quinta-feira, 15 de novembro de 2018

[WEB da Energia]: Armazenamentos, Eólica, Solar, Veículos Autônomos Elétricos, Mobilidade Como Um Serviço (Não Propriedade Individual), etc.


[WEB da Energia]:
Armazenamentos, Eólica, Solar, Veículos Autônomos Elétricos, Mobilidade Como Um Serviço (Não Propriedade Individual), etc.

= Disrupção Limpa em Energia e Transporte (Tony Seba: até 2030)


"O Futuro Está Muito Mais Rápido Do Que Você Pensa"
Peter Diamandis, Co-Founder & Chairman, Singularity University
O co-fundador da SU, Peter Diamandis, nos ajuda a entender o futuro abundante que ele vê, alavancando o raciocínio "tiro à lua" e com prêmios, para resolver alguns dos nossos maiores desafios. 



Ver ainda:


"Não será como anteriormente, quando cocheiros se tornaram motoristas, porque se não houver reciclagem adequada e em tempo hábil, a comparação infelizmente será com os cavalos, estes sim, que saíram totalmente do mercado. #artificialintelligence"
- Cezar Taurion - Head & Partner Digital Transformation at KICK Ventures/Presidente i2a2 (Instituto de Inteligência Artificial Aplicada)

 ________________    
VW: meta de 30% de veículos elétricos até 2030, está se tornando realidade na VW. Baterias para produzir 50 milhões de carros elétricos adquiridas pela Volkswagen   
A Volkswagen está a apostar forte no mercado dos carros elétricos, e a melhor prova disso foi a recente aquisição de baterias suficientes para fabricar 50 milhões de carros elétricos.

________________    
O Salão do Automóvel 2018 está sendo marcado pelo lançamento e confirmação de chegada de diversos carros elétricos, sendo que as estrelas principais foram aquelas que já saíram na frente com preços definidos, pré-venda e até comercialização imediata, 

________________ 
Até 2025, a Volkswagen estará produzindo um milhão de carros elétricos por ano. (...) a partir de 2025, a condução totalmente automatizada irá disparar o próximo avanço revolucionário. (...) 

________________ 
Elon Musk: Em 20 anos Ter Carro=Ter Cavalos Elon Musk: "Em 20 anos, andar de automóvel será tão antiquado como ir ao trabalho à cavalo"  

________________  
Banco Mundial   Where Sun Meets Water ('Quando o Sol Encontra a Água')
"a capacidade de energia solar flutuante está crescendo exponencialmente" - um fato confirmado pelos números; Especificamente, no final de 2014, a capacidade solar global flutuante atingiu apenas 10 megawatts (MW), mas a partir de setembro de 2018, esse número aumentou mais de 100 vezes, para 1,1 GW.  

________________
MRV Engenharia + Renault, Salão do Automóvel de São Paulo: compartilhamento de carro elétrico em seus empreendimentos, o MRV SIM (Sustentabilidade, Inovação e Mobilidade). 

________________ 
Ambev e Volkswagen completam primeira fase de testes de caminhão elétrico em São Paulo
Projeto conjunto das companhias terá 1,6 mil veículos elétricos na frota parceira da cervejaria até 2023
13.11.2018 | BRUNNA CASTRO | BRUNNA CASTRO

(,,,) O nível de consumo de energia obtido nos testes foi de 1 kWh/km. Com um caminhão rodando nessa fase de testes, foram economizados 200 litros de diesel. Além disso, houve uma redução de emissão de 0,7 tonelada de CO² no período.

A primeira etapa de testes foi realizada com a transportadora Fadel – que continuará envolvida nas fases seguintes do projeto pelos próximos 12 meses, segundo o diretor da Ambev. A cervejaria conta hoje com 25 transportadoras que operam dedicadas à empresa. 

"Temos 5 mil caminhões de distribuição urbana operando", afirma Gaia. O cronograma de 1,6 mil caminhões elétricos até 2023 representará, portanto, a renovação da frota desse conjunto de transportadoras. Dessa forma, cerca de 35% da frota que atende a cervejaria será composta por veículos elétricos. (...)


https://epocanegocios.globo.com/amp/Empresa/noticia/2018/11/ambev-e-volkswagen-completam-primeira-fase-de-testes-de-caminhao-eletrico-em-sao-paulo.html

________________ 
"Por que querem impedir o crescimento da energia #solar #fotovoltaica?


A energia solar fotovoltaica começa a incomodar grandes grupos econômicos, tradicionais e conservadores no setor elétrico.

Um forte lobby, encampado por entidades que representam as distribuidoras, tem pressionado autoridades para alterar importantes regulamentações que dinamizaram o mercado. Em especial, a bem-sucedida compensação de créditos de energia elétrica para sistemas de microgeração e minigeração distribuída tem sido alvo de pesadas investidas.

