ao filme que poderiam ser acessados online tornou-se fundamental para o sistema, enquanto o consumidor quer ter a facilidade e simplicidade do acesso. Afinal, a economia de bens cuja produção exige o mesmo investimento para cada unidade adicional produzida pode se reger pelas mesmas regras quando a reprodução infinita pode ser feita a custo zero?

Em que consiste a internet das coisas? Como organizar a economia, pergunta Rifkin, “quando os custos marginais de se gerar, armazenar e compartilhar comunicações, energia, e um número crescente de produtos e serviços estão se aproximando de zero? Uma nova matriz de comunicação/energia está emergindo, e com ela uma nova infraestrutura pública “esperta”. A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), permitirá conectar todos e tudo em um novo paradigma econômico que é muito mais complexo do que a Primeira e Segunda Revoluções Industriais, mas cuja arquitetura é distribuída em vez de centralizada. Mais importante ainda, a nova economia irá otimizar o bem-estar geral por meio de redes integradas lateralmente na esfera dos bens comuns colaborativos (Collaborative Commons), em vez de empresas integradas verticalmente no mercado capitalista”. (65)

Coerentemente, Rifkin disponibiliza o livro online. No plano mais amplo, ao difundir melhor compreensão dos mecanismos econômicos está contribuindo para o nível educacional da sociedade, e pontualmente também para o bem-estar de todos. A prosperidade é uma construção social. Estará perdendo dinheiro? Na realidade amplia a sua visibilidade, e ganhará mais com os convites que recebe. No ciclo econômico denso em conhecimento e com forma imaterial, precisamos equilibrar as tarefas remuneradas e as colaborativas, sabendo que à medida em que o conhecimento se torna o fator de produção mais importante do planeta, a dimensão não diretamente remunerada se amplia. São os novos equilíbrios em construção. (...)

https://dowbor.org/2015/03/jeremy-rifkin-the-zero-marginal-cost-society-the-internet-of-things-the-collaborative-commons-and-the-eclipse-of-capitalism-new-york-palgrave-macmillan-2014.html/




[SINAPSES] VIDA = Abundância. Para se criar Mercados é preciso gerar ESCASSEZ ! Quem compraria (horas de trabalho => dinheiro) mangas em uma feira, ao lado de uma praça pública repleta de mangueiras ?

http://reflexeseconmicas.blogspot.com/2011/12/sinapses-vida-abundancia-para-se-criar.html


APÊNDICE:   
(do livro: Desenvolvimento Sem Trabalho - Domenico de Masi)
(Imagens podem ser melhor lidas se salvas e abertas com MS-Paint)


Possibilidades econômicas para os nossos netos - John Maynard Keynes
Conferência, em Madri, em Junho de 1930 !!!











2 comentários:

  1. VER: Capítulo 09-EFICIÊNCIA DE MERCADO VS EFICIÊNCIA TÉCNICA do Livro >> GRATUITO << [Movimento Zeitgeist Definido - Uma Nova Forma de Pensar] disponível aqui:

    https://www.facebook.com/groups/629135447734709/files

    ResponderExcluir
  2. TZM - Uma Nova Forma de Pensar [Grupo, no Facebook, para discutirmos os capítulos do livro]

    Versão, em PDF, da tradução colaborativa do livro “The Zeitgeist Movement Defined: Realizing a new train of thought“, como se encontrava em 17/03/2015. BAIXE AQUI:

    https://www.facebook.com/groups/629135447734709/files

    Obs.: disponibilizo aqui por não estar conseguindo acessar a versão online do site:

    UMA NOVA FORMA DE PENSAR - O MOVIMENTO ZEITGEIST

    ResponderExcluir