O motivo é financeiro: ao empoderar os consumidores, tornando-os produtores ativos de sua própria energia renovável e mais independentes, a geração distribuída solar fotovoltaica ameaça as receitas e lucros de distribuidoras que não se adaptarem à nova realidade do mercado. 



___________________________  


Cientistas criam combustível térmico #solar que #armazena energia durante 18 anos. A energia solar é um tipo de energia verde que continua a ser muito explorada a nível mundial. Não importa se é renovável ou abundante, mas a verdade é que armazenar a energia solar de forma eficiente a longo prazo, ainda é bastante dispendioso.

Talvez seja um grande impeditivo para a sua adoção em larga escala, mas um grupo de cientistas suecos acredita ter descoberto uma solução que permite armazenar a energia solar em estado líquido durante 18 anos.
___________________________  
O Sol fornece anualmente, para a atmosfera terrestre, 1,5 x 1.018 kWh de energia . Trata-se de um valor considerável, correspondendo a 10,000 vezes o consumo mundial de energia neste período.

Este fato vem indicar que, além de ser responsável pela manutenção da vida na Terra, a radiação #solar constitui-se numa inesgotável fonte energética, havendo um enorme potencial de utilização por meio de sistemas de captação e conversão em outra forma de energia (térmica, elétrica, etc.).  

___________________________
*ePOWER, seja bem-vinda*!!! Pensar “fora da caixa” é o nosso DNA, por isso nasce essa nova empresa para esse novo setor elétrico que tem se modernizado a cada dia. Se queremos ser grandes precisamos nos juntar aos maiores, por isso a união a Capitale Energia!! Projeto Brasil 25-25, vamos em frente!! #epower #pactoenergia #projetobrasil2525 #renovandoaenergiadofuturo #capitaleenergia
Rodrigo Ferreira F. Pedroso  
CEO na Pacto Energia S.A

[Trechos da imagem:] ", a nova empresa vai buscar interessados em contratos de fornecimento de energia.
Ao encontrar clientes, ela construirá as usinas já com a garantia de que terão a sua produção vendida"

"Energia solar tem menores exigências de licenciamento, o que permite uma certa agilidade na construção."
"Os empreendedores dão como certo que haverá uma *expansão do mercado livre*, com a possibilidade de que mais consumidores poderão escolher de quem comprar energia nos próximos anos"


_____________________________
*Eólica* = *Itaipu* =  *24 milhões casas*....

Capacidade instalada de energia eólica encosta na de Itaipu
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o montante gerado pelas eólicas já é equivalente ao consumo médio de cerca de 24 milhões de residências por mês

_____________________________
*Parques eólicos e solares podem levar chuva e vegetação ao Saara*, diz estudo [*Podem contribuir para Fim da Indústria da Seca, no Nordeste*?]


_____________________________  
Holandeses desenvolvem central eólica offshore com drones ... objetivo de diminuir o custo de construção de parques eólicos em cerca de 40% até 2020


O vento é um recurso abundante na Holanda e o país está repleto de hélices para produzir energia eólica, sendo conhecido pelos moinhos de vento. O governo holandês está a esforçar-se em obter energia verde e também propôs diminuir a utilização de gás nas cozinhas até 2050. 

___________________________
*O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco (MDB-RJ), afirmou que o modelo calcado nas usinas hidrelétricas está encerrado no país*.  

_A retomada da construção de hidrelétricas, inclusive na região da Amazônia_, é uma das _principais pautas da equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro_ (PSL), _para o setor elétrico_.

“A fonte hídrica não dá mais a segurança que deu no passado, que justificou todos os investimentos vultosos. Ela é tão dependente da natureza como outras fontes, que o setor hídrico acha que são fontes menores, porque dependem da natureza. Eles não se olham no espelho e veem que eles também já dependem da natureza”, afirmou o ministro. (...)

“Se o Brasil não tivesse tido a maior crise econômica de sua história, teríamos tido um apagão”, afirmou o ministro.  (...)



=============== 
DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes. 

==>>> Infográficos e Legenda, Português, do vídeo

#CleanDisruption, #Energia, #SebaTony, #TransporteComoServiço, #WEB_Energetica
===============   

_____________________________
#*DELOITTE Reimaginando sua Organização para um Futuro Digital* - _Tudo mudará em 15 anos_ - *Você e sua Organização Estarão Prontos*?

_____________________________
*Yellow* = [*Provedor de Serviço de Transporte*]. Pode ser um dos Componentes (+Serviços Públicos (Onibus, Metro, etc.) + Taxis + UBER + ...) de #MobilidadeComoUmServiço (#MaaS)   [1]

_____________________________
*Mobilidade como serviço*
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) descreve uma mudança de propriedade pessoal de meios de transporte para soluções de mobilidade  que são consumidos como um serviço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